MENU

27/01/2023 às 09h01min - Atualizada em 31/01/2023 às 00h00min

Contato Seguro apresenta nova e poderosa ferramenta tecnológica de Investigação Corporativa

Inédita no mercado, essa solução econômica e 100% digital dispensa a contratação de especialistas externos para conduzir a ampla maioria das investigações de denúncias recebidas por meio do Canal de Denúncias.

SALA DA NOTÍCIA Raissa Pestana Vaz


Com lançamento oficial marcado para o dia 25/01, a inovadora “Ferramenta de Investigação Corporativa”, desenvolvida pela Contato Seguro, uma das maiores organizações globais no mercado de Canais de Denúncias, é uma plataforma on-line de investigação interna, disponível para contratação como um apoio ao Canal, que surge como uma alternativa fácil, eficaz e segura para facilitar a condução das apurações necessárias após o recebimento de uma denúncia. 

 

Segundo o relatório “Occupational Fraud 2022: A Report to the Nations”, realizado pela ACFE:

 

  • 42% dos casos de fraudes, em mais de 130 países, foram descobertos por meio de relatos feitos através de Canais de Denúncias.

 

Esse dado situa o Canal de Denúncias como um ativo fundamental à proteção dos resultados das organizações contra as fraudes e outros tipos de irregularidades prejudiciais (como assédio, bullying, discriminação, etc.).

 

Entretanto, para assegurar o cumprimento desse papel pelo Canal, é necessário que as denúncias recebidas sejam devidamente investigadas e as medidas de correção sejam aplicadas, após a conclusão do processo. 

 

Foi pensando em facilitar e trazer mais assertividade para as organizações nesse processo investigativo, que a nova plataforma digital de Investigação Corporativa foi criada. 

 

Conforme explica o Sócio-diretor da Contato Seguro, Diego Galvão, a realização de uma investigação, com o rigor necessário para assegurar sua validade e efetividade, demanda tempo, investimentos (muitas vezes altos) e, até mesmo, a necessidade de contratação de experts. 

 

Por conta disso, as investigações corporativas internas (nome dado ao conjunto de ações que envolvem a apuração das denúncias) ainda representam um grande e complexo desafio para as empresas

 

“Realizar os processos de investigação de forma interna, independente, econômica e segura é uma ‘dor’ de muitos clientes do Canal de Denúncias. É justamente nessa ‘dor’ que a ferramenta de investigação corporativa vai agir, oferecendo um sistema completo, 100% on-line e digital, capaz de orientar e guiar o usuário em todas as etapas ordenadas de uma investigação plena”, pontua Galvão.

 

Com a ferramenta, ao receber uma denúncia, a empresa poderá dar início ao processo de apuração do relato, via plataforma, de modo totalmente digital e interligado ao próprio Canal, otimizando e assegurando mais agilidade na realização de tarefas que, anteriormente, dependeriam do trabalho de consultores externos.

 

Ao mesmo tempo, em que entrega um sistema capaz de instruir e auxiliar durante a investigação, a plataforma também capacita o usuário, através da disponibilização de treinamentos e conteúdos orientativos sobre o tema, facilitando toda a jornada do profissional que ainda não domina o processo.

 

Com uma experiência de navegação altamente intuitiva, o novo recurso da Contato Seguro também tem o objetivo de gerar economia para o contratante.

 

"A ferramenta pode ajudar a diminuir o gasto com a contratação de um especialista externo. À medida que o usuário avança pela plataforma, ele poderá se qualificar e se autocapacitar sobre a ordem correta de ações que envolvem o processo de investigação”, argumenta o Sócio-diretor. 

 

Diego também reforça a segurança da metodologia de investigação incorporada à ferramenta: 

 

“A ferramenta reproduz, no meio digital, uma metodologia completa de investigação, ‘desenhada’ por dois experts e referências globais no mercado de Compliance: Wagner Giovanini e Marcelo Borowski Gomes. Ao realizar as tarefas indicadas em cada passo, o usuário terá a orientação que precisa para seguir um processo investigativo completamente válido”, conclui. 

 

Confira a seguir os benefícios proporcionados pela plataforma e saiba como cada etapa funciona.

 

Quais são os benefícios?

 

  • Ganho de tempo: a ferramenta orienta o usuário durante toda a investigação, indicando cada passo necessário de forma fácil, objetiva e altamente intuitiva.

 

  • Economia de recursos: enquanto o usuário navega pela plataforma, ele poderá se qualificar e executar as tarefas da investigação interna com mais facilidade, diminuindo a necessidade da contratação de um consultor externo e, consequentemente, reduzindo custos. 

 

  • Garantia de um processo 100% seguro: toda metodologia foi criada e validada por experts no mercado de investigação corporativa. 

 

  • Rapidez e facilidade em todas as etapas: é possível anexar evidências, inserir entrevistas, pontuar atualizações e fazer todos os registros de forma rápida, on-line e interligada à denúncia, tudo em um só lugar. 

 

  • Automação dos processos: a ferramenta gera, automaticamente, um relatório completo da investigação, com todos os dados sobre a conclusão do caso e permite a criação de fluxos de aprovação para o Comitê.

 

Como funciona?

 

Dividida em 7 passos simples, a ferramenta de Investigação Corporativa funciona de forma interligada ao relato, ou seja, ela possibilita a criação de inúmeros processos isolados e com prazos diferentes determinados, vinculados a cada denúncia específica, permitindo a documentação e organização de tudo, em um só lugar.

 

Ao passo em que avança pelos passos, além de poder contar com suporte completo, o usuário também terá acesso a conteúdos de orientação e capacitação.

 

Entenda melhor o que pode ser feito em cada um dos passos da ferramenta: 

 

Passo 1 - “Entendimento do Caso”

 

É o momento de inserir as informações gerais do relato, como a data de recebimento, a listagem e classificação dos envolvidos no caso (testemunhas, vítimas, denunciados, etc.).

 

Passo 2 - “Preparação”

 

Nesta fase serão inseridas as alegações sobre o relato, assim como informações complementares e outros detalhes relevantes.

 

Passo 3 - “Início da Investigação”

 

Aqui é quando o processo propriamente dito começa: você poderá baixar modelos prontos de documentos importantes para investigação, além de planejar cada tarefa a ser executada (como a necessidade de realização de entrevistas, por exemplo). 

 

Passo 4 - “Execução”

 

Neste segmento você poderá anexar as entrevistas, vinculando cada uma às pessoas mencionadas no relato, além de anexar materiais que servirão de fontes para o resultado final (evidências em vídeo, prints de telas, entre outros).

 

Passo 5 - “Análise Final do Resultado”

 

A partir do exame das entrevistas e das evidências, será feito o registro do “resultado da investigação” e, na sequência, um levantamento das ações e providências necessárias para a resolução do caso. 

 

Passo 6 - “Aprovação do Processo”

 

É a confecção automática do relatório final, pronto para ser encaminhado, via plataforma, para todos os membros do seu Comitê de Ética aprovarem.

 

Passo 7 - “Conclusão”

 

Geração do documento completo de comprovação da investigação, registrado com marca d’água oficial e contendo todas as evidências de aprovação do Comitê.

 

Sobre a Contato Seguro

 

Criada em 2008 e sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Contato Seguro é uma empresa pioneira no oferecimento de uma solução terceirizada de Canal de Denúncias, que une tecnologia de ponta, gestão otimizada e suporte completo em todo processo de implementação e comunicação sobre a plataforma.

 

O Canal está presente, hoje, em mais de 1.500 empresas de 37 países diferentes e atende em 12 idiomas.

 

Sobre o Sócio-diretor da Contato Seguro, Diego Galvão

 

É advogado, formado pela PUC-RS, pós-graduado em Direito Processual Civil e sócio-diretor da Contato Seguro.

 

É também sócio do escritório Galvão & Petter Advogados, da consultoria Compliance Total e da plataforma digital Compliance Station, voltada à implementação e gestão de sistemas de Compliance.

 

Diego atua há mais de 18 anos na área de consultoria empresarial.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp