Quem acompanha as novidades sobre tecnologia, certamente, já ouviu falar muito em realidade aumentada, cada vez mais presente nos dias de hoje. Mas você sabe o que realidade aumentada significa?
Com tantas novidades tecnológicas, realmente, às vezes fica até difícil acompanhar, porém, a Realidade Aumentada está cada vez mais presente em nosso dia a dia, tanto em nossa vida pessoal como profissional.
Mas, afinal, o que é realidade aumentada? Quer saber? Continue lendo!
Embora a Realidade Aumentada seja constantemente confundida com Realidade Virtual, na verdade, elas são propostas bem diferentes.
Se de um lado a Realidade Virtual é uma tecnologia que pode nos levar até diferentes ambientes simulados com recursos gráficos 3 D, nos passando a sensação de realmente estarmos nesses espaços; por outro lado, a Realidade Aumentada, também chamada de RA, é a integração de elementos ou informações virtuais ou digitais, alterando a realidade ao nosso redor, tornando-a diferente, ou seja, acrescenta itens virtuais em um ambiente já existente.
Como um bom exemplo da Realidade Aumentada, podemos citar o game de enorme sucesso Pokemón Go, no qual, usando o smartphone, os usuários tinham que “capturar” Pokémons virtuais pela cidade, com mapas servindo como uma referência real de onde se locomover no jogo.
Sem dúvida, integrar o mundo real (físico) ao mundo virtual é o principal objetivo dessa tecnologia. Utilizando softwares específicos, esses dois pontos são integrados, e o resultado é a apresentação de recursos específicos para o consumidor.
Para que realidade aumentada funcione, é preciso contar com uma câmera, a qual irá capturar uma imagem, que será a base do desenvolvimento da realidade aumentada. E essa imagem vai servir como marcador, tendo como função indicar em qual ponto será inserido no elemento virtual.
Portanto, a Realidade Aumentada depende de três componentes para poder funcionar: um marcador (objeto real), a câmera e um software. O funcionamento é o seguinte:
Certamente, um desenvolvedor de realidade aumentada conta com um vasto campo a ser explorado. Que tal conhecer algumas de suas recentes aplicações?
Google em 3D: nas pesquisas em 3D ou Google Maps, em ambos os casos, basta apontar a câmera do celular.
Segmento automobilístico: permite que o cliente escolha e visualize um carro simulando os possíveis acessórios e componentes extras. E até em assistências técnicas interativas de marcas como a Ford.
Tradução de textos: fotografar textos em livros, cardápios, manuais em outro idioma e, com a ajuda da RA, traduzi-los rapidamente.
Observação dos planetas: aplicativos como Star Walk já fazem uso dessa tecnologia para permitir que as pessoas observem as constelações e os planetas de uma forma simples e interativa.
Aprendizado interativo: algumas escolas já estão aplicando a realidade aumentada para facilitar o aprendizado das pessoas estudantes e torná-lo mais divertido.
Arquitetura: é possível fazer uso dessa tecnologia para visualizar obras e decoração.
Medir sem fita métrica: é possível transformar a câmera em “fita métrica” através do aplicativo “Medida”.
Simular uma tatuagem: com o aplicativo Ink Hunter basta selecionar o desenho que está pensando em tatuar e apontar a câmera para uma parte do corpo. Em seguida, a imagem aparecerá no local escolhido.
Marketing: catálogos interativos dos produtos, enfim, é um universo de possibilidades dentro do marketing.
Redes sociais: o aplicativo Snapchat foi o precursor em Realidade Aumentada , depois, a rede social Instagram também passou a investir nessa tecnologia, com possibilidades de filtros de todos os tipos.
Videoconferências: as principais plataformas de reuniões online, como Zoom , Microsoft Teams, Google Meet, já fazem uso dessa tecnologia, com recursos que vão de filtros até simulação de cenários.