O curta-metragem de terror “Noites em Claro” foi um dos filmes premiados no 16º Curta Taquary, festival internacional de curta-metragem, compondo a Mostra de Curtas Fantásticos e competindo com mais outros 5 filmes, o Curta foi premiado nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Som e a categoria principal Melhor Filme. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 22 de março, às 19:00, no canal oficial no youtube do festival.
O filme conta a história de Carlos, um entregador de comida que precisa lidar com o aterrorizante toque de recolher imposto pela polícia em sua comunidade enquanto tenta lidar com a presença de uma entidade sobrenatural. Explorando os medos e as vivências da periferia, o filme usa os elementos de terror para denunciar a violência. “A proposta artística para esse curta está ligada nessa possibilidade de fazer uma produção do gênero horror, inserindo um cenário com dilemas não comuns em narrativas do tipo, explorando o uso de trilha sonora, cenas cotidianas com adição de elementos sobrenaturais e a escolha de representar a violência policial como uma entidade que não vemos. Esses são os principais elementos que quero usar e assim promover a discussão em cima da situação de Carlos”, afirma o diretor Elvis Alves, realizador audiovisual periférico e PCD, que também assina o roteiro.
Elvis Alves, conta que esse foi o primeiro festival que o filme concorreu e também o primeiro que ele e grande parte da equipe do filme participaram “Eu e a equipe recebemos com muito alegria, o prêmio e a seleção do festival, nos sentimos contemplados que a nossa história, que é uma história de resistência, foi reconhecida e acolhida em outros cantos também. A gente fica muito feliz com isso e se prepara agora para os próximos projetos, para que a gente possa cada vez mais levar esse filme e toda essa história que tá ao redor dele para outras comunidades e periferias do Brasil e quem sabe até do mundo”.
“Noites em Claro” conta com uma equipe de produção diversa, com pessoas PCD, LGBTQIAP+ e negras, formada exclusivamente por profissionais da periferia de Fortaleza e alunos da Centro Cultural Bom Jardim, por meio de sua Escola de Cultura e Artes. O filme veio como um dos projetos finais da 2º turma do Curso Extensivo de Audiovisual. O CCBJ é um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e a Comunidade.
Em comemoração a premiação, a equipe de produção do curta, em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim, irá realizar uma exibição especial na Rua Dandara Ketly, local onde o filme foi gravado, no bairro Bom Jardim, para uma sessão especial com a comunidade que apoiou e viveu a realização desse filme. A sessão será em abril, com data e horário a serem divulgados nas redes sociais do Centro Cultural do Bom Jardim.
Sobre o Curta Taquary
Festival de Curta Metragens Nacionais e Internacionais realizado na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, desde 2005. O projeto conta com incentivo do Edital de Apoio ao Fomento do Audiovisual do Estado de Pernambuco – Funcultura/Fundarpe e busca utilizar o audiovisual como ferramenta no processo de aprendizagem de estudantes de escolas públicas, além de ser um janela de difusão e promoção do panorama atual de curtas-metragens produzidos em todo Brasil e na América Latina.
Mais informações: https://curtataquary.com.br/Serviço:
Filmes Noites em Claro, 19’, Ficção.
Premiado no 16º Curta Taquary | Mostra Fantástica.
Melhor filme para Elvis Alves e Ricco Sales
Melhor Som para Lucas Coelho e Robson Araújo
Melhor Direção de Arte para Baruque Teixeira.
Ficha Técnica
Título: Noites em Claro
Ano de Produção: 2022
Direção: Elvis Alves
Duração: 19m49s
Classificação: 12 - Não recomendado para menores de 12 anos
Gênero: Terror, Nacional
País de Origem: Brasil
mai informações :
https://www.instagram.com/noitesemclarofilme/
https://www.imdb.com/title/tt26671039/