MENU

25/05/2022 às 14h35min - Atualizada em 26/05/2022 às 00h01min

Paraná mais verde

Aplicativo auxilia poder público e população na preservação do meio ambiente

SALA DA NOTÍCIA DIX Conteúdo e Relacionamento

O aplicativo Paraná Mais Verde já está no ar para empresas e moradores de todo estado que querem um planeta mais arborizado e sustentável. Desenvolvido pela Codex para o governo do Estado do Paraná, a solução digital facilita o acesso de pessoas e empresas aos 19 viveiros do estado para solicitação gratuita de mudas de plantas nativas, impulsionando a Agenda Verde do governo. A gestão é feita pelo Instituto Água e Terra (IAT), da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que monitora o cultivo, a retirada e a finalidade do plantio. As mudas podem ser utilizadas para arborização urbana, revitalização de áreas comunitárias, ações ambientais coletivas, projetos de pesquisa, reflorestamento e ainda para compensação compulsória. Para pessoas físicas, o limite é de 100 mudas por ano e o pedido é aprovado automaticamente, gerando um QR Code para retirada no viveiro selecionado. Empresas podem ir além das 100 mudas, mas a aprovação depende de análise técnica ambiental.
 
A solução da Codex também conta com um espaço para compartilhamento de fotos e status das mudas plantadas, fomentando uma comunidade cada vez mais consciente e engajada com a preservação do meio ambiente. No módulo Conheça a Espécie, o usuário tem acesso a uma lista com cerca de 100 plantas nativas cultivadas nos viveiros do estado, auxiliando o público na escolha das mudas de acordo com a finalidade e região. Enquanto no módulo Detetives da Natureza, a ONG iNaturalist ajuda na identificação de milhares de outras espécies, com envio de fotos.

 
“A tecnologia é uma grande aliada do meio ambiente e esta é apenas uma das soluções que a Codex oferece para auxiliar o Poder Público na implementação de suas iniciativas ambientais. Com o aplicativo  Paraná Mais Verde, o IAT consegue auxiliar os cidadãos na escolha das espécies mais adequadas para plantio e monitorar o cultivo das mudas nativas, garantindo a preservação da flora regional” afirma Luiz Marchiori, diretor executivo de Meio Ambiente e Governo da Codex.
 
Sobre a Codex
A Codex é uma empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados para melhor tomada de decisões organizacionais. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a otimização de oportunidades de negócio por meio da tecnologia, da inovação e da transformação digital, a Codex atua em setores estruturais da economia do país, como Geotecnologia, Meio Ambiente, ESG, Energia e Saneamento, atendendo ao setor público e privado. Com experiência de mais de 30 anos, a Codex possui 200 colaboradores e atua em todo o país com seus cinco escritórios em São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de uma sede internacional em Houston, nos Estados Unidos. A Codex é uma empresa do Grupo Imagem, companhia brasileira que representa no país a Esri, líder global do mercado de Sistema de Informações Geográficas (GIS).
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp