Investir em um celular com bateria durável e câmera de boa qualidade é indispensável para boa parte dos consumidores, mas poucos dão a mesma atenção à segurança do aparelho. Com tantas informações pessoais disponíveis ao toque de um botão - como dados bancários, documentos e fotos particulares -, a segurança deve ser igualmente priorizada na hora de comprar um smartphone. Confira algumas dicas para escolher um aparelho e como manter a segurança no dia a dia:
Atualizações recorrentes
Procurar por um fabricante que tenha preocupação em atualizar seus aparelhos é o primeiro passo na hora de garantir um smartphone seguro. Esse é o caso dos celulares Nokia, que estão sempre recebendo atualizações.
O Nokia C30, lançado neste ano no Brasil, conta com updates de segurança e software mensais, além de funcionar com desbloqueio por impressão digital ou facial. O Nokia G50, aparelho da marca que já está pronto para a rede 5G, inclui dois anos de atualizações de segurança.
Sistema operacional
O Nokia C30 e o Nokia G50 rodam com o sistema operacional Android™ 11, o que oferece um desempenho 20% mais rápido ao smartphone. O Android™ 11 conta com correções de segurança e privacidade da mesma forma que os aplicativos obtêm atualizações no Google Play. E as atualizações mensais dos telefones Nokia garantem as mais recentes proteções de segurança.
Aplicativos confiáveis
Fazer download de aplicativos mal intencionados facilita a exposição a hackers e, consequentemente, ao acesso de dados pessoais. Antes de baixar qualquer aplicativo, é importante conferir a popularidade dele - incluindo se ele é recomendado pela própria play store -, as avaliações dos usuários e se o app foi atualizado recentemente. Também é importante só baixar aplicativos de lojas oficiais, como Google Play.