São Paulo, 27 de janeiro de 2023 - Segundo o estudo IDC FutureScape: Latin America Predictions 2023, do International Data Corporation (IDC), gastos com TI na América Latina deverão superar o crescimento do PIB em 2023 e, até 2026, a soberania dos dados levará CIOs da região a mudarem equipes, processos operacionais e o orçamento em mais de 30% dos ativos de dados e TI. “Certamente a Inteligência Artificial (IA), ligada a outras tecnologias como a automação de processos repetitivos, será uma das locomotivas desse alto investimento local”, diz Edgar Garcia, VP da UiPath para a América Latina, cuja opinião baseia-se tanto na experiência da UiPath, líder global em automação de processos via o Robotic Process Automation (RPA), quanto em outros estudos globais que vão na mesma linha das projeções do IDC Latin America. Pesquisa da consultoria Gartner, por exemplo, mostra que 70% das organizações terão arquiteturas de IA operacionalizadas até 2025. E a Forrester prevê algo similar: que uma em cada cinco organizações dobrará os investimentos na tecnologia, globalmente.
Para a UiPath, são muitos os fatores que impulsionarão, em 2023, os investimentos e planos corporativos envolvendo a inteligência artificial. Os aplicativos de negócios estão migrando para a nuvem, permitindo que as empresas acessem facilmente dados necessários; modelos de aprendizado de máquina já prontos estão sendo aproveitados por meio de plataformas de código baixo, ou sem código nenhum; e também há avanços em tecnologias complementares à IA que prometem benefícios diversos. “Neste sentido, podemos mencionar o 5G, que vem revolucionando o setor de telecomunicações; a internet das coisas, que tem mudado a indústria; as experiências em ominichannel, que impulsionam o varejo e o e-commerce, entre outros recursos”, diz Garcia.
Segundo ele, na hora de investir em IA, o importante é que as lideranças entendam que a tecnologia não é algo mágico que pode ser utilizado da mesma maneira em toda e qualquer circunstância. “É verdade que as organizações precisam entender os principais recursos funcionais subjacentes que a IA pode ajudar a impulsionar, mas é verdade também que temos visto cenários comuns a diferentes tipos de negócios para os quais investimentos em aplicativos de IA têm sido frequentemente aportados e de forma bastante bem-sucedida. Vale a pena considerá-los num plano diretor”, opina o executivo.
Abaixo, a UiPath lista cinco deles:
Interpretação do documento
Como o nome sugere, neste cenário, a IA auxilia as organizações na classificação e extração de informações de documentos não estruturados. Com a evolução da maturidade dos modelos aprendizado de máquina, as empresas podem obter precisões e níveis de confiança significativos enquanto extraem dados menos organizados.
IA Visão Computacional
A visão computacional permite a interpretação de elementos na tela com reconhecimento humano. Isso permite que empresas criem automação baseada em visão que pode ser executada na maioria dos ambientes de interface de desktop virtual (VDI), independentemente da estrutura ou sistema operacional. “Existem plataformas que permitem que os robôs reconheçam e interajam com campos e componentes na tela de forma precisa e segura”, diz Garcia.
Processamento de linguagem natural (PNL)
O recurso de processamento de linguagem natural ajuda na detecção de linguagem, extração de dados não estruturados e na análise de sentimentos. A mineração das comunicações é a aplicação deste recurso ao fluxo de informações da empresa. Ela extrai dados de intenção (como problemas do cliente e motivos de contato), tom e sentimento para impulsionar a automação e a compreensão dos processos do negócio. “Um dos principais usos da mineração de comunicações é a automação de e-mails”, exemplifica Garcia. “Extraindo e-mails de sistemas subjacentes, classificando-os com base nos cenários de destino, separando informações dos respectivos e-mails não estruturados, e processando informações de acordo com o requisito apontado”.
Descoberta científica: mineração de processos e mineração de tarefas
A mineração de processos e tarefas permite que as organizações descubram gargalos em processos de negócios por meio de “pegadas” digitais, como logs transacionais de vários aplicativos ou sistemas. A mineração de tarefas, por sua vez, permite que as organizações identifiquem diferentes caminhos que os colaboradores seguem para executar a mesma atividade, interpretando dados coletados por vários agentes durante um período de tempo definido.
Análise preditiva
Com acesso a dados históricos, os modelos de aprendizagem de máquina capacitam as empresas a tomar decisões mais fundamentadas. “As empresas estão usando esse recurso para prever melhor a demanda, propor ofertas personalizadas, prever interrupções de rede, evitar transações fraudulentas e muito mais”, completa Garcia.
Sobre a UiPath
A UiPath tem como visão entregar uma empresa totalmente automatizada (The Fully Automated Enterprise™), ou seja, viabilizar que a automação desbloqueie todo o potencial do negócio. A UiPath oferece uma plataforma de ponta a ponta para automação, combinando sua solução líder em Automação Robótica de Processos (RPA) com um conjunto completo de recursos, permitindo que cada organização escale com rapidez suas operações empresariais digitais.
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