A Simpress, especialista em outsourcing de equipamentos e soluções de TI, compensou suas emissões de gases de efeito estufa, junto a empresa Sustainable Carbon, especialista e líder na América Latina no desenvolvimento de projetos de reduções de emissões e de soluções ligadas ao gerenciamento de Gases de Efeito Estufa, por meio do Projeto Guaraí, Santa Itabira e Santa Isabel – localizado no município de Itaboraí, certificado pelo Verified Carbon Standard.
O projeto
Considerando os efeitos negativos do BPF (óleo pesado), em 2006, as fábricas cerâmicas decidiram substituí-lo por biomassa renovável - fonte limpa de energia, reduzindo as emissões de gases causadores de efeito estufa e gerando créditos de carbono que promovem o desenvolvimento e contribuem com os objetivos sustentáveis. Além disso, geram inclusão social, pois o projeto seleciona mulheres para trabalhar no processo produtivo como estratégia de responsabilidade social corporativa, uma vez que o setor de construção é majoritariamente masculino.
Ao longo de 10 anos o projeto contribuiu com a redução de 297.692 TCO 2E, e o estimado é que para os próximos anos chegue em 350.000 TCO 2E. Esses números significativos vão de encontro com a missão da Simpress para compensação e manutenção como empresa carbono neutro. Onde apresenta compromisso e estratégias já definidas para contribuir com o atingimento da agenda 2030.
“A Simpress entende que contribuir com projetos socioambientais, que tem como objetivo a redução de emissões de gases de efeito estufa - com as certificações necessárias para acompanhamento - é muito relevante e importante para demonstrar nosso posicionamento com relação ao tema ESG”, segundo Vittorio Danesi, CEO da Simpress.