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24/05/2023 às 18h03min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h01min

Don’t Panic!: Como a cultura nerd influencia o desenvolvimento de tecnologias essenciais para o dia dia

Brasil é celeiro de geeks que utilizam amor pela tecnologia para criar produtos pioneiros, inovadores e disruptivos

SALA DA NOTÍCIA MARIA LUCIA SOUZA
Freepik


Há pouco tempo, quando víamos as criações futurísticas do clássico filme ‘De Volta para o Futuro’, não podíamos imaginar que muitas delas estariam presentes no nosso cotidiano em tão pouco tempo. Muito além dos skates voadores, chegamos a uma era em que a tecnologia tem papel tão relevante nossa vida que parece impossível viver sem ela. E várias criações que utilizamos hoje têm inspiração nas páginas dos livros, telas do cinema e da TV, graças aos aficionados por esse tema. 

No dia 25 de maio, é celebrado o Dia da Toalha, também conhecido como o Dia da Cultura Nerd, um movimento com forte tradição no mundo inteiro que faz homenagem ao autor da série ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, Douglas Adams. Mas a data não é alusiva somente ao programa, e sim um pretexto para comemorar o orgulho de ser geek

O Brasil é um país com uma legião de fãs da cultura nerd – 65% dos brasileiros se consideram nerds, segundo pesquisa do app Happn em 2021 – e está à frente de potências mundiais no desenvolvimento de algumas tecnologias de ponta. No setor financeiro, por exemplo, tem um dos modelos mais estudados por outras nações por suas criações avançadas. 

A Aarin, tech-fin especializado em Pix e embedded finance, está inserida nesse contexto. A companhia conta com um time de desenvolvedores de tecnologia de primeira linha, capazes de visualizar o futuro além da fantasia. São responsáveis por criar produtos que facilitam a vida de quem lida com pagamentos e que, sem ela, a rotina seria bem mais complicada. 

Pioneira no desenvolvimento de soluções para o Pix e focada na tecnologia que permite a empresas oferecerem produtos financeiros sem ser uma instituição bancária, a Aarin está constantemente utilizando o talento de seus ‘nerds’ para novos produtos. “Temos uma equipe de desenvolvedores muito competente e antenada com as necessidades dos nossos clientes para criar produtos que podem ser utilizados da forma mais fácil e eficaz, sem que eles precisem expandir sua equipe de tecnologia. “O que seria dos nossos produtos se não pudéssemos contar com um time que enxerga o futuro e o transforma em realidade. Todos temos um pouco de nerd e essa cultura, com certeza, nos inspira”, conta Rodolfo Belli, head de produto da Aarin.

No caso da tech-fin, que faz parte do grupo econômico Bradesco, a tecnologia desenvolvida não brilha aos olhos comuns como carros voadores. Ela é invisível, mas altamente necessária. “A maioria das pessoas não se dá conta do quão complexo pode ser desenvolver uma solução de core banking que está nos bastidores, como é o nosso caso, mas que sem ela, as facilidades que temos no dia dia não existiriam. Se não fosse essa tecnologia por trás dos sites e aplicativos, seria impossível processar uma compra com Pix, por exemplo, algo que revolucionou o setor de varejo no país. Nosso lema é que a Aarin nasceu para ser invisível e quanto mais isso acontecer, maior é o sinal de que nossa tecnologia está cumprindo seu propósito. Temos vários fãs de Star Wars, De Volta para o Futuro, The Big Bang Theory, que podem se orgulhar em fazer parte desse ‘futuro que já chegou’”, brinca Rodolfo. 

E, quando se trata de tecnologia virando realidade, a empresa é campeã. No ano passado, foi um dos destaques do prêmio internacional IBSi Global FinTech Innovation Awards 2022, promovido pela IBS Intelligence, vencendo na categoria ‘Parceria mais eficaz entre Banco e FinTech’. O case ‘Transformando um checkout de marketplace em multiseller através do Pix’ é sobre a utilização do sistema de pagamento no NextShop, do banco Next. A solução aplica o embedded finance, integrando a etapa de compra direto na plataforma. Assim, o cliente soluciona o problema de não poder adicionar itens de diferentes lojas em um só carrinho. Ela foi desenvolvida em apenas dois sprints (30 dias) e nos primeiros 30 dias de operação movimentou mais de R$ 7 milhões.
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