O iFood, empresa brasileira de tecnologia, e o Instituto KondZilla, organização sem fins lucrativos que desenvolve programas de educação e impacto social para juventude e favelas, se uniram para oferecer uma trilha formativa voltada a entregadores e entregadoras do aplicativo, com o objetivo de proporcionar conhecimento para que esses profissionais transformem conteúdos criados para as redes sociais em negócios.
|
“A parceria do iFood com o Instituto KondZilla é imprescindível para o crescimento dos entregadores. Acreditamos que eles sejam os melhores interlocutores dentro deste universo, então nada melhor para oferecermos a melhor qualidade de treinamento para que esses profissionais possam realmente avançar e executar vídeos fantásticos, que possam influenciar outros entregadores e mostrar como é ter sucesso nessa profissão”, comenta Stella Chamarelli, diretora de Experiência dos Entregadores do iFood.
“No Instituto KondZilla, acreditamos que as competências de comunicação e criação de conteúdo são ferramentas que podem impulsionar carreiras em qualquer setor econômico, então, essa é uma forma de empoderar esses entregadores para que consigam gerar mais receita, como criadores de conteúdo de qualidade sobre as iniciativas que eles se envolvem ou empreendem. Nossa parceria com o iFood é relevante, pois conseguimos intensificar as atividades de formação de jovens em periferias”, afirma João Vitor Caires, diretor executivo do Instituto KondZilla.
A iniciativa, com duração de dois dias, reuniu 16 participantes que iniciaram a formação em uma trilha educacional, “Transforme seu conteúdo em negócio”, com seis aulas online por meio do iFood Decola, plataforma de cursos rápidos e gratuitos para os parceiros do app, visando o desenvolvimento de habilidades técnicas e humanas.
A partir disso, os entregadores e entregadoras tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios da KondZilla, na Zona Leste - São Paulo, onde receberam dos especialistas da produtora orientações valiosas de como monetizar os conteúdos criados para as redes sociais. Na roda de conversa, participaram o diretor criativo Kaique Alves, que abordou a importância de repensar conteúdos para se conectar com as marcas, evitando temas como violência e objetificação; a head de marketing de influência Karina Couto, que falou sobre como entender sua audiência e ser verdadeiro nas publicações; e Gabriel Barros, executivo de contas, que comentou como as marcas estão percebendo a potência das periferias e como os artistas dessas localidades passaram a lançar tendências.
Já na terceira etapa da imersão, os participantes foram até a sede do iFood, em Osasco, onde tiveram um workshop com orientação de criação de roteiro e técnicas de captação e edição para conteúdo vertical ministrado por Luiz Menezes, fundador da Trope, martech especializada em soluções de negócios para marcas com foco na geração Z e Alpha. Além disso, foi realizada uma palestra de João Barcelos, embaixador do iFood conhecido como João do Delivery, que trouxe uma fala inspiradora sobre sua trajetória de migração das entregas até ter seu próprio negócio.
Todo o evento foi conduzido por Sylmara Ramon, gerente de Inovação Educacional do iFood. Alimentar o futuro por meio da educação é um propósito nosso aqui no iFood e esta jornada de aprendizagem ajudou a desenvolver competências das áreas de comunicação, empreendedorismo, criatividade e marketing digital. Foi uma experiência de ensino formal, social e muito prática que terminou despertando novos sonhos e novas oportunidades de ganhos para os nossos parceiros entregadores”, afirmou Sylmara.
“Os parceiros do iFood são parte fundamental das nossas ações de Impacto Social. Como uma empresa de tecnologia, temos um papel no letramento digital, e olhamos, sobretudo, para a inclusão por meio da educação, oferecendo acesso, oportunidade e renda aos nossos parceiros”, complementa Fernando Martins, head de Impacto Social do iFood.
Após receberem toda essa bagagem de conhecimento, os entregadores e entregadoras foram desafiados a criar vídeos para redes sociais sobre segurança no trânsito, com gancho na campanha Maio Amarelo, que foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Ao longo do último mês, o iFood fez uma série de ativações voltadas aos seus parceiros para reforçar as mensagens da campanha, incluindo uma plataforma de gamificação com o humorista Igor Guimarães, entre outras. Para a atividade com o Instituto KondZilla, eles deveriam abordar em seus conteúdos os diferenciais do programa Delivery de Vantagens, que oferece aos parceiros do iFood um pacote que inclui seguro pessoal, assistência saúde, entre outras vantagens. Os três vencedores receberam smartphones, entre outros materiais do iFood, como jaquetas e bags.
Konrad Dantas, o KondZilla, participou da cerimônia de premiação e teve o prazer de anunciar o primeiro lugar, bastante emocionado com as histórias dos participantes. "Estou orgulhoso em poder somar com o iFood nessa iniciativa. Queria ressaltar a importância da educação como ferramenta para nos destacarmos e esse é um valor que o iFood também acredita. Estou muito feliz por ser uma gotinha dentro desse oceano de transformação e agradeço por poder fazer parte desse momento", comentou o empresário e mentor.
|
O primeiríssimo lugar no concurso ficou com o entregador Matheus Ferreira. "Eu sou apaixonado pelo iFood, mas sinto falta do teatro, onde atuei por 10 anos. E aqui eu tive a oportunidade de mostrar e ser reconhecido pelo meu talento. Agora, o céu é o limite e pretendo influenciar outras pessoas falando sobre segurança no trânsito, como fazia nos palcos".
Ao final da premiação, os 16 participantes receberam uma grande surpresa: todos foram contemplados com uma bolsa de estudos integral para curso superior na FAM - Faculdade das Américas.
Diego Barreto, VP de Finanças e Estratégia do iFood, comentou que acredita na construção de resultados por meio da união de forças. "O que queremos com essa ação é fomentar constantemente a possibilidade do entregador se desenvolver aqui dentro e, se um dia quiser sair, que seja melhor do que entrou". Para ele, a parceria com o Instituto KondZilla representa isso. "Não entendemos de tudo, mas junto com o Kond aproximamos nossos entregadores de pessoas extremamente talentosas e com conhecimento, o que nos ajuda a alcançar nosso resultado", completa.