Após a baixa procura de pessoas com mais de 57 anos para se vacinar contra a Covid-19, a Prefeitura de Inhumas ampliou, nesta terça-feira (8), a imunização para quem tem a partir de 40 anos e que não faz parte dos grupos prioritários. Com isso, pessoas interessadas em se imunizar formaram filas gigantescas nas portas dos locais de vacinação (assista vídeo acima).
A ampliação foi decidida após o município começar a terça-feira vacinando pessoas com 57 anos. Como o movimento estava baixo, a prefeitura abaixou a idade para 55 e depois para 50, até que, no fim da tarde, a cidade decidiu vacinar as pessoas com 40 anos, o que gerou a aglomeração de pessoas.
A Prefeitura de Inhumas disse que a estratégia utilizada na vacinação foi amplamente discutida e planejada pela quantidade de vacinas estocadas e que o município abaixou a idade após a baixa procura do grupo de comorbidades. Ainda segundo a nota, a Polícia Militar e agentes de trânsito auxiliaram a organização das filas, mas o tumulto aconteceu porque as doses acabaram e muitas pessoas não receberam a vacina.
Segundo a prefeitura informou ao G1, 4 mil pessoas foram imunizadas na terça-feira. Como as vacinas acabaram, na quarta-feira (9), a vacinação foi suspensa. O município ressaltou que a vacinação será retomada assim que demais doses chegarem na cidade.
Inhumas tem filas gigantescas ao abrir vacinação contra a Covid para pessoas a partir de 40 anos fora dos grupos prioritários — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Vacinação em Inhumas
Além de pessoas com 40 anos fora de grupos prioritários, Inhumas continua vacinando pessoas com comorbidades, idosos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde e profissionais da educação. Para esses grupos, a vacinação acontece apenas para pedestres, no Ginásio Firmo Luiz, na Avenida Wilson Quirino de Andrade, das 8h às 17h.
Já para atender a população acima de 40 anos, a prefeitura disponibilizou também um drive-thru, localizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Jardim Suíço. Nesta terça-feira, a vacinação para quem foi de carro está prevista para acontecer até às 21h ou até acabarem as doses.
+LEIA TAMBÉM