A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec) iniciará neste sábado, 11 de março, o seu projeto Liga da Robótica. Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas participarão de encontros presenciais e gratuitos que têm como objetivo o ensino dos princípios básicos da programação e da robótica, além do desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas e criação de ideias.
Em encontros aos sábados, serão 3 turmas do projeto neste ano. Na Liga I, os participantes vão aprender os princípios básicos da programação e da robótica utilizando a plataforma do Scratch e Kits Lego. Já na Liga II, que começa apenas no dia 18 de março, eles vão aprender a desenvolver habilidades para solucionar problemas, construir e desenvolver robôs mais complexos utilizando a plataforma Lego Education Spike e Kits Lego Spike Prime. Na Liga III, serão ensinadas noções básicas de construção e programação de robôs autônomos utilizando o Lego EV3 e a plataforma do Scratch.
De acordo com a presidente da Avec, Carmelita Vidigal, a Liga da Robótica tem a missão de abrir portas nas áreas de tecnologia e lutar contra barreiras sociais. ‘’É uma iniciativa que busca mudar a realidade de nosso país e, principalmente, de cada um desses alunos, ensinando conceitos básicos, desafiando-os a solucionar problemas e tomar iniciativas e, especialmente, inspirando e inserindo inicialmente a atuação deles nessas áreas’’, explica.
Com a parceria do Instituto Unibanco, Instituto Embraer e Centro Universitário Una, a Avec disponibiliza laboratórios e espaços com equipamentos para a execução das atividades da Liga da Robótica, além de oferecer, aos participantes, de forma gratuita o material e certificado.