Durante o período de carnaval, além de muita folia, os riscos e fraudes também se intensificam. Para evitar incidentes e mitigar as suas consequências, o especialista em combate a fraudes e sócio do Peck Advogados, Henrique Rocha, dá algumas dicas para pessoas e empresas curtirem o feriado com alegria e segurança digital. São elas: Para pessoas:
Medidas Preventivas:
Tenha anotado em local seguro e de fácil acesso o IMEI do seu aparelho (*#06# no telefone);
Insira senha no chip da operadora;
Não salve senhas em bloco de notas;
Não salve contatos com identificação familiar;
Desative o pagamento via aproximação nos cartões;
Mantenha um aparelho para pagamentos/investimentos em caso. Se possível, desinstale o app de bancos que não usará;
Se for para bloquinho, evite o uso de celular;
Use software de apagamento remoto de dados, assim você pode resetar seu aparelho à distância;
Use um software para gerar senhas;
Tenha um antivírus atualizado em seu aparelho;
Cuidado ao realizar pagamentos com cartão. Tenha seu cartão sempre em suas mãos;
Confira o valor dos pagamentos que irá realizar;
Estabeleça previamente um ponto de encontro em caso de necessidade;
Medidas Responsivas:
Registre o Boletim de Ocorrência, em caso de furto/roubo;
Comunique imediatamente bancos e financeiras, no caso de roubo/furto, anotando o protocolo de atendimento;
Acione operadora e fabricante de aparelho no caso de roubo/furto;
Apague os dados de seu aparelho remotamente caso haja extravio, furto ou roubo;
Troque suas senhas imediatamente após suspeita de uso irregular;
Para empresas:
Medidas Preventivas:
Conte com um DPO 24x7 para curtir o descanso com segurança;
Mantenha atualizado o plano de resposta a incidentes;
Realize simulações de crise para estar preparado;
Certifique-se que os protocolos de SI estejam implementados e operantes;
Atualize softwares e implemente patches necessários;
Medidas Responsivas:
Acione parceiros aptos a ajudar no momento de crise;
Execute o plano de resposta a incidentes;
Estabeleça um comunicado assertivo para agentes envolvidos em eventual crise;
Documente as etapas realizados e a realizar;
Acompanhe até o final o atendimento do incidente, registrando as lições aprendidas.