MENU

15/02/2023 às 18h49min - Atualizada em 16/02/2023 às 08h00min

Dicas para curtir o carnaval com segurança digital

SALA DA NOTÍCIA Redaçao


Durante o período de carnaval, além de muita folia, os riscos e fraudes também se intensificam. Para evitar incidentes e mitigar as suas consequências, o especialista em combate a fraudes e sócio do Peck Advogados, Henrique Rocha, dá algumas dicas para pessoas e empresas curtirem o feriado com alegria e segurança digital. São elas:
 
Para pessoas:
 
  • Medidas Preventivas:
    • Tenha anotado em local seguro e de fácil acesso o IMEI do seu aparelho (*#06# no telefone);
    • Insira senha no chip da operadora;
    • Não salve senhas em bloco de notas;
    • Não salve contatos com identificação familiar;
    • Desative o pagamento via aproximação nos cartões;
    • Mantenha um aparelho para pagamentos/investimentos em caso. Se possível, desinstale o app de bancos que não usará;
    • Se for para bloquinho, evite o uso de celular;
    • Use software de apagamento remoto de dados, assim você pode resetar seu aparelho à distância;
    • Use um software para gerar senhas;
    • Tenha um antivírus atualizado em seu aparelho;
    • Cuidado ao realizar pagamentos com cartão. Tenha seu cartão sempre em suas mãos;
    • Confira o valor dos pagamentos que irá realizar;
    • Estabeleça previamente um ponto de encontro em caso de necessidade;
 
  • Medidas Responsivas:
    • Registre o Boletim de Ocorrência, em caso de furto/roubo;
    • Comunique imediatamente bancos e financeiras, no caso de roubo/furto, anotando o protocolo de atendimento;
    • Acione operadora e fabricante de aparelho no caso de roubo/furto;
    • Apague os dados de seu aparelho remotamente caso haja extravio, furto ou roubo;
    • Troque suas senhas imediatamente após suspeita de uso irregular;

 
Para empresas:
 
  • Medidas Preventivas:
    • Conte com um DPO 24x7 para curtir o descanso com segurança;
    • Mantenha atualizado o plano de resposta a incidentes;
    • Realize simulações de crise para estar preparado;
    • Certifique-se que os protocolos de SI estejam implementados e operantes;
    • Atualize softwares e implemente patches necessários;
  • Medidas Responsivas:
    • Acione parceiros aptos a ajudar no momento de crise;
    • Execute o plano de resposta a incidentes;
    • Estabeleça um comunicado assertivo para agentes envolvidos em eventual crise;
    • Documente as etapas realizados e a realizar;
    • Acompanhe até o final o atendimento do incidente, registrando as lições aprendidas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp