A NEC, integradora de sistemas e fornecedora mundial de soluções avançadas de biometria digital, completa atualmente uma década de parceria com o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP/RS). Durante esse período, a multinacional japonesa tem sido responsável pelo trabalho de convergência dos dados dos cidadãos gaúchos na plataforma digital do órgão e por prover a solução de identificação automática de digitais AFIS (Automated Fingerprint Identification System).
Desde então, a expertise da multinacional japonesa em integração permitiu que o órgão mantivesse os dados dos cidadãos armazenados de forma digital e organizada, em uma plataforma única. Recentemente, o IGP/RS, que já contava com um sistema maduro, destacou-se por ter sido pioneiro na emissão da nova carteira de identidade nacional, documento que substitui o modelo de RG anterior e estabelece o número de CPF como o registro válido para os cidadãos de todo País.
Além disso, a solução de identificação de impressão digital da NEC utilizada ao longo desses dez anos tem sido determinante no combate ao estelionato no estado. Para se ter ideia, a tecnologia contribuiu para uma redução de cerca de 12% no índice de fraudes, número divulgado pela polícia civil gaúcha em agosto deste ano. O sistema conta com um servidor, terminais de computadores e um software dedicado à identificação das impressões digitais.
Segundo André Assis, CIO e chefe da Divisão de Tecnologia de Informação do IGP/RS, o combate às fraudes, com a ajuda da tecnologia, teve um impacto positivo para a população. “A diminuição no número de delitos desse tipo após a aplicação da plataforma AFIS representa também a redução de custos para o poder público. O compartilhamento dos dados civis e penais nos permite chegar a resultados precisos, ajudando trabalhos de perícia e coibindo a falsidade ideológica e todos os problemas dela decorrentes, tanto do ponto de vista da segurança da população como da prevenção a fraudes. Por exemplo, para se obter os documentos digitais oferecidos pelo estado é necessário passar por várias etapas de certificação digital, o que dificulta o vazamento das informações e impede casos de estelionato”.
Outro ponto destacado por Assis foi o fato de contar com uma plataforma ágil e 100% digital, o que permite também oferecer serviços importantes aos cidadãos. “O estado consegue, por exemplo, mapear e saber quem possui CNH próxima do vencimento e, desta maneira, emitir um alerta ao motorista, a fim de que ele possa se organizar e fazer sua renovação de maneira mais rápida”.
Segundo Milton de Ronchi Rodrigues Júnior, diretor de negócios da NEC no Brasil, o princípio do funcionamento da tecnologia AFIS fornecida pela companhia, que é premiada mundialmente por sua eficácia e precisão, parte do processamento dos pontos característicos das impressões digitais. “As imagens obtidas são analisadas pelo sistema, que extrai automaticamente as minúcias. Em seguida, ele classifica os tipos de padrões, realiza a busca na base de dados e reporta o resultado, otimizando a intervenção humana nos processos referentes à identificação. Esse procedimento ajuda de forma efetiva o combate contra estelionatários”.
Sobre a NEC no Brasil
Com uma trajetória de 53 anos no mercado brasileiro, a NEC é um dos fornecedores mais importantes do país em tecnologias voltadas às redes de comunicação e à segurança pública e cibernética, atendendo operadoras de telecomunicações, empresas e governos. A empresa detém expertise de décadas na implementação e na integração de projetos e soluções fim a fim, de grande complexidade. A empresa é subsidiária da NEC Corporation, grupo que tem mais de 120 anos de atuação e fornece globalmente "Soluções para a Sociedade", que promovem a segurança, a proteção, a eficiência e a equidade da sociedade. Sob a mensagem corporativa da empresa, "Orquestrando um mundo mais brilhante", a NEC visa ajudar a resolver uma ampla gama de questões desafiadoras e criar novo valor social para o mundo em transformação do amanhã. Para mais informações, visite a NEC em https://br.nec.com.
Assessoria de imprensa da NEC:
A4&Holofote Comunicação
Tel: +55 11 3897 4122
Marília Pontes – mariliapontes@a4eholofote.com.com.br
Tel: +55-11-3897-4127 | 11 9 9930-4862
Marcos Vinícius Dantas – marcosvinicius@a4eholofote.com.br
Tel: +5-11 9 9930-4862