Criada no Laboratório de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein com o propósito de solucionar problemas na elaboração de escalas de trabalho, plantões e turnos; o Escala, solução completa que aumenta a transparência da gestão e agiliza a elaboração de escalas de trabalho e a reserva de lugares no escritório, vem ampliando sua atuação e tem se destacado no setor do varejo para atender a descentralização da gestão de escalas.
A startup que faturou R$ 5 milhões em 2021 planeja aumentar sua presença no segmento varejista já que o setor também conta com o desafio de garantir que as escalas de trabalho sejam cumpridas e toda a operação ocorra sem interrupções.
Vinicius Lima, CEO do Escala, ressalta a importância da ferramenta desenvolvida pelo Escala para o dimensionamento dos colaboradores: “Para garantir que o número de funcionários seja bem distribuído de acordo com a operação, o algoritmo do Escala monta rapidamente a escala ideal, levando essa variável em conta além das regras trabalhistas e das próprias preferências dos funcionários. Nosso foco é trazer soluções para que gestores tenham mais tempo para pensar estrategicamente seus processos”.
Solução completa
A startup executa toda operação para médias e grandes empresas e oferece três soluções: o Escala Plantões, ferramenta que otimiza a gestão de alocação de plantões para profissionais cooperados ou sob regime PJ, o Escala Jornadas, para o gerenciamento de qualquer jornada de revezamento ou fixa definidas em contratos de trabalho, e o Escala Espaços, desenvolvido para gerir posições e locais de trabalho flexíveis, que atua auxiliando nas reservas de lugares e trazendo simplicidade para esses processos burocráticos.
A plataforma SaaS (Software as a Service), modelo de negócio que oferece softwares e soluções de tecnologia como um serviço, atende desde os setores de saúde até o varejo. Para as empresas que buscam facilitar sua gestão, os SaaS têm sido grandes aliados. Com eles, os usuários não têm que se preocupar com manutenção, pois os aplicativos são fáceis de serem acessados e atualizados, e não há necessidade de aumentar o hardware e nem largura de banda de acordo com o crescimento da base de usuários.
“É importante que o varejo possa contar com um software completo e que agilize a manutenção de escalas para que tarefas mais estratégicas da sua operação sejam priorizadas, principalmente quando falamos de períodos como datas comemorativas em que essas empresas acabam tendo uma alta demanda”, finaliza o CEO.
Sobre o Escala
Fundado em 2016 dentro do Laboratório de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, o Escala é uma solução completa que possibilita transparência às gestões e agilidade na elaboração de escalas de trabalho, plantões e turnos. Seus serviços orientam e evitam passivos trabalhistas e falhas na comunicação, turnover e insatisfação do colaborador, alocação inadequada da força de trabalho, erros nos dados de pagamentos e, principalmente, tempo gasto com gestão. A HRTech também conta com o Escala Espaços, ferramenta para gerir posições e locais de trabalho flexíveis que chega para ajudar empresas que querem adotar o modelo híbrido de trabalho. Atualmente, o Escala conta com mais de 130 mil usuários e já impactou mais de 250 empresas, entre elas estão JSL, Amil, Luft, James Delivery, Unimed FESP e Hospital Santa Catarina.