A estreia na programação do SescTV do documentário Interactions - When Cinema Looks to Nature, produzido pela ONG suíça ART for the World, acontece no próximo sábado (22/4), às 22h, data em que é celebrado o Dia Mundial do Planeta Terra. A produção já pode ser assistida sob demanda pelo sesctv.org.br/interactions. O objetivo da obra é contribuir para a conscientização sobre a necessidade de estabelecer relações mais sustentáveis com o ecossistema ao redor e sensibilizar um público amplo de todas as idades no mundo todo.
O filme é uma antologia de 12 curtas-metragens originais que retratam os vínculos e interações entre Humanos, Vida Animal, Ecossistemas, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. O longa-metragem é composto por produções dos gêneros docuficção, animação, comédia, drama e ficção científica, que levam o espectador a conhecer histórias lindamente capturadas, para mostrar a inter-relação do ser humano com a natureza, em cenários de nove países (Brasil, Burkina Faso, Marrocos, Grécia, Índia, Japão, México, Suíça e Estados Unidos).
Interactions foi lançado em outubro de 2022, no Festival Internacional de Cinema de Roma, e exibido durante a Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP15), realizada em Montreal, no Canadá. Sua estreia latino-americana ocorreu no CineSesc, no dia 27 de março.
Para Adelina von Fürstenberg, fundadora da ART for the World, curadora de arte internacional e desenvolvedora de Interactions, a relação entre humanos e animais oferece um infinito campo de investigação com dimensões filosóficas, antropológicas e sociais que tratam de questões como o ecossistema, a biodiversidade, a poluição e as alterações climáticas. “Este tem sido um bom campo de reflexão - atravessado por pessoas criativas e inspiradas - que levanta questões ligadas às tradições, ética e estética, e toca no nosso receio com relação ao estrangeiro e o desconhecido", explica Adelina.
Os artistas e cineastas criadores dos 12 curtas-metragens foram selecionados de diversos lugares do mundo, não só com base na sua filmografia e prêmios, mas também por sua particular sensibilidade para temas relacionados com o planeta, como a natureza e a vida animal. São eles: Takumã Kuikuro (Brasil), Oskar Metsavaht (Brasil), Faouzi Bensaïdi (Marrocos), Clemente Bicocchi (Itália), Anne De Carbuccia (França/EUA), Eric Nazarian (Armênia/EUA), Bettina Oberli (Suíça), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Yulene Olaizola e Rubén Imaz (México), Nila Madhab Panda (Índia), Janis Rafa (Grécia) e Isabella Rossellini (EUA).
Na América Latina, um destaque especial é dado aos filmes produzidos pelos cineastas brasileiros Takumã Kuikuro (curta-metragem A Febre da Mata) e Oskar Metsavaht (curta-metragem Caiçara).
O curta A Febre da Mata lança luz sobre a luta das tribos amazônicas do Xingu ao tentarem salvar seu habitat do fogo, para proteger o ecossistema e muitas espécies raras que vivem nas florestas tropicais. Já o curta Caiçara, retrata a conexão com a ancestralidade de um jovem caiçara, que detém o saber da pesca artesanal de subsistência, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O ficcional visa ressaltar a importância do consumo consciente do ecossistema marinho e a compreensão dos danos causados pelos métodos predatórios dos pescadores tradicionais.
SERVIÇO
Concepção, desenvolvimento e produção: Adelina von Fürstenberg
Cineastas: Takumã Kuikuro (Brasil), Oskar Metsavaht (Brasil), Faouzi Bensaïdi (Marrocos), Clemente Bicocchi (Itália), Anne De Carbuccia (França/EUA), Eric Nazarian (Armênia/EUA), Bettina Oberli (Suíça), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Yulene Olaizola e Rubén Imaz (México), Nila Madhab Panda (Índia), Janis Rafa (Grécia) e Isabella Rossellini (EUA).
Gênero: Ficção, Drama, Comédia, Ficção Científica, Animação
Estrutura: Longa-metragem de 1h45 (12 curtas-metragens de 8’ cada)
Produção: ART for The World
Classificação indicativa: Livre
Lançamento SescTV: 22 de abril, às 22h
Sob demanda: Disponível sob demanda pelo sesctv.org.br/interactions