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24/05/2023 às 19h16min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h01min

Twitter: polêmicas e críticas à rede social que foi decretada como a mais tóxica de 2022 

*Por Ana Carolina Inácio - Social Media da Leonora Ventures 

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa


 

De acordo com um estudo feito em março de 2022 pela empresa de comunicação SimpleTexting, realizado com usuários entre 18 e 75 anos, que levava em consideração aspectos como circulação de discurso de ódio, desinformação e cyberbullying, o Twitter é a rede social mais tóxica da Internet em 2022 e foi anunciado como tal em setembro do mesmo ano nas mídias do Brasil. 

O ano de 2022 também foi supermovimentado na empresa depois de ser comprada por Elon Musk, em outubro, por US$ 44 bilhões. Logo após a aquisição, as polêmicas se iniciaram, e as especulações de fim da plataforma ganharam força.  

Mesmo com Elon Musk dizendo que ao comprar o Twitter seu objetivo era de “garantir a liberdade de expressão na influente rede social”, as coisas começaram a desandar já nos primeiros meses. Grandes executivos foram demitidos, e uma série de demissões voluntárias aconteceram, além de declarações de Musk a respeito de que os funcionários que quisessem continuar na empresa deveriam “trabalhar duro”.  

Com esses primeiros resultados, houve diversos comentários sobre o fim da rede social e o aparecimento de outra que tomaria o seu lugar. Enquanto isso, o novo proprietário fazia publicações irônicas em seu perfil sobre a situação e dizia que o Twitter estava com um número recorde de usuários.  

Entre as mudanças que foram feitas, uma que causou bastante repercussão foi a possibilidade de comprar o selo de verificação de conta por US$ 8, o que antes era concedido após uma verificação da empresa, e fez com que as ações da companhia caíssem 4%. Além disso, perfis falsos de grandes negócios e de pessoas famosas começaram a aparecer com selo de verificação e a publicar mensagens, confundindo e indignando os usuários.  

Horas depois, Musk cancelou a venda dos selos, mas após poucos dias a plataforma se pronunciou dizendo que a funcionalidade iria retornar com alguns ajustes. Assim, no início de dezembro, o empreendedor tuitou que iria retirar todos os selos azuis, com exceção das empresas e dos órgãos que tivessem sua identidade comprovada. Hoje é possível ver contas como Microsoft, Apple e Google, por exemplo, com selos amarelos e órgãos do governo e políticos com o selo cinza. 

Em meio a tantas polêmicas, Elon Musk resolveu fazer uma enquete em seu perfil do Twitter para decidir se continuaria no cargo de CEO da empresa ou não. O resultado foi favorável à saída dele, que respondeu dizendo que iria sair quando encontrasse alguém “suficientemente tolo” para aceitar o cargo.  

Nas últimas semanas, foi noticiado que o dono da rede perdeu US$ 200 milhões em 2022, e que ele estaria dando mais atenção para o Twitter do que para a Tesla, acarretando a desvalorização da empresa. Dessa forma, Musk perdeu o seu posto de homem mais rico do mundo, com US$ 340 milhões, ficando atualmente na segunda posição, com US$137 bilhões, de acordo com o ranking diário de bilionários da Bloomberg.   

 

ATUALIZAÇÕES 

Algumas atualizações que podemos esperar para 2023 são:  

·        Renovação na interface da plataforma. 

·        Botão de favoritar conteúdo. 

·        Tuítes mais longos. 

 

*Por Ana Carolina Inácio - Social Media da Leonora Ventures, corporate venture builder catarinense que tem a missão de impulsionar o crescimento de startups que atuam com tecnologias inovadoras no setor de varejo, logística e educação. 

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