MENU

24/01/2023 às 15h04min - Atualizada em 26/01/2023 às 00h00min

Netflix é campeã em downloads e satisfação entre os apps de streaming no Brasil

Segundo análise da RankMyApp, a plataforma mantém uma média de 1,1 milhão de downloads por mês

SALA DA NOTÍCIA Lícia Maria Assunção Martins


São Paulo, janeiro de 2023 – A RankMyApp - referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia mobile – acaba de divulgar o ranking dos apps de streaming mais baixados pelos brasileiros em 2022. O estudo considera os dados da Google Play, entre janeiro e outubro, e aponta que a Netflix é a plataforma preferida no país.

A Netflix obteve uma média de 1,1 milhão de downloads por mês, representando 59% do total. Na sequência, aparecem Amazon Prime Video (18%), Disney+ (13%), HBO Max (8%) e Paramount+ (2%). Com o resultado, a Netflix lidera o mercado nacional de streaming com quase 60% de fatia de mercado das instalações da Google Play, superando os outros quatro principais rivais juntos.

“Os números comprovam a liderança isolada da Netflix, mas também chama atenção a disputa acirrada entre Amazon Prime Video e Disney+, embora o Prime Video tenha estado à frente a maior parte do tempo”, explica Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da RankMyApp. “Uma das explicações para isso é a data de lançamento das plataformas no Brasil, com a Netflix surgindo em setembro de 2011 e a mais próxima, que é a Amazon Prime Video, apenas cinco anos depois, em dezembro de 2016”, acrescenta.

Buscas por região
Segundo o estudo da RankMyApp, é possível mapear o interesse dos usuários por região e estado no país, em valores vão de 0 a 100 - onde 100 é o período ou o local com maior volume de pesquisa, e 0 o menor.

A Netflix foi mais procurada no Centro-Oeste, em especial no estado de Goiás, e menos procurada no Nordeste, com o Piauí apresentando menor resultado (84). O Prime Vídeo teve maior presença no Sul e Sudeste, com o Paraná em evidência, mas teve pior desempenho no Norte, e o Pará na última posição (60). O Disney+ apareceu em mais buscas no Sudeste (destaque para o Rio de Janeiro) e em partes do Sul e do Nordeste, mas com o Piauí em último lugar (53).

O Paramount+ se saiu melhor no Sudeste (destaque para São Paulo) e em parte do Nordeste, porém não teve muita procura no Norte, tendo o estado do Acre o pior índice (44). Em relação ao streaming HBO Max, a maior presença está em partes das regiões Sudeste (São Paulo) e Nordeste (Ceará), com menor presença no Espírito Santo (62).
Análise de sentimentação entre os aplicativos

Observando os dados compilados pela RankMyApp em relação à sentimentação, a Netflix, além de receber mais reviews de usuários que também consomem outros aplicativos de streaming, ainda detém uma menor taxa de reviews negativos em relação aos positivos: 70,7%.

Em seguida aparecem Amazon Prime Video (74,3), Disney+ (78,1) e Paramount+ (103,1). Nesse critério, a HBO Max apresentou o pior resultado, com 159,6%.

Em relação a gênero, os usuários homens interagem muito mais através de comentários nos apps analisados, sendo responsáveis por mais que o dobro de reviews na comparação com as mulheres.

Radar de satisfação
O mapeamento mostra também que, considerando a média total, os usuários da Netflix estão mais satisfeitos. A plataforma de streaming registrou média de 2,79 e lidera em todas as subcategorias: Cobrança, Atendimento ao Cliente, Funcionalidades, Login, Performance e Serviços.

Na sequência aparecem: Amazon Prime Video (2,41), Paramount+ (2,13), Disney+ (2,10) e HBO Max (1,98).

Interações e categorias
A RankMyApp analisou ainda a relação com outros apps que usuários de streaming utilizam, com foco no mercado publicitário e possíveis ações. Instagram, WhatsApp, Mercado Livre, Shopee, YouTube, TikTok, Facebook e Subway Surfers constam na lista dos aplicativos que esses consumidores mais interagem.

Acesse o estudo da RankMyApp: https://pages.rankmyapp.com/material-apps-de-streaming

Sobre a RankMyApp
A RankMyApp é referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia para aplicativos mobile, ajudando a gerar resultados em mais de 600 clientes em 17 países, como Itaú, Didi, Magazine Luiza e Vivo. As soluções de Mobile Intelligence e Mídia de Performance oferecem uma visão 360º, além de expertise técnica para estabelecer as melhores estratégias para cada aplicativo. Sempre com orientação a dados e foco na geração de resultados, de acordo com as necessidades e indicadores de cada cliente.
 
Mais informações em www.rankmyapp.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp