MENU

24/03/2023 às 11h14min - Atualizada em 27/03/2023 às 12h01min

De abastecimento de água à elaboração de cursos online: conheça aplicações de inteligência artificial nas empresas

Empresas aplicam machine learning em diferentes frentes

SALA DA NOTÍCIA Celina Cardoso Comunicação
FSB Comunicação


O ChatpGTP, lançado pela empresa OpenAI em novembro do ano passado, impressionou o mundo com sua capacidade de elaboração de textos e respostas complexas na interação com usuários. A plataforma já conta com uma nova versão, que consegue processar imagens e maior habilidade para redação de conteúdos textuais mais longo. 

Além de atiçar a curiosidade das pessoas comuns, as funcionalidades da IA foram incorporadas por Companhias diversas para melhorar processos internos e a experiência do cliente. Confira abaixo algumas iniciativas:

HotMart

A Hotmart, empresa global de tecnologia e líder na Creator Economy lança o Hotmart AI, primeiro serviço gratuito baseado em inteligência artificial que auxilia na criação de cursos online. Especializado na Creator Economy, sua função é buscar e apresentar informações públicas, específicas e inusitadas sobre o mercado de produtos digitais, oferecendo informações que facilitem a tomada de decisão, para que ele chegue ao mercado mais rapidamente e otimizado. Disponível no site hotmart.ai, esta é uma solução para quem deseja lançar seu próprio curso online, mas precisa de ajuda para estruturar aulas e módulos. 

Gran

A edtech Gran, que atua na preparação para concursos públicos, no ensino superior e na formação em carreiras de tecnologia, usa a inteligência artificial para potencializar os estudos e democratizar o acesso ao ensino. Com o uso de IA a companhia criou o maior acervo de audiolivros da América Latina, o Gran Audiobooks. Com mais de 28 mil livros convertidos em 110 mil horas de áudio, a ferramenta conta com todas as principais disciplinas de ciências exatas e humanas para concursos, além de todas as leis, decretos e regimentos do país. O material didático foi processado e todo sintetizado em áudios com voz altamente humanizada. Essa tecnologia possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual, e para garantir que ela esteja ao alcance desse público, os audiobooks são gratuitos para mais de 6,5 milhões de brasileiros cegos ou com baixa visão. A Inteligência Artificial também foi usada para a criação do Plano de estudo Individualizado, que, de maneira autônoma, identifica habilidades, entendendo os padrões e a capacidade de absorção de conteúdo do aluno. Dessa forma, o programa identifica quais disciplinas o estudante domina e quais ele não domina, criando um plano de estudo personalizado e sob medida para cada aluno. 

Seguros Unimed

A Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, vem investindo fortemente em tecnologia e inovação para processos internos e no atendimento aos seus clientes. No ano passado, a Companhia disponibilizou em seu aplicativo, o SuperApp, a Tina, consultora virtual de saúde bucal com Inteligência Artificial (IA). A plataforma digital avalia o risco de patologias bucais, oferece orientação personalizada e pode indicar profissionais com maiores probabilidades de resolver o problema do usuário.

Recentemente, a Seguradora implementou o uso do Data Lakehouse, junção de Warehouse com Data Lake, em seus processos internos. Esta é uma moderna arquitetura de armazenamento e organização de dados, que podem ser estruturados (como informações em tabelas e banco de dados) ou mesmo não estruturados (como textos, imagens, vídeos, e-mails, etc). Com isso, proporcionando maior segurança, versatilidade e flexibilidade no uso das informações para cada área do negócio. A Companhia é a primeira seguradora no Brasil, segundo a AWS (Amazon Web Services, plataforma de serviços de computação em nuvem) a adotar um Data Lakehouse. Com essa prática, passa a ser, cada vez mais, reconhecida como uma organização datadriven.

Hurb

O Hurb é uma empresa de tecnologia que possui a maior plataforma de viagens online da América Latina. Os investimentos em inteligência artificial e machine learning permitiram que o Hurb se transformasse rapidamente, passando de um site de compra coletiva de estadias em períodos de baixa temporada para uma plataforma de pacotes de viagens, voos e atividades com o melhor custo benefício.

À procura de uma forma de otimizar processos e estender o uso de tecnologia aos clientes, em 2020, o Hurb implementou o uso do ChatBot. O objetivo foi diminuir o tempo de resposta de dúvidas simples do consumidor. No primeiro ano de funcionamento, a ferramenta economizou 153 mil horas de trabalho, o que equivale à dedicação profissional de 89 consultores ao longo de 12 meses. Em 2022, esse número pulou para 320 mil horas salvas e quase 2 milhões de atendimentos na plataforma, com 92% de resolução.

Por meio de outro projeto, o Autopilot, tornou-se possível realizar a cotação de voos para grandes volumes de pedidos por destino. A ferramenta foi desenvolvida 100% in house e permite que a travel tech encontre as melhores oportunidades, demandando menor esforço humano e resultando em melhor aproveitamento de tempo dos consultores. 

Águas do Rio

A Águas do Rio possui um dos Centros de Operações Integradas mais modernos do mundo, capaz de monitorar e controlar remotamente os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de 27 municípios fluminenses, incluindo as zonas Norte, Sul e Centro da capital. 

Do telão de LED de 19,20m de largura por 2,70m, o maior do setor de saneamento da América Latina, é possível saber como está a operação como um todo e intervir dali mesmo caso haja problemas em estações de tratamento de água e esgoto, reservatórios, comportas e sistemas de bombeamento. 

Por meio de inteligência artificial o centro de operações também consegue construir modelagens, projetar situações que podem acontecer, como a quebra de uma bomba em determinado local, e entregar soluções para as equipes operacionais trabalharem com  o menor impacto possível no abastecimento da população.

Informações à imprensa - FSB 

Celina Cardoso Celina.cardoso@fsb.com.br | (11) 98517-7203 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp