MENU

03/06/2022 às 11h25min - Atualizada em 05/06/2022 às 00h00min

Fujifilm apresenta novo portfólio de lentes e câmera da linha X Series

Para fotos em alta resolução acesse: https://bit.ly/3taQuyG

SALA DA NOTÍCIA A4&holofote
www.fujifilmholdings.com

Divulgação Fujifilm
Líder mundial em imagem e informação, a Fujifilm amplia seu portfólio de câmeras e lentes da linha X Series e anuncia o lançamento de três novos equipamentos, a câmera digital mirrorless FUJIFILM X-H2S, que oferece o melhor desempenho em imagens e vídeos na história da X Series; a lente zoom super telefoto FUJINON XF150-600mmF5.6-8 R LM OIS WR, que oferece qualidade de imagem premium, design leve e velocidade excepcional; e a FUJINON XF18-120mmF4 LM PZ WR, lente zoom versátil e híbrida, com  mecanismo de controle de acionamento totalmente elétrico, que atende a todas as situações em ambiente e vídeos.

Desde 2012, quando criou a X Series, a Fujifilm tem apresentado ativa e continuamente novas câmeras digitais e lentes intercambiáveis. “Nosso principal objetivo é reforçar a versatilidade e a qualidade da linha, e oferecer ainda uma cobertura abrangente em distâncias focais para os mais distintos cenários e temas. Continuaremos aprimorando nossa programação de roadmap para atender às diversas necessidades dos usuários e ampliar seu prazer em fotografar e filmar”, ressalta Emerson Stein, Diretor Divisão Imagem e Gráfica da Fujifilm no Brasil.

Revolucionários os novos equipamentos foram apresentados durante teleconferência realizada nesta terça-feira (31/05) no Japão, e devem ser comercializados na Ásia e na Europa a partir de junho. O mercado brasileiro poderá conferir as novidades entre julho e setembro de 2022.

FUJIFILM X-H2S
O maior desempenho em imagens e vídeos na história da X Series


Emblemática, a nova câmera digital mirrorless X-H2S oferece o melhor desempenho em imagens e vídeos na história da X Series. Esta façanha é possível graças ao uso do X-Trans TM CMOS 5 HS[1], novo Stacked sensor retro iluminado de 26,16MP, capaz de ler sinais quatro vezes mais rápido que o modelo anterior[2], e ao X-Processor 5 de alta velocidade, que ostenta o dobro da velocidade de processamento em comparação ao modelo anterior[3].

A X-H2S possui um modo de disparo de até 40 quadros por segundo com shutter eletrônico, e oferece tecnologia AF de reconhecimento de assunto recém-desenvolvida, podendo filmar vídeos 6.2K/30P e 4K/120P. O equipamento conta ainda com estabilização de imagem do corpo de cinco eixos, que oferece até 7,0 Stop[4]; corpo de magnésio altamente robusto e leve; hardware que incorpora excelente operabilidade e extensas opções de interface, incluindo o novo slot para um cartão CFexpressTM Tipo B[5]; e um transmissor de arquivo opcional (vendido separadamente).

Versátil, a nova câmera atende às diversas necessidades de fotógrafos profissionais e cinegrafistas em ambos os quadros e vídeos em categorias como fotografia esportiva, fotografia de aves e trabalho solo em qualquer tipo de local.

Dispositivos revolucionários

Em 2012, a Fujifilm lançou a câmera digital mirrorless "FUJIFILM X-Pro1" com sensor de imagem e processador desenvolvidos internamente. Desde então, a empresa investiu fortemente na evolução da X Series, sempre em busca de qualidade avançada de imagem e portabilidade, e lançou, ao longo da última década, quatro gerações de dispositivos para a linha. Com o lançamento global da X-H2S, a X Series anuncia também a chegada da quinta geração de dispositivos, e apresenta o sensor de imagem X-TransTM CMOS 5 HS e o processador X-Processor 5.


Com alto poder e velocidade de captação, o novo sensor de imagem X-Trans™ CMOS 5 HS, de 26,16MP, herda o dispositivo retro iluminado de seu antecessor e adota uma estrutura de camadas para se tornar o primeiro sensor APS-C empilhado (Stacked Sensor) capaz de quadruplicar a velocidade de leitura em comparação ao modelo atual. O X-Trans™ CMOS 5 HS tem alto desempenho, incluindo até 40fps; modo de disparo sem blackout[6] e taxa de AF significativamente alta durante o disparo contínuo. Quanto ao desempenho do vídeo, há uma variedade de opções de gravação 3:2 com sensor completo de 6,2K 30P, que inclui 4:2:2 interno de 10 bitsApple ProRes.

O novo processador X-Processor 5 tem o dobro da velocidade de processamento em comparação ao modelo atual, além de apresentar importantes aprimoramentos na resolução de imagem com baixa sensibilidade ISO e ruído reduzido em alta sensibilidade ISO, ao mesmo tempo em que fornece uma precisão AF significativamente ampla e velocidade. Em vídeo, o processador permite filmar 4:2:2 10bit em 6.2K/30P e 4K/120P, e suporta uma ampla variedade de codecs, incluindo a Apple ProRes 422 HQ[7]. Com consumo de energia reduzido, o novo processador estende o tempo máximo de gravação de vídeo, e suporta um cartão de memória CFexpressTM Tipo B.

“O uso dos novos dispositivos e o algoritmo melhorado para AF levaram a um grande aumento na capacidade da câmera de rastrear um assunto em movimento e foco automático com precisão na Zona AF ou em condições de baixo contraste. Isso significa que um assunto que continua em movimento pode ser acompanhado com precisão, como atletas ou animais selvagens, por exemplo”, explica Stein.

Fazendo pleno uso da capacidade dos dispositivos, a nova X-H2S oferece vantagens substanciais de desempenho:

 
  1. Melhor capacidade de rastrear um assunto em movimento na história da X Series para capturar oportunidades de fotos decisivas: O novo sensor de imagem tem velocidade de leitura de sinal cerca de 4 vezes mais rápido do que o modelo atual para alcançar disparo contínuo sem blackout de até 40 quadros por segundo. A câmera controla pixels de detecção de fase independentemente da exibição de imagens durante o modo de burst. Isso triplica o número de cálculos em informações de detecção de fase do modelo atual[8], e permite o foco de alta velocidade mesmo durante a filmagem contínua de alta velocidade de 40 quadros por segundo.

O EVF utiliza um painel de 5,76 milhões de ponto de alta resolução com a ampliação de 0,8x. O visor liso com a taxa de quadros de aproximadamente 120 fps também oferece melhor visibilidade graças à forte supressão do paralaxe e distorção que ocorrem quando uma posição ocular é deslocada ao usar o visor, permitindo assim um rastreamento preciso dos movimentos do sujeito.
 
  1. Desempenho de AF substancialmente evoluído com o uso de novos dispositivos e algoritmo aprimorado: O novo processador de imagem possui uma função AF de detecção de objetos, desenvolvida com a tecnologia Deep Learning, que detecta e rastreia automaticamente não só o rosto/olhos humanos, mas também animais, pássaros, carros, motocicletas, bicicletas, aviões e trens para manter o foco automático. Os usuários podem se concentrar em oportunidades de obturador e enquadramento, já que a câmera pode manter um assunto direcionado em foco constantemente.
 
  1. Desempenho de vídeo aprimorado para atender a diversas necessidades: Os novos dispositivos permitem salvar vídeo de 4:2:2 10bits em 6.2K/30P internamente, gravando vídeo de alta definição enquanto retém extensas informações de cores. A câmera também suporta filmar vídeos 4K/120P de alta velocidade para que uma ação de momento rápido possa ser apresentada em câmera lenta suave com detalhes finos.

A X-H2S suporta três codecs Apple ProRes (ProRes 422 HQ, ProRes 422 e ProRes 422 LT). Ao gravar ProRes, ela também suporta gravação ProRes 422 Proxy, simplificando o fluxo de trabalho das filmagens para a produção e post.

O desempenho da AF para gravação de vídeo foi aprimorado. A câmera suporta a função AF+MF no modo de vídeo, e oferece a função AF de detecção de assunto também durante as filmagens de vídeo, rastreando um assunto em movimento rápido tanto em imagens quanto em vídeos. Outra novidade é o recurso F-Log2 com alcance dinâmico expandido até 14+ Stops. O alcance dinâmico maior do que o atual F-log amplia o potencial de pós-produção.

 
  1. Hardware, design e operabilidade para ajudar a experiência dos usuários: A X-H2S possui um novo mecanismo de estabilização de imagem no corpo de cinco eixos que oferece até 7,0 stops, vantagem possível graças ao novo processador e à uma nova função de controle de sensoriamento. Os usuários podem optar confortavelmente por segurar a câmera para filmagens em movimento, como esportes ou em condições de baixa luz, como a paisagem noturna.

 A nova câmera herda as características de design populares do X-H1, como uma incrível empunhadura que funciona bem com lentes grandes, um display LCD no painel superior para os usuários verificarem as configurações a qualquer momento, e corpo de câmera altamente robusto que resiste ao uso profissional pesado.

Além disso, o feedback dos usuários da X Series foi considerado e possibilitou diversas melhorias na operabilidade do equipamento como ajuste na sensação operacional do botão do obturador; aprimoração do design da empunhadura para tornar ainda mais fácil de segurar ao usar uma lente de maior distância foca ; adição de um botão autônomo de gravação de vídeo; melhor operabilidade com botões e mostradores; ampliação da durabilidade do obturador; slots de cartão de memória dupla suportando cartões CFexpressTM Tipo B end SD; entre outros pontos adotados para garantir a melhor experiência possível aos usuários.

“Ao criar a X-H2S, reunimos e aprimoramos as melhores características dos modelos anteriores, somados a ajustes e melhorias indicados por nossos consumidores no desenvolvimento de um equipamento revolucionário, que une o que há de melhor em termos de tecnologia, operabilidade, leveza, robustez e praticidade, sem abrir mão do design. Temos certeza de que os profissionais do vídeo e da fotografia alcançarão resultados inigualáveis com este equipamento”, ressalta Stein.


FUJINON XF150-600mmF5.6-8 R LM OIS WR
Zoom super telefoto que oferece qualidade de imagem premium, design leve e velocidade excecional

A nova lente FUJINON Lens XF150-600mmF5.6-8 R LM OIS WR (XF150-600mmF5.6-8 R LM OIS WR) se junta à extensa linha de lentes XF intercambiáveis projetadas para a linha X Series e traz capacidade super telefoto para o bocal X-Mount, além de oferecer qualidade de imagem premium, design leve e velocidade excepcional. Ela cobre a maior distância focal da linha Fujifilm, desde a telefoto de 150mm até a super telefoto de 600mm (equivalente a 229mm – 914mm no formato de filme de 35mm), tornando-a uma escolha perfeita para vida selvagem, pássaros e fotografia esportiva.

Composta por 24 elementos de lente em 17 grupos, incluindo três elementos ED e quatro elementos Super ED, a XF150-600mmF5.6-8 R LM OIS WR suprime completamente a aberração cromática axial, tipicamente vista em lentes super telefoto, e oferece um alto nível de desempenho de resolução de imagens borda a borda em toda a faixa de zoom.

Projetada para ser leve, a XF150-600mmF5.6-8 R LM OIS WR pesa apenas 1605g e tem mudança mínima na distribuição de peso para uma aderência estável com carga reduzida. Uma liga de magnésio é usada para o quadro base interno que suporta a estrutura da lente, mantendo o peso baixo e o tornando robusto ao mesmo tempo.

O corpo da lente foi desenvolvido em prata fosca para mitigar seu aumento de temperatura durante a operação. Isso reduz o risco de aquecimento da lente mesmo em ambientes de temperatura extrema, dando aos usuários mais tranquilidade e segurança. O barril de lente é selado em 19 locais para garantir a resistência à poeira e ao clima.

O sistema AF rápido, impulsionado pelo motor linear, atinge um foco perfeito de forma rápida e precisa mesmo na faixa super telefoto, onde o foco é difícil devido a uma profundidade de campo rasa, garantindo assim capturar uma oportunidade de foto decisiva.

A XF150-600mmF5.6-8 R LM OIS WR possui um sistema de sensoriamento e controle de alta precisão para fornecer um mecanismo de estabilização óptica de imagem de cinco paradas[9], um dos mais fortes para zooms super telefoto, tornando mais fácil do que nunca filmar na faixa super telefoto, mais suscetível ao shake da câmera.

A função Focus Preset é utilizada para que a lente se lembre do foco para um local pré-definido com o botão SET[10]. O Focus Limiter é outro recurso, permitindo que os usuários restrinjam a gama AF da lente. Isso pode efetivamente encurtar o tempo de AF ao fotografar um assunto que está a 5 metros de distância ou mais. “Desta forma, os usuários podem continuar filmando sem ter que reajustar o foco em um assunto direcionado”, conta Emerson.


FUJINON XF18-120mmF4 LM PZ WR
Lente híbrida com um mecanismo de controle de acionamento totalmente elétrico

Outra novidade para o portifólio de lentes XF intercambiáveis da X Series é a nova FUJINON Lens XF18-120mmF4 LM PZ WR (XF18-120mmF4 LM PZ WR), uma lente zoom versátil que atende a todas as situações em ambiente e vídeos.

A XF18-120mmF4 LM PZ WR é uma lente de zoom de potência que cobre distâncias focais de 18mm na extremidade grande angular até 120mm na extremidade telefoto (equivalente a 27mm – 183mm no formato de filme de 35mm). Ele oferece a abertura máxima constante de F4.0 em toda a gama, e taxa máxima de ampliação de x0.2 para capturar close-up shots. A lente única acomoda uma grande variedade de situações fotográficas, incluindo fotografia de paisagem em grande angular, retrato aberto em F4 na extremidade telefoto para produzir fundo lindamente desfocado, e fotos de close-up de flores e outras plantas na proporção máxima de ampliação de x0.2.

A lente usa o sistema Inner Focus, que impulsiona o grupo de lentes de foco compacto e leve com o motor linear. O design compacto do grupo de lentes focais facilita a precisão do AF em aproximadamente 0,02 segundos[11], garantindo que os usuários não percam uma oportunidade de foto decisiva.

O controle da unidade de abertura foi atualizado para suprimir com sucesso a mudança de exposição vinculada a ajustes de abertura. Quando o nível de luminosidade muda, a abertura transita suavemente para que os usuários possam filmar confortavelmente uma cena com uma rápida mudança de brilho.

A XF18-120mmF4 LM PZ WR é perfeita também para vídeo, pois suprime a mudança no ângulo de visão durante o foco e a mudança do eixo óptico durante o zoom. Os usuários podem ampliar e se concentrar com tranquilidade durante as filmagens de vídeo, facilitando assim a produção de vídeo de qualidade premium. Além dos anéis regulares de zoom e foco, a lente é equipada com recursos adicionais de vídeo, ou seja, um anel de controle de zoom/foco variável e um botão de zoom para zoom constante.
Quando combinada com a câmera X-H2S e o acessório opcional "FT-XH", esta lente pode ser usada para filmar remotamente. Os equipamentos são controlados on-line em um navegador, o que permite a filmagem por meio de várias câmeras, uma solução perfeita para situações em que há pouca disponibilidade de profissionais.

Versátil, a XF18-120mmF4 LM PZ WR possibilita uma experiência de filmagem híbrida, capaz de capturar qualquer cena em imagens e vídeos

A lente foi desenvolvida em colaboração com os engenheiros e especialistas responsáveis pelo design da FUJINON Broadcast e Cinema da Fujifilm, a lente FUJINON XF18-120mmF4 LM PZ WR traz recursos centrados em vídeo, compacta, resistente às intempéries, lente ideal para equipes menores e independentes e entusiastas do cinema.

 


[1] X-Trans TM é uma marca comercial ou registrada da FUJIFILM Corporation
[2] Em comparação com o X-Trans TM CMOS4, transportado nos modelos atuais de câmera
[3] Em comparação com o X-Professor 4, transportado nos modelos atuais de câmera
[4] Quando montado com a lente FUJINON XF35mmF1.4 R
[5] CFexpress™ é uma marca comercial ou registrada da Associação CompactFlash
[6] Tiro contínuo de alta velocidade livre do visor apagando, impedindo que os usuários vejam o assunto – função disponível somente quando se usa o obturador eletrônico
[7] Apple ProRes é uma marca comercial da Apple Inc., registrada nos Estados Unidos e em outros países
[8] Câmera digital sem espelho "FUJIFILM X-T4"
[9] Compatível com CIPA em instruções de pitch /yaw

[10] O firmware da câmera deve ser atualizado para ativar a função Focus Preset e o botão Focus Control. A atualização será lançada mais tarde para o FUJIFILM X-T4, FUJIFILM X-T 3 e FUJIFILM X-S10.
[11] Utilizando um método de medição interna compatível com as Diretrizes CIPA, quando montado na câmera digital sem espelho "FUJIFILM X-T4" com detecção de fase FA ativado e o Modo de Alto Desempenho ligado
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp