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19/06/2023 às 15h39min - Atualizada em 20/06/2023 às 00h00min

Como posso ajudar? 4 dicas de como usar o WhatsApp Business para atender melhor os clientes

Empresa especialista em relacionamento digital orienta como usar ferramenta para estreitar a relação com o público

SALA DA NOTÍCIA Ubots
Freepik


Cerca de 59% dos brasileiros têm o WhatsApp na tela inicial dos seus smartphones e 53% da população abrem o aplicativo diversas vezes ao dia, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de Apps no Brasil, maio de 2023.

Ao longo dos anos a plataforma se tornou o canal de comunicação mais eficaz para os negócios. As empresas e cooperativas de crédito guiam a jornada do cliente, para uma experiência do consumidor mais completa e facilitada. Nesse cenário, a versão Business API do WhatsApp, ferramenta que permite que o app converse com outras soluções, como softwares de gestão e chatbots, ganha relevância.

 

“O WhatsApp Business API otimiza a comunicação das empresas com seus clientes, trazendo praticidade e assertividade nas estratégias de relacionamento. Com essa versão do app, os consumidores podem fazer uma compra em poucos cliques, solucionar problemas, tirar dúvidas e acompanhar suas entregas, por exemplo, recebendo um atendimento centralizado, rápido e prático. Para as empresas, há facilidades, como mensagens automatizadas e gestão centralizada, agilizando a solução de problemas e aumentando a satisfação dos clientes”, explica Rafael Souza, CEO da Ubots - startup especializada em soluções de relacionamento digital e inteligência artificial.

 

Para potencializar os resultados do negócio ao usar o aplicativo, o executivo traz cinco dicas:

 

Aprimore as relações

É fundamental trazer mais rapidez e qualidade ao atendimento do cliente e isso fica mais fácil com a API do WhatsApp Business. “É possível, por exemplo, enviar notificações ao cliente que não sejam promocionais, como alertas sobre o transporte e a entrega de produtos. São pequenos cuidados que agregam valor ao relacionamento e aumentam a satisfação e a fidelização”, aponta Souza.

 

O CEO orienta ainda que, para ter melhores resultados com o uso do app, as empresas devem usar uma linguagem simples e oferecer atalhos durante o atendimento. “O objetivo final deve sempre ser descomplicar a vida do cliente, tornando sua experiência mais fácil e, portanto, positiva. Quanto menor for o tempo de atendimento e de solução de suas dúvidas ou problemas, maior será a satisfação”.

 

Centralize o atendimento

As etapas de atendimento podem ser centralizadas no WhatsApp, o que costuma ser visto como conveniente pelo cliente, já que é um canal ao qual ele está acostumado a usar e faz isso com frequência em sua vida pessoal.

 

“Isso gera uma comunicação sem barreiras para o consumidor. Ele já é habituado a usar o WhatsApp em sua vida e não encontrará dificuldade em acessar esse canal para tirar suas dúvidas e apresentar suas demandas. Com isso, melhora também a imagem do negócio, que demonstra sua disponibilidade e acessibilidade para dar suporte ao público de maneira prática e rápida”, comenta Souza.

 

Invista na fidelização

O WhatsApp Business API tem recursos que permitem às empresas entender melhor o perfil do público, suas necessidades e, assim, planejar melhor serviços, produtos e promoções.

 

“Essa proximidade com os consumidores e a integração que a API propicia entre o WhatsApp e outras ferramentas usadas no negócio fornecem dados valiosos para a definição de estratégias de relacionamento e facilitam o processo de fidelização”, afirma o executivo. 

 

Utilize chatbots 

Com a API, é possível melhorar o atendimento usando chatbots – softwares que simulam a conversação humana e se tornaram grandes aliados para estreitar o relacionamento com os clientes. Os chatbots podem ser usados em atendimentos híbridos – que mesclam mensagens automatizadas e personalizadas com atendimento humano – e a solução traz redução de custos e aumento na satisfação.

 

Sobre a Ubots

A Ubots é especialista em soluções de relacionamento digital, por meio do uso de inteligência artificial. A startup utiliza uma plataforma própria desenhada para diversos cenários de atendimento, tanto para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido. Desde 2016 no mercado, recebeu importantes premiações, entre elas: Ranking Exame Negócios em Expansão 2022, Sebrae Like a Boss, ABComm, TOP1 Customer Service, TOP Raking Empreendedorismo Negro e Capital Empreendedor. Além disso, a Ubots já participou de programas de aceleração, como: Google for Startups, Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil, WesterWelle Foundation e Cubo do Itaú.


 
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