MENU

27/05/2022 às 11h23min - Atualizada em 29/05/2022 às 00h00min

Banco digital adotou estratégia de monitoramento para ter visibilidade de ponta a ponta nas transações digitais

Inter utilizou os serviços da Yssy e SolarWinds para se antecipar a qualquer tipo de contratempo na rede e manter um ambiente de alta performance e disponibilidade

SALA DA NOTÍCIA Henrique Aragão
Yssy

A transformação digital nas empresas facilita processos de tomada de decisão, atividades mecânicas e ainda melhora a comunicação quando falamos de tecnologias cloud, pela acessibilidade em tempo real.

O relacionamento entre o Banco Inter e a Yssy começou em 2020. O Banco tinha desafios de visibilidade de rede e de monitoramento de sua infraestrutura, não só pelo seu crescimento exponencial, mas também para eliminar os acionamentos feitos, tanto pelos seus correntistas, quanto por áreas internas da própria instituição, relacionadas à lentidão e até à interrupção dos serviços. A solução anterior, usada pelo Inter, não gerava relatórios satisfatórios que identificassem os gargalos na operação.
 

Alex Camargo, chief digital officer (CDO) da Yssy, relata que “Junto com o pessoal do Inter, entendemos que as soluções da SolarWinds como: Network Performance Monitor (NPM), Network Traffic Analyzer (NTA) entre outras eram as melhores soluções do mercado para trazer toda essa visibilidade do ambiente. Além disso, era necessário ganhar previsibilidade, que possibilitaria a identificação de problemas antes que eles ocorressem, automatizando as ações de correção, sem a necessidade de interferência humana.”.
 

A solução core da SolarWinds, NPM, monitora a performance e disponibilidade de todos os componentes da infraestrutura de uma empresa, tudo que tiver IP e estiver conectado na rede terá sua performance monitorada. Essas medidas colaboraram para que o banco tivesse seus lucros aumentados em 83,6% nos anos seguintes.

Alex relembra que o grande desafio desse projeto para a Yssy e para o banco Inter era não só trazer visibilidade e eficiência operacional dentro de troubleshooting, mas trazer uma visibilidade preditiva. “O Inter entendeu o valor que a ferramenta agregava em conjunto com os serviços da Yssy, porque a tecnologia por si só não anda sozinha, precisa de um parceiro qualificado, certificado, muito bem monitorado tecnicamente.”

 

Em dois dias a solução da SolarWinds conseguiu produzir vários indicadores e reports através das métricas coletadas, assim prevendo quando iria acontecer um problema, quando um equipamento estaria prestes a se tornar sobressalente ou se estaria no topo da utilização de recursos, dentre de alguns dias, semanas ou meses.

 

Marcus Ferreira, senior network specialist do Banco Inter, comenta que a segurança passada pela equipe Yssy foi determinante para o sucesso da parceria. “Vimos, desde o início, que eles realmente eram capacitados para nos atender e decidimos fazer uma Prova de Conceito (POC) e experimentar a ferramenta indicada. E foi surpreendente, porque com dois dias a gente já tinha disponibilizado para eles o ambiente que eles precisavam para rodar a solução e já no primeiro dia fizemos uma descoberta na nossa rede e conseguimos pegar todos os equipamentos que seriam monitorados e no segundo dia já estávamos criando triggers e recebendo alertas”.

 

O senior network specialist complementa: “Veio a calhar que, nesse período, o PIX estava entrando em produção, então foi um ganho muito grande, porque era um desafio manter um ambiente de alta performance e disponibilidade, 24/7, com a operação bancária mudando completamente sua característica”.

 

O software NPM da SolarWinds monitora a disponibilidade e performance dos elementos de infraestrutura em tempo real. Com uma feature poderosa chamada Netpath, o NPM faz uma análise detalhada e profunda, salto a salto, desde a origem até o destino do tráfego. Foi exatamente essa feature que trouxe um valor muito grande para o Inter, permitindo a visibilidade dos serviços de terceiros, isolando assim possíveis problemas, garantindo assim uma atuação preditiva dos times de engenharia do Inter.

Sobre a Yssy

A Yssy é líder na implantação de tecnologias de ponta, levando conectividade e transformação digital para seus parceiros. Suas soluções, interações e projetos são arquitetados de forma segura e sustentável. Agregando serviços e mobilidade, a empresa atende mais de 5.000 organizações pelo Brasil, além de possuir mais de 100 parceiros.


Agora a YSSY quer se posicionar no mercado como maior plataforma de tecnologia do Brasil. Nessa caminhada, conta com a parceria da SolarWinds, empresa estadunidense que desenvolve softwares que auxiliam as organizações no gerenciamento de suas redes, sistemas e infraestrutura de tecnologia da informação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp