No domingo (02/04), Dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, quando são abertas oficialmente as atividades de conscientização sobre a questão, prefeito assinou autorização para a criação do Centro de Referência em TEA (CREAPP – Ambulatório). “No mês da conscientização, estamos fazendo em Trindade um trabalho ímpar neste sentido, oferecendo capacitação de profissionais e familiares de pessoas com autismo para podermos entregar mais amor e cuidado a quem tanto necessita”, disse
A prefeitura de Trindade criou uma unidade especializada para o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em solenidade no Parque Lara Guimarães, na manhã de domingo (02/04), Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, que abre celebrações a respeito, marcadas para o mês todo, o prefeito Marden Júnior assinou a autorização para a criação do Centro de Referência em TEA (CREAPP – Ambulatório) em Trindade.
O local onde a unidade vai funcionar está em estudo. A maior probabilidade é que seja na Clínica da Criança, na Rua Rocha Lima.
“No mês da conscientização, estamos fazendo em Trindade um trabalho ímpar neste sentido, oferecendo capacitação de profissionais e familiares de pessoas com autismo para podermos entregar mais amor e cuidado a quem tanto necessita”,
Representantes do movimento TEA, familiares e indivíduos com o transtorno, secretários municipais e visitantes do Parque, adultos e crianças, se juntaram na cerimônia em clima emocionado. Este tipo de atendimento era muito reivindicado por favorecer no diagnóstico de doenças relacionadas ao autismo, tratamentos direcionados e, portanto, o melhor desenvolvimento e inserção dos portadores dentro da sociedade em que vivem.
O anúncio faz parte das mobilizações da prefeitura em parceria com a ong TEAmamos, formada por pais e amigos de autistas de Trindade, e pessoas como o vereador Marco Ferreira, que é um ativista da defesa dos autistas no município.
Uma das coordenadoras da ONG, Shirley Mendoza, ressaltou que o evento de convivência no Parque é a essência da inclusão, “com autistas e não-autistas interagindo em momentos de lazer, com respeito entre as diferenças”. Conforme ela, isto é uma forma de mudar as pessoas para receberem os indivíduos com o transtorno.
Ainda no sábado, houve uma “blitz” com a participação da Madrinha da Educação, Rouane Azevedo, alertando para a compreensão e o respeito ao TEA. “Esse movimento traz para a sociedade o que o autista necessita hoje, respeito e compreensão, preparando a sociedade desde a fase inicial até a fase adulta, com a inclusão no mercado”, frisa Rouane.
As mobilizações vão acontecer também na Região Leste durante este mês.
O deputado estadual Cristiano Galindo participou do evento no Parque Lara. “Como fisioterapeuta, me orgulho de ver um prefeito se preocupando tanto com a saúde dos moradores”, afirmou.
“Foi um evento maravilhoso de inclusão, um dia de brincar, com crianças típicas e atípicas juntas no parque, trabalhando a quebra do prefeito”, resumiu o vereador Marco Ferreira.
Entre os presentes o secretário interino da Saúde, Gustavo Queiroz, os secretários de Meio Ambiente, Roberto Badur e de Esporte e Juventude, Luana Martins, familiares do prefeito e outras autoridades locais.