17/03/2023 às 10h26min - Atualizada em 20/03/2023 às 08h01min
Leega destaca a importância e os benefícios de soluções de Marketing Analytics para as empresas
Head de Data Science e Analytics da Leega, Ivan Vemado, e o diretor de Operações e Inovação da Leega, Gustavo Cicotoste, explicam como a aceleração da transformação digital e o aumento da demanda do mercado deram mais autonomia aos times de marketing para que pudessem desenvolver e executar soluções tecnológicas
SALA DA NOTÍCIA Caio Matta - DRONE Comunicação
https://leega.com.br/
Leega A maioria das empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte, conta com uma área dedicada ao marketing e com profissionais especializados, mas muitas delas ainda não tem a maturidade e a tecnologia necessárias para atuarem em cenários específicos do marketing digital. Considerando estudos sobre as dores mais comuns do setor de marketing e a busca por soluções que resolvessem os principais problemas de captura e uso de dados, além de mapear a experiência do consumidor, a Leega, empresa brasileira de consultoria em tecnologia com mais de 20 anos de experiência, desenvolveu uma solução exclusiva de Marketing Analytics para ajudar as empresas a criarem projetos ainda mais eficientes. A solução baseada nas melhores práticas de mercado, conta com aceleradores independentes pré-desenvolvidos e testados, com foco na geração de valor e nos resultados para as empresas. “As tecnologias de Marketing Analytics oferecem um universo de oportunidades aos usuários, já que transformam a coleta e a análise de dados em uma rotina bastante simplificada. Muitas dessas soluções disponíveis, inclusive, já incorporam inteligência de dados por meio do uso de Machine Learning e têm custo-benefício melhor do que o de montar um time de alta performance. Só assim, com conhecimento e investimento, as áreas de marketing das empresas começarão a criar uma cultura data-driven”, explica Ivan Vemado, Head de Data Science e Analytics da Leega. Antigamente, o marketing era apenas “um cliente” da área de tecnologia, que, por sua vez, costumava ser a responsável pela atuação com as ferramentas de BI (Business Intelligence), por exemplo, desenvolvendo queries para a extração de dados e encaminhando as informações e insights para que o time de marketing pudesse criar suas campanhas com mais embasamento. Contudo, a partir das mudanças nos perfis dos consumidores, com a aceleração da transformação digital, as áreas de marketing passaram a demandar mais conhecimento e autonomia. “Os profissionais de marketing podem ser mais independentes e não ter que dividir a atenção com uma fila de projetos das equipes de TI e/ou inteligência de mercado. Nesse sentido, a tecnologia ganha espaço dentro do marketing como um grande facilitador e um catalizador do uso dos dados a favor da estratégia de negócios”, destaca Gustavo Cicotoste, diretor de Operações e Inovação da Leega “A democratização do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da própria empresa, e o Marketing Analytics é uma peça de destaque nesse quebra-cabeças”. Para Ivan Vemado, as empresas estão tratando esse assunto com mais carinho nos últimos anos. “Percebemos que os times e colaboradores estão investindo em capacitação e, por isso, têm dado conta de trabalhar com tecnologias novas e modernas sem a dependência das áreas de tecnologia, como era comum há poucos anos”, completa. A Leega tem um histórico de trabalho com diversas empresas de vários tamanhos e segmentos e, para Cicotoste, durante o período de pandemia, as equipes de marketing começaram a sentir uma necessidade maior de ter contato com novas tecnologias. Com o marketing digital sendo enxergado como uma saída para a resolução de diversos problemas, houve uma consequente explosão de demanda nessa área. “Éramos uma empresa acostumada a atender especificamente as equipes de tecnologia, mas passamos a ser cada vez mais procurados pelas áreas de negócio, principalmente de marketing. Normalmente, atendemos demandas para projetos com inteligência artificial, otimizações de processos e até mesmo implementação de sistemas em cloud”, exemplifica. Para se aprofundarem no assunto, interessados já podem assistir ao quinto episódio do videocast Deu Leega no YouTube, onde Gustavo Cicotoste e Ivan Vemado conversam a respeito desses temas e de suas aplicabilidades, além das diferentes formas e possibilidades de implementação nas empresas. Para mais informações sobre a Leega, visite o site oficial.