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22/07/2022 às 16h00min - Atualizada em 23/07/2022 às 00h00min

Automação comercial: 6 vantagens ao adotar no varejo

Christian Vincent

SALA DA NOTÍCIA Christian Vincent

A automação comercial é um recurso que envolve a utilização de softwares e hardwares para tornar automáticas determinadas atividades de um estabelecimento varejista. Diante da grande quantidade de produtos em supermercados e da movimentação intensa de clientes, é muito importante contar com esse tipo de ferramenta, que ajuda a evitar erros e retrabalhos, uma vez que reduz ou até dispensa a intervenção humana. Além disso, com a solução, é possível manter a qualidade das operações e garantir a satisfação do consumidor, tendo uma visão mais direcionada a respeito do negócio, para implementar incentivos de gerenciamento e identificar a necessidade de mudanças em processos internos.

Para tornar o seu varejo digital e automatizado, o que irá refletir também no aumento da produtividade na empresa e em uma considerável redução de custos, Christian Vincent, fundador da IZIO, plataforma completa de CRM, que nasceu com a proposta de servir como ponte entre o varejo e o consumidor, lista os 6 principais benefícios da automação comercial. Conheça:

1. Otimização de processos internos

Um software de automação comercial no varejo permite eliminar uma série de processos que já não se encaixam mais na rotina da loja. Também permite gerar relatórios e comparativos de informações, tornando as tomadas de decisão mais estratégicas e inteligentes.

Há ainda a oportunidade de descobrir quais são os setores mais representativos para o funcionamento do estabelecimento. E, a partir disso, traçar planejamentos que identifiquem e corrijam problemas de desempenho. Com mais eficiência nos processos, é possível reduzir custos e aplicar as finanças em outras tarefas mais assertivas. Assim, o negócio cresce mais rápido e traz mais rentabilidade.

2. Maior controle sobre as vendas com automação comercial

Precisa fazer uma gestão de fluxo de caixa? Quer ajuda para administrar seu controle de estoque? Todas as questões relacionadas às vendas podem ser solucionadas com uma plataforma de automação comercial, que fornece dados exatos do que vende mais, quando vende mais, se há desperdício de dinheiro, qual é a margem de lucro e quando pode investir.

3. Melhoria e agilidade no atendimento

A aplicação desse método é essencial para melhorar e agilizar o atendimento. Lembre-se de que os clientes sempre questionam sobre vários detalhes acerca de produtos, como peso e valor. Se essas informações estiverem erradas, eles ficarão insatisfeitos. É fundamental que o consumidor chegue até o caixa sem enfrentar constrangimentos, faça um pagamento rápido e tenha um comprovante detalhado de sua compra em mãos.

Como complemento, pode-se oferecer mais serviços úteis, como, por exemplo, a recarga de celular. Mas não se esqueça: o cliente pode demorar dentro da loja, mas jamais deve perder tempo em filas. Tenha a certeza de que possui estrutura suficiente e que seu software cobre todas as suas necessidades.

4. Obtenção de informações apuradas e acessíveis

No varejo, centralizar todas as informações financeiras em um só lugar facilita o acesso de dados importantes, evita o uso de planilhas e demais registros obsoletos e garante a segurança de todo o conteúdo. Uma boa ferramenta também permite a troca de arquivos e atualizações entre gestão e equipe e abrange todo um histórico por período. Assim, fica mais fácil visualizar quem inseriu um dado, quem fez uma modificação e assim por diante.

5. Gestão de relacionamento com o cliente

Este é um dos atributos mais importantes de um sistema de automação comercial para supermercados, por exemplo. Por meio de suas funções, é possível levantar o perfil dos consumidores e desenvolver estratégias específicas para conquistá-los.

Além disso, programar o envio de mensagens automáticas com promoções e ofertas e segmentar os consumidores que mais contribuem para o faturamento da empresa são outros diferenciais. Dessa maneira, pense em ações de recompensa e fidelização. Um cliente que se sente valorizado, volta sempre. Portanto, é fundamental utilizar essa tecnologia a favor dessa questão.

6. Apoio à jornada de compra do consumidor

É essencial presenciar toda a jornada de compra do consumidor. Desde o momento em que ele descobre o seu varejo até quando sai dele, com as sacolas cheias de compras. Essa questão é muito importante não apenas para saber como se aproximar de seu público, mas para entender o que pode fazer para que as atividades dele dentro da loja também sejam otimizadas e acessíveis.

Christian Vincent, é fundador da IZIO, plataforma completa de CRM, que nasceu com a proposta de servir como ponte entre o varejo e o consumidor.


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