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01/02/2023 às 16h57min - Atualizada em 02/02/2023 às 00h01min

Produtos eletrônicos: crescente da tecnologia depende de uma boa gestão de estoque

Alexandre Della Volpe Elias, CMO da Rcell, orienta como fazer o controle e preparar um estoque de sucesso, além de destacar os maiores erros

SALA DA NOTÍCIA Bianca Lodi
freepik


Não é novidade que a tecnologia está em constante crescimento no Brasil e no mundo. Segundo Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), só em 2021 o Brasil recebeu US$ 45,7 bilhões de investimento em tecnologia, e a perspectiva é de um mercado tecnológico ainda mais promissor no país.

Com a expansão da tecnologia, é possível observar o aumento proporcional do número de produtos eletrônicos e consumidores. Visando essa crescente, as lojas, e-commerce e indústrias devem ter um controle de estoque e sistema de entrega eficientes, prezando pela boa qualidade do serviço oferecido ao consumidor. 

Alexandre Elias, CMO do Grupo Rcell, destaca que para um negócio gerar frutos, é necessário um bom planejamento e gestão, principalmente do estoque. “Parte do início de um empreendimento é se preocupar com o que vai vender, como irá investir nesse produto, de qual forma pretende vendê-lo e onde irá armazená-lo”, afirma.

Ao contrário do que muitos pensam, o estoque é um fator determinante para o sucesso das vendas, e realizar a gestão desses produtos nem sempre é tarefa simples. Visando auxiliar os lojistas e comerciantes para um bom planejamento de armazenamento, a Rcell elencou dicas importantes. Confira:
  1. Clima ideal. A umidade e a variação de temperatura podem gerar oxidação. Armazene os produtos eletrônicos em ambientes secos e frescos. Trata-se de uma ação necessária pois os equipamentos possuem vida útil, diretamente influenciada pelo clima do ambiente. Cômodos como porão ou sótão apresentam mais chances de aquosidade.
  2. Atenção à luz solar. A luz do sol não combina com um estoque de equipamentos eletrônicos. Isso porque a radiação solar é prejudicial à parte externa dos aparelhos. Em outras palavras, o visual do produto fica comprometido e, consequentemente, impacta nas suas vendas.
  3. Limpeza. Um produto de qualidade deve ser bem tratado, ou seja, é necessário manter a higiene do seu estoque de produtos eletrônicos. Evite o acúmulo de poeira e consumo de alimentos no local.
  4. Embalagem. Mantenha os produtos embalados, principalmente se o seu estoque de produtos eletrônicos tiver algum tipo de mobilidade. Você pode usar a caixa master ou na falta de uma, vale investir em embalagens para sua loja – fica a seu critério. As embalagens garantem a preservação daquele aparelho quando há necessidade de transporte, movimento ou até acidentes cotidianos. Em geral, os lojistas recebem seus equipamentos já embalados de forma segura e confiável, ainda mais quando eles vêm de uma distribuidora de confiança. Contudo, você pode investir em um reforço adicional usando plástico bolha ou isopor. Lembre-se que os espaços vazios dentro das caixas devem ter preenchidos, para que o produto não se mova.
  5. Acessórios. A maioria dos equipamentos eletrônicos carregam acessórios em conjunto, como cabos de conexão ou carregadores. Quando esses itens são danificados, podem apresentar mau funcionamento. Portanto, eles precisam ser preservados tanto quanto o restante do produto, evitando dobrar e danificar os acessórios.
  6. Segurança. É um clichê, mas segurança precisa vir em primeiro lugar. Na hora de escolher onde manter o seu estoque de produtos eletrônicos, pense sobre proteção. Até porque todos esses equipamentos são um investimento e com certeza você está esperando por um retorno. Permita somente entrada de pessoas autorizadas e mantenha este aviso em local visível. Então, atenção e cautela nunca são demais.

Principais erros do controle de estoque

Alexandre aponta que os maiores erros cometidos relacionados ao estoque de eletrônicos são de logística e controle. “Todo lojista precisa de um sistema e ferramenta para gerenciar a saída e entrada de produtos. Existem ferramentas gratuitas e pagas, das mais acessíveis até as mais caras, vale o comerciante avaliar a melhor opção para cada momento.”

Antes de pensar em valores, é importante também que os lojistas entendam sobre os modelos de sistemas e ferramentas para escolher qual caminho agrega mais ao seu negócio. Através de pesquisas no ambiente online existem opções que atendem desde o pequeno ao grande varejista
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