O ano de 2023 promete ser de muito sucesso para diversas startups ao redor do mundo, no entanto não se engane pensando que para prosperar você não precisará fazer planos, tampouco ter uma boa organização empresarial.
Embaixador do DevOps Institute no Brasil, Hudson Coutinho explica como o método desenvolvido pela empresa na qual ele representa pode auxiliar quem deseja incorporar uma cultura organizacional para prosperar em 2023.
“Não existe uma receita de bolo pronta, o que funciona para o 'João', muitas vezes não vai funcionar para o 'António', ideal é procurar uma consultoria especializada para fazer um assesment na sua empresa e poder mapear os gargalos e possíveis melhorias”, explica.
Há sete anos no mercado e com diversos cases de sucesso, Hugo Coutinho dá detalhes sobre a cultura organizacional e alerta que não é necessário começar do zero, e sim entender os processos já existentes dentro da sua própria startup.
“O sucesso depende primeiramente de mapear e entender os processos já existentes, filtrar os gargalos, preparar as pessoas, a talvez, mas somente talvez implementar novas tecnologias ou ferramentas”. Hugo também aponta quais os principais erros de quem quer prosperar, no entanto acaba não apostando nos caminhos certos.
“Um dos principais erros é focar apenas na parte técnica, devops e uma área satélite, vale lembrar que o sucesso depende de boa relação interpessoal, e conhecimento em diversas verticais de tecnologias”, conclui.