MENU

29/06/2022 às 16h47min - Atualizada em 30/06/2022 às 00h00min

Empresa brasileira ajuda espectadores a evitar a "fadiga de streaming"

Plataforma criada pela empresa Use Mais serve como guia de escolha para usuários e ainda oferece pontos que geram em diversos serviços

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo Oliveira
https://www.assistamais.net.br/

Divulgação
O fenômeno "fadiga de streaming" é um termo novo usado pelos especialistas para explicar o excesso de opções e de assinaturas desses serviços, resultando em um cansaço por parte dos espectadores e, consequentemente, no cancelamento de assinaturas. Os sinais vêm sendo percebidos com mais intensidade nos Estados Unidos, mas afetam o mundo todo. De acordo com pesquisa recente da Deloitte, com as projeções mundiais para 2022, espera-se que mais de 150 milhões de pessoas cancelem algum serviço de streaming. A taxa de rotatividade entre plataformas também vem aumentando, com cerca de 30%.

Para ajudar os espectadores brasileiros que já estão sentindo a "fadiga de streaming", uma empresa brasileira desenvolveu um guia de séries e filmes, chamado Assista Mais, que mostra ao público onde assistir cada produção, sem a pessoa precisar navegar em diversas plataformas. Além disso, o usuário encontra áreas de publicidade no meio da plataforma. Ao interagir com os anúncios, ele irá acumular pontos, que podem ser resgatados rapidamente em diversos serviços como plataformas de streaming, games, alimentação, varejo, transporte, entre outros.


"No meio de tantas possibilidades, a sensação é de perda de tempo na hora de navegar em diversos cardápios para escolher qual série ou filme assistir. O mercado atual oferece mais de 500 mil títulos disponíveis sob demanda e a cada dia surgem mais serviços de streaming que deixam os espectadores perdidos. Isso pode gerar um stress em algo que deve ser prazeroso. Então somos uma espécie de guia. A ideia é que o público tenha acesso totalmente gratuito e com todas as informações necessárias sobre os filmes e séries que estão disponíveis nos catálogos dos serviços, como Amazon Prime Video, Disney +, Star+, HBO Max, Globoplay, entre outros. No meio da navegação, o usuário pode interagir com as peças publicitárias que ele quiser, quantas vezes desejar, e acumular pontos. Assim, a experiência se torna prazerosa e as marcas ganham uma vitrine positiva de exposição", explica Mariane Weigert, superintendente de produto e marketing da Use Mais, empresa que desenvolveu o portal.

Os usuários também podem selecionar produções favoritas para criar suas listas personalizadas, compartilhar conteúdos de filmes e séries, além de acessar as listas sugeridas pelo Assista Mais. No primeiro momento, o Programa Use Mais Pontos vai funcionar dentro do Assista Mais e também na Use Mais Store, plataforma multisserviços que reúne diversos parceiros para oferecer condições especiais aos usuários. A estratégia confirma a popularização do sistema AVOD (Advertising-Based Video on Demand), que distribui conteúdo gratuito (sem a necessidade da assinatura de uma mensalidade) com inserções de publicidade.

Caminho sem volta

Embora o cansaço pela quantidade de streamings disponíveis seja real, não há sinais de que as pessoas deixarão de consumir produções on demand para voltar à televisão linear.
"Dificilmente as pessoas vão parar de usar streaming, mas a importância da curadoria será maior, já que é impossível todo mundo saber o que assistir e onde assistir. Nosso trabalho é fazer uma ponte entre clientes e empresas. Considero isso bastante saudável, já que a concorrência movimenta o mercado audiovisual mundo afora", analisa Mariane.

Publicidade

Outro dado que chama atenção é a aceitação do público para consumir conteúdos publicitários quando as peças são veiculadas em plataformas de streaming. Segundo a pesquisa da Magnite, há uma grande compreensão dos telespectadores sobre o valor dos anúncios, já que 79% dos usuários de SVOD (serviço de streaming pago mensalmente sem vídeos de publicidade) mudariam para o serviço de streaming com anúncios se ele estivesse disponível e 34% prefere assistir conteúdo gratuito e com anúncios.

"Cada vez mais as pessoas estão aceitando conteúdos publicitários, desde que sejam de interesse do cliente e não sejam invasivos. Acredito que os serviços de streaming estão entrando numa nova fase, mais madura, e que vai acompanhar o modelo de consumo das pessoas. Por isso também utilizamos essa estratégia na plataforma Assista Mais, com o Programa Use Mais Pontos, onde enquanto procura e organiza seus filmes para assistir o usuário pode acumular pontos e trocá-los por cupons de produtos e serviços de sua preferência", diz Mariane.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp