A Udemy, empresa dedicada a melhorar vidas por meio do aprendizado online, acaba de divulgar o Q1 2023 Global Workplace Learning Index, um relatório que destaca as habilidades tecnológicas e comportamentais (também chamadas de power skills) que mais cresceram em demanda no primeiro trimestre de 2023. A Udemy analisa as habilidades que os profissionais estão aprendendo na sua plataforma Udemy Business, que conta com quase 14.400 clientes corporativos no mundo todo.
A habilidade que mais cresceu em consumo por parte dos profissionais no mundo todo no primeiro trimestre do ano em comparação com o último trimestre de 2022, como era de se esperar, foi o ChatGPT – com um aumento enorme de 4.419%.
A Udemy já oferece quase 800 cursos sobre ChatGPT, inclusive vários em português – e já tem mais de 1 milhão de alunos matriculados nesses cursos. É possível encontrar na plataforma cursos sobre ChatGPT em português para diversas áreas, como copywriting e marketing.
A power skill que mais cresceu no mesmo período foi ensino, com um aumento de 764%, o que mostra que as organizações reconhecem a necessidade de qualificar e requalificar os seus funcionários continuamente.
Para o Brasil, o tema que mais cresceu em consumo no mesmo período foi o framework para desenvolvimento de aplicações NestJS, com um aumento de 293%. Em segundo e terceiro lugares também ficaram habilidades relacionadas ao desenvolvimento – PHP, com um crescimento de 270%, e Test Frameworks, com um crescimento de 158%.
Segundo Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina, o interesse do brasileiro por desenvoldimento é perene. "Habilidades relacionadas ao desenvolvimento se destacam cada vez mais entre os profissionais brasileiros e isso se deve ao fato de que esse é um dos setores que mais crescem no país”, diz ele.
O relatório também destaca os temas mais consumidos por setor. Em manufatura, por exemplo, a habilidade que mais cresceu em consumo foi a Microsoft Power Platform, que inclui o Power BI, com um crescimento de 358%.
Para saber mais sobre o relatório e a metodologia utilizada, visite aqui.