Reviews bombs são uma forma de ataque digital que visa prejudicar a reputação e as vendas de um produto, serviço ou empresa, por meio de avaliações negativas e falsas na internet. Esse tipo de fraude pode afetar não só a imagem da marca, mas também a confiança dos consumidores e a rentabilidade do negócio.
O filme da “A Pequena Sereia”, foi alvo de críticas racistas por causa da escolha de Halle Bailey para interpretar Ariel. O filme tem uma nota média de 6.2 dos usuários, com 35% de avaliações negativas, e diversos sites de avaliação divulgaram alertas sobre a profusão de comentários negativos falsos, além de mudarem a forma de cálculo da nota geral do filme. Esse tipo de ataque também é comum no mercado de games: The Last of Us 2, eleito jogo do ano em 2020, recebeu mais de 68 mil análises negativas no agregador de notas, Metacritic, muitas delas sendo feitas no dia do seu lançamento. A obra foi vítima de ataques LGBTfóbicos por parte da comunidade por mostrar protagonistas lésbicas.
Existem diversas formas de se combater esse tipo de ação, geralmente relacionadas com a confirmação de identidade, ou seja, com a capacidade de verificar e garantir que quem está fazendo a avaliação é uma pessoa de verdade (ao invés de um robô), e que cada pessoa está deixando apenas uma avaliação.
Nessa linha, a BigDataCorp oferece um conjunto de ferramentas de validação de identidade, amplamente utilizadas no e-commerce em em pagamentos digitais, que utilizam algoritmos avançados de inteligência artificial e cruzamento de dados para confirmar que as interações são reais. As soluções vão da identificação de padrões indevidos de navegação até a escoragem de risco das interações digitais, possibilitando a sua aplicação no universo de avaliações online sem trazer fricção para os usuários legítimos.
Segundo Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, a aplicação dessas ferramentas no momento das avaliações é uma forma de proteger todos os interessados dos prejuízos causados. “Nós sabemos que essas avaliações indevidas podem afetar a credibilidade e a competitividade das empresas no mercado online. Nossa tecnologia é capaz de identificar e prevenir esse tipo de ataque, sem comprometer a experiência dos usuários”, afirma.
Para ter acesso às imagens em alta, clique aqui