01/06/2023 às 15h33min - Atualizada em 02/06/2023 às 00h01min
Inteligência Artificial entrega leitura direcionada de acordo com hábitos de cada assinante Exame
Liderado pela CTO Izabela Anholett, projeto que usa Inteligência Artificial para direcionar conteúdos e leitura de informações de acordo com hábitos dos assinantes, coloca EXAME na vanguarda sobre uso do recurso
SALA DA NOTÍCIA Gabriel Vallilo
O grupo EXAME lançou recentemente um projeto desenvolvido pelo time de inovação e tecnologia, que tem à frente Izabela Anholett, CTO de EXAME. Com objetivo de entregar conteúdos customizados aos assinantes, o “Recomendado para você”, chega aos leitores após meses de estudos.
De acordo com estudo global da McKinsey, acredita-se que a Inteligência Artificial deve gerar 13 trilhões de dólares no mundo até 2030. Na América Latina, estima-se um incremento de 5% no PIB em virtude da IA. No Brasil, um dos problemas que mais afetam os times de tecnologia especialistas no assunto, ainda é a pouca qualidade sobre a percepção da cultura de dados. Segundo levantamento “O impacto e o futuro da Inteligência Artificial no Brasil” (Google), além da falta de conhecimento sobre o uso e a segurança de dados, a desorganização das informações afeta o dia a dia dos profissionais envolvidos em projetos com uso da inteligência artificial.
De acordo com a executiva de Exame, Izabela Anholett, para este projeto foi usada uma rede neural complexa a fim de acessar interesses e assim diagnosticar prováveis tendências dos assinantes. De modo que a tecnologia pode, neste caso, identificar padrões e sugerir conteúdos que façam mais sentido individualmente, para cada uma das pessoas que leem diariamente os conteúdos oferecidos pelo grupo.
“A funcionalidade é exclusiva para os nossos assinantes e foi, por alguns meses, o foco total do nosso trabalho e sonhos. Dá muito orgulho poder contar isso porque inteligência artificial não é algo que acontece do dia para a noite. São necessários diversos pequenos passos, muitas conversas e dedicação plena”, diz Izabela, CTO de EXAME.
O projeto contou com a dedicação de Ana Clara de Andrade Mioto e Guilherme Gomes, da equipe de Ciência de Dados de EXAME.