A Bewiki, proptech catarinense que une tecnologia e comunidade para oferecer uma plataforma completa com espaços e serviços essenciais, está investindo R$150 milhões na construção de seu novo empreendimento e escolheu o Centro da cidade do Rio de Janeiro para iniciar sua operação na Cidade Maravilhosa. A empresa comprou um prédio histórico na região e fará um dos maiores retrofits do Brasil para transformá-lo em um hub de compartilhamento imobiliário com espaços para morar, trabalhar, cuidar da saúde e se divertir. Serão mais de 30 mil m² remodelados em studios, escritórios, supermercados, bares, restaurantes, consultórios médicos, veículos por assinatura, e outras áreas compartilhadas. A obra já está licenciada pela Prefeitura do Rio de Janeiro para começar.
A escolha do local é emblemática, pois um dos pilares da Bewiki é ressignificar áreas nobres, muito bem localizadas, mas que passaram por um processo de esquecimento urbanístico. A cidade do Rio de Janeiro está passando justamente por esse momento, por conta do projeto Reviver Centro, criado pela prefeitura do Rio. O projeto é um verdadeiro catalisador da transformação da área central da cidade e certamente servirá de modelo para outras cidades no Brasil e no mundo. É nesse cenário que o empreendimento da Bewiki se desenvolve para somar ao processo de revitalização.
O CEO da proptech, Eduardo Gastaldo, explica que o propósito é facilitar o dia a dia dos usuários, otimizando tempo e aumentando a qualidade de vida com o menor impacto ambiental e maior impacto social. “A recuperação de áreas centrais só se faz com gente morando, estudando, comprando, trabalhando e vivendo. O objetivo da Bewiki é reunir todas essas atividades em um único espaço, contribuindo para tornar as áreas em que atuamos mais vivas e diversas”, conta.
Além do empreendimento no Rio de Janeiro, a startup está lançando duas unidades em Florianópolis (SC) e uma em Porto Alegre (RS). Ao todo, a Bewiki tem um landbank de 4,5 mil unidades habitacionais e VGV de R$2,4 bilhões para os projetos já definidos. “Entendemos que a forma de morar e trabalhar se transformou muito nos últimos anos. O sonho da casa própria, por exemplo, se transformou no sonho da vida própria e, para isso, é preciso ter mobilidade. A Bewiki quer facilitar esse processo, permitindo que o usuário apenas arrume suas malas, faça a reserva na Bewiki de sua preferência e se mude, ou se hospede, seja para outro bairro, cidade ou para outro país”, explica Eduardo.
A Netflix dos serviços e espaços essenciais para o dia a dia
Você abre um aplicativo e, em vez de filmes e séries, encontra diversas opções de espaços e serviços para as atividades do dia a dia. Em vez de escolher o que assistir, você escolhe onde vai morar, um espaço para o seu escritório, um profissional de saúde para se consultar, o carro que vai dirigir nos próximos meses e por aí vai. Todos os espaços e serviços oferecidos pela Bewiki estão disponíveis por aplicativo de celular e são divididos em seis verticais: