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03/04/2023 às 15h51min - Atualizada em 05/04/2023 às 00h01min

Upstream impulsiona conversões e aquisições de clientes em e-commerce com automação de marketing

Utilizando automação de mensagens via celular, as lojas online podem recuperar cerca de 17% das vendas e aumentar o valor médio de compra em 25%

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa


Os varejistas de e-commerce visam estabelecer relacionamentos fortes e de longo prazo com seus clientes. No entanto, com tantas opções disponíveis, não é fácil fazer com que os consumidores se comprometam com uma única marca. Pesquisas recentes1 mostram que 2/3 dos compradores esperam que as empresas entendam suas necessidades e desejos. Aqueles que acertam são recompensados, com os consumidores felizes em gastar 10% a mais por um excelente atendimento2.

A Upstream, empresa global de tecnologia para mobile marketing, colabora com o estabelecimento de tais relacionamentos entre marcas de comércio eletrônico e seus clientes por meio da plataforma de automação de marketing, Grow. A plataforma impulsiona conversões para compras online por meio da sua capacidade de entregar mensagens automáticas inteligentes em dispositivos móveis, por meio de canais como SMS, WhatsApp e Rich Communication Services (RCS), em resposta direta ao comportamento do usuário. Com taxas de abertura altas (98%)3 e quase dois terços (58%)4 dos consumidores desejando se comunicar com as marcas em vários momentos, a automação de mensagens móveis da Upstream oferece um retorno sobre investimento (do inglês, Return Over Investment - ROI) de 12x, aumenta o valor médio da compra em 25%, de modo a impulsionar o crescimento da base de clientes e melhorar a experiência do consumidor (do inglês, Customer Experience - CX).

Sendo assim, a Grow consegue auxiliar os e-commerces de quatro maneiras:

  1. Primeiro contato
    A primeira impressão é a que fica. Para empresas de e-commerce, é fundamental iniciar uma relação com o consumidor da maneira correta, pois, caso contrário, o usuário pode optar por procurar outro estabelecimento, que está a apenas um clique de distância.

    Por essa razão, a plataforma Grow permite que, assim que o comprador entra no site da empresa, ele receba um pop-up com uma mensagem pedindo seu número de telefone celular em troca de um código de desconto na loja online, por exemplo. Esse crescimento da base de contatos opt-in cria um relacionamento duradouro e impulsiona a base de clientes.
     
  2. Estratégia de recuperação de carrinho
    Depois de visitar um e-commerce e encher o carrinho, os usuários podem deixar de concluir a compra simplesmente porque se envolveram com outras tarefas. Estima-se que isso custe às empresas de e-commerce a perda de cerca de U$ 4 trilhões por ano em faturamento5.

    Com a tecnologia de automação de marketing, é possível identificar a inatividade do comprador e enviar a ele mensagens automatizadas para reengajamento, lembrando-o de seu carrinho “abandonado" e fazendo um incentivo para a conclusão da compra.

    “Investir em uma estratégia de mobile marketing inteligente, com mensagens móveis sensíveis ao tempo, um senso de timing correto para envio, é a melhor maneira de recuperar clientes. Não é à toa que empresas de e-commerce que contratam a nossa solução inteligente de mobile marketing recuperam até 17% dos carrinhos abandonados”, comenta Patrick Marquart, diretor de vendas corporativas da Upstream no Brasil.
     
  3. Mensagens de pós-vendas automáticas
    Para que os clientes permaneçam satisfeitos com o e-commerce, é importante trabalhar o pós-venda. Mantê-los atualizados sobre o status dos seus pedidos de compra enviando lembretes para o seu celular é uma boa maneira de construir lealdade com a marca do e-commerce.

    “Não podemos subestimar o impacto negativo na reputação das empresas de e-commerce que a não entrega do produto pode gerar. De fato, este é o principal receio dos consumidores de lojas online6. Mas isso pode ser facilmente evitado com a entrega de notificações com atualizações sobre o envio, deixando-os cientes de quanto tempo precisam esperar pelas entregas. Ao realizar estes envios, a marca constrói uma relação de confiança e lealdade com os consumidores”, completa Marquart.
     
  4. Reengajamento de clientes
    Por meio da Grow, também é possível monitorar a atividade do usuário após a compra (depois de 30 ou 60 dias, por exemplo). Se identificada sua estagnação, os varejistas de e-commerce podem criar estratégias de reengajamento com mensagens automatizadas, fornecendo descontos e conteúdos personalizados, no momento correto. Esse tipo de ação é percebida pelo cliente como um cuidado extra e ajuda a aumentar o valor do ciclo de vida do cliente.

    Saiba mais sobre as soluções de mobile marketing para e-commerce da Upstream aqui.

1 What Are Customer Expectations, and How Have They Changed? -- Salesforce
2 Customer Service & CX Research -- Shep Hyken
3 RCS -- The Breakthrough Tech in Customer Messaging -- GSMA
4 2021 SMS Marketing Consumer Trends -- Attentive
How to Avoid Losing $4 Trillion to Abandoned Carts -- Inc.
6 Data: What consumers hate about ecommerce in four charts -- Retail Week

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Sobre a Upstream

A Upstream é uma empresa líder em martech nos mercados de mais rápido crescimento do mundo. Sua plataforma de automação de mobile marketing, a Grow, única em seu gênero, combina inovações na área de automação de marketing e dados, segurança contra fraudes de publicidade on-line e comunicação digital multicanal destinada a criar experiências personalizadas para o consumidor final. Com mais de 4 mil campanhas de mobile marketing de sucesso, o time da Upstream ajuda seus clientes, marcas líderes em todo o mundo a se comunicar de forma mais eficaz com os consumidores, a expandir as vendas on-line e a aumentar a receita. As soluções da Upstream atendem mais de 1 bilhão de consumidores em mais de 30 países na América Latina, África, no Oriente Médio e Sudeste Asiático.

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