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09/01/2023 às 14h33min - Atualizada em 11/01/2023 às 00h00min

WhatsApp impulsiona as vendas de Natal com mais de 9 milhões de mensagens

Entre os dias 18 e 24 de dezembro, as trocas de mensagens pelo canal cresceram 286% em relação ao mesmo período de 2021

SALA DA NOTÍCIA Evelyn Spada
Divulgação


As trocas de mensagens online ajudaram a impulsionar as compras de última hora na semana do Natal em todo o Brasil. É isso que mostra o levantamento realizado pela Octadesk, plataforma de atendimento conversacional. Entre os dias 18 e 24 de dezembro, foram realizados mais de 9 milhões de atendimentos via WhatsApp, sendo que em 2021, o número foi de cerca de 2,5 milhões, registrando um aumento de 286%. 

Se antes, acreditava-se que algum produto não teria uma boa performance no online por conta de limitações, o relatório E-commerce Trends 2023 mostra que o e-commerce evoluiu a ponto de minimizar os principais atritos. Com ajuda de tecnologia de Realidade Virtual e Realidade Aumentada ou até mesmo com a logística reversa, os produtos que apresentam melhor performance de vendas no ambiente virtual foram roupas (60%), eletrônicos (49%), calçados (47%), eletrodomésticos (42%) e artigos de beleza (41%).

Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, ressalta que este movimento de clientes digitais faz parte do novo perfil de consumidor brasileiro que utiliza as mídias sociais e as plataformas de mensagens, mostrando preferência pelo comércio conversacional. “Este hábito permite uma interatividade personalizada durante toda a jornada de compra, do começo ao fim. Por isso, vemos cada vez mais usuários ativos e empresas engajadas para manter sua presença digital e aproveitar o poder da tecnologia de conversação para atender o cliente da forma que ele decidir ser atendido”, destaca.

Pós-festas
O WhatsApp também se destaca no quesito comodidade, já que pode ser um excelente aliado para facilitar a vida na hora da troca dos presentes. Prova disso é que a semana do dia 26 também apresentou um aumento de 37% na comunicação pelo aplicativo, quando comparado à semana do Natal. O especialista afirma que, se antigamente, os clientes retornavam às lojas para trocar os presentes recebidos na data, hoje a preferência está em realizar a prática na palma da mão. “Com auxílio da tecnologia, como chatbots, por exemplo, o cliente consegue fazer um auto atendimento e concluir o processo de devolução automático sem acionar o atendimento humano. Assim, a experiência de troca fica mais ágil e a equipe de vendas se mantém à disposição para atrair novos clientes e alavancar as vendas”, finaliza.

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