MENU

17/02/2023 às 11h17min - Atualizada em 20/02/2023 às 00h00min

Integração de dados: a “ponte” que garante a qualidade da operação e o futuro do varejo

*João Paulo Tavares é Presales Director LATAM na Semantix

SALA DA NOTÍCIA Danielle Guimarães Monteiro


O varejo é uma indústria que está em constante evolução e buscando maneiras de melhorar a experiência de compra dos clientes. A integração de sistemas é uma dessas ferramentas que vem ganhando cada vez mais espaço e importância no mercado e permite que diferentes sistemas e plataformas trabalhem juntos de maneira fluida e eficiente, compartilhando informações e dados relevantes. Isso é especialmente útil para o varejo, pois permite que as lojas tenham uma visão completa do seu negócio e dos seus clientes.

A integração de sistemas de gestão de estoque com sistemas de pagamento online, por exemplo, permite que as lojas possam acompanhar de perto o nível de estoque e garantir que não faltem produtos disponíveis para os clientes. Além disso, a integração de CRM com plataformas de pagamento online permite que os estabelecimentos tenham acesso a informações sobre o histórico de compras dos clientes, o que pode ser usado para personalizar as ofertas e melhorar a experiência de compra.

Outra vantagem é a automação de tarefas rotineiras e repetitivas, como a atualização de estoques e preços. Isso libera tempo para que os funcionários possam se concentrar em outras tarefas importantes, como o atendimento ao cliente. A integração também pode ajudar a melhorar a eficiência do processo de pagamento, tornando-o mais rápido e seguro. Isso é importante para garantir que os clientes tenham uma boa experiência de compra e para reduzir o risco de fraude.

Indo mais além, podemos analisar as integrações do setor de retail pela perspectiva de um sistema aberto de troca de dados. A economia digital do varejo se assemelha à do setor financeiro, com dados massivos e forte tráfego de usuários. Por isso, o open retail pode ser o próximo movimento, que tende a ser impulsionado pelas grandes varejistas que estão, cada vez mais, se transformando em bancos para ocupar espaço nos meios físico e digital.

Diretamente influenciado pelo surgimento de novas tecnologias, o futuro do setor consiste em aproveitar as diversas ferramentas disponíveis, e em elaboração, para realizar a personalização de ofertas, fidelizar clientes e fomentar a inovação dos processos. Soluções relacionadas à conectividade e cloud computing, que possibilitam o compartilhamento e armazenamento de dados, são essenciais à revolução no varejo. 

Utilizar uma boa plataforma de integração de dados é importante, porque permite que as empresas melhorem a eficiência do negócio, reduzam o risco de erros, tomem decisões informadas, aumentem a satisfação do cliente e otimizem o processo de pagamento. Portanto, para as marcas que desejam se destacar no mercado e oferecer, aos seus clientes, a melhor experiência possível, a atenção na integração, armazenamento, inovação e tecnologias disruptivas, que possibilitem a otimização dos itens anteriores, é essencial para manter a vantagem competitiva.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp