O mundo digital é muito influente nos dias de hoje, e quando pensamos nas maneiras que as empresas precisam se posicionar para conseguir mais alcance e relevância no meio, os afiliados digitais são excelentes alternativas para expandir o negócio.
Sejam eles ligados ao mesmo negócio, uma empresa contratada ou influenciadores digitais com grande alcance, essa é uma das ferramentas do marketing digital que as empresas mais conseguem se beneficiar de diversas formas.
Com isso em mente, o texto de hoje abordará o que são os afiliados digitais e qual a sua importância para o seu negócio, mostrando quais as vantagens e benefícios de sua utilização, assim como dicas de como aplicar na sua organização.
Desde uma empresa de pinturas até mesmo grandes empresas logísticas, todas em algum nível precisam investir em marketing digital para promover seus produtos e serviços, conseguindo mais alcance e engajamento em suas estratégias e práticas de mercado.
Isso se reflete de diversas maneiras dentro do planejamento da empresa, desde o lucro que ela pode conseguir com esse conjunto de práticas, até mesmo a sua presença digital e a forma como os usuários enxergam e interagem com a sua empresa.
Isso gera várias oportunidades, seja para a empresa que utiliza sistemas de automação industrial ou para aquelas que utilizam outros sistemas, a afiliação digital abre portas tanto para o negócio em si quanto para um relacionamento com outras figuras importantes.
Em outras palavras, com o afiliado digital, torna- se ainda mais possível que a empresa consiga chamar o negócio de seu, tanto porque de fato ela está investindo para que ele cresça quanto pelo número de pessoas que associam os afiliados a sua marca.
Outro detalhe importante e que precisa ser mencionado é o fato de existirem diversos programas para afiliados digitais que auxiliam no marketing, sem mencionar propostas feitas pela sua própria empresa, mesmo que o foco da marca seja a comercialização de sistema de gestão imobiliária.
Com isso em mente, os tópicos a seguir explorarão um pouco mais sobre o conceito dos afiliados digitais, assim como sua importância no mercado e benefícios de sua utilização. Sem mais delongas, confira!
De forma simples e direta, os afiliados digitais são pessoas ou um grupo delas, como uma empresa, que produzem conteúdo continuamente e divulgam produtos relacionados ou não ao que é feito em redes sociais, blogs e outros canais de comunicação.
O interessante é que o produto ou serviço pode ser, literalmente, qualquer um, desde capa térmica para piscina sob medida até mesmo um serviço de tecnologia, como backups de arquivos através da nuvem. Tudo dependerá do produto, da empresa e do acordo entre o afiliado e a marca.
Normalmente, o afiliado é recompensado com comissões baseadas em critérios preestabelecidos em contrato, como valores a cada número X de cliques em um link, ou comissões maiores para cada número de vendas feitas com um código, por exemplo.
Com isso, diversos benefícios podem ser adquiridos, por exemplo:
Isso pode impactar diversos setores dentro de uma organização, desde a gestão de frota de veículos até mesmo a maneira como o marketing trabalha. Em outras palavras, os afiliados acabam impactando toda a empresa, assim, se a estratégia funciona, é mais lucro para a organização.
Uma campanha bem sucedida que traz bons resultados pode refletir em aprimoramento para diversos outros setores, afinal, com mais dinheiro, maiores podem ser os investimentos em melhorias para a organização.
Porém, é preciso tomar cuidado e escolher a dedo os afiliados digitais que farão parte da promoção de algum produto ou serviço e, embora não seja uma regra, sempre é melhor utilizar de afiliados que tenham alguma relação com o que é comercializado pela sua empresa.
Ou seja, pensemos que a sua marca tem foco completo na venda e comercialização de impressão digital a laser.
Desse modo, afiliados que falam muito sobre tecnologia ou até mesmo sobre impressão, podendo até ter ligação com papelarias, são ótimos para melhorar a imagem da sua empresa e aumentar a confiabilidade dos usuários.
Porém, às vezes chamar um influenciador que tem mais visibilidade no momento também pode funcionar e muito, principalmente por trazer um público novo que provavelmente não conhece a sua marca. Tudo dependerá da estratégia e dos recursos da sua empresa.
Seja uma empresa que oferece serviços de manutenção de climatizador para fábricas ou um e-commerce focado na venda de dispositivos móveis, chegou o momento de entender um pouco melhor como escolher os seus afiliados digitais.
Portanto, os tópicos a seguir possuem algumas informações valiosas sobre como fazer isso e aproveitar ao máximo dessa estratégia, mostrando como pode ser benéfica e vantajosa para o seu negócio.
Foi mencionado rapidamente, mas sempre é bom realçar mais uma vez. Seu produto ou serviço possui uma certa temática pela qual seus clientes e leads gostam e se interessam, portanto, seu afiliado pode ou não ter relação com essa temática.
Por exemplo, um afiliado que ajuda a propagar o conteúdo e já produz vídeos e postagens de viagens ao mundo se daria muito melhor com uma agência de turismo, por exemplo, do que com uma metalúrgica.
Claro que é possível aproveitar de uma febre momentânea para promover os produtos e pode dar certo, mas tenha em mente que para isso serão necessários mais gastos e recursos. Portanto, conhecer o seu produto e o afiliado é essencial.
Para uma maior efetividade da promoção de seus produtos e serviços, é necessário reuniões constantes com seus afiliados para alinhar a expectativa de ambos e garantir que o negócio seja produtivo e lucrativo para as partes.
A atualização não só faz com que ambos saibam e não percam o foco do trabalho , que é promover o produto e converter leads, mesmo que seja um aquecedor a gás digital, mas também aumenta a autoridade do afiliado e marca ainda mais a sua presença no meio.
Em outras palavras, uma boa parceria e atualização constante com seu afiliado ajuda na construção de um perfil que expande o alcance da marca e também agrega muito valor a ela e, consequentemente, para o afiliado.
Para cobrar um certo desempenho dos seus afiliados e garantir tanto a segurança da sua empresa e do investimento que ela está realizando, como também saber onde ele está acertando ou errando, é preciso ter critérios bem estabelecidos.
Algumas métricas são essenciais para medir tal desempenho e, sem elas, não se tem muito no que basear suas dúvidas ou reclamações. Claro, é um investimento que está sendo feito com o afiliado e ele deve bater metas, mas é necessário bons argumentos para cobrá-lo e incentivá-lo.
Chamar a atenção do público e garantir que eles acessem, comprem ou compartilhem um conteúdo específico é muito difícil, principalmente na era digital onde a todo momento as coisas deixam de ter importância, pois outro produto ou serviço chamou a atenção do lead.
Para isso, o afiliado deve ser criativo e bastante sagaz para não perder boas oportunidades e conseguir melhor divulgar o seu produto, fazendo com que a relação de ambos fique ainda mais estabelecida e gere ainda mais frutos para a sua organização.
Criatividade é a chave tanto para criação de conteúdo de qualidade quanto para aproveitar o que os próprios leads, concorrentes e o mercado em si têm a oferecer, sendo um excelente padrão a ser buscado e incentivado aos afiliados, ajudando a sua empresa a escolher aquele que melhor reflete o seu jeito.
Outra dica fundamental para escolher o melhor afiliado para o seu negócio é aproveitar daqueles que sabem utilizar muito bem o SEO, pois além da sua empresa trabalhando com o marketing, o afiliado aumentando o alcance, o próprio Google trabalhará para você de forma indireta.
Para isso, é importante ter um certo padrão de promoção assim como utilização de palavras-chave interessantes, sem mencionar em um direcionamento para não ferir as diretrizes da plataforma utilizada.
O texto de hoje abordou o que são os afiliados digitais e como eles podem ser muito bem utilizados em suas estratégias de negócios de modo a aumentar o alcance, autoridade e desenvolvimento da marca, assim como gerar mais leads e melhorar a taxa de conversão.
Claro que será necessário todo um planejamento de como fazer isso de forma efetiva e melhor aproveitamento dos afiliados, mas pense que eles são como uma extensão da empresa que, junto a ela, trabalham para que todos consigam ascender no meio digital.
Busque deixar a essência de sua marca em todo o processo e utilize os afiliados como grandes parceiros, criando um relacionamento saudável e mútuo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.