MENU

13/12/2023 às 10h36min - Atualizada em 13/12/2023 às 10h36min

Trindade é o único município de Goiás a receber selo de boas práticas contra HIV

Apenas 73 cidades brasileiras tiveram acesso ao Selo de Certificação da Eliminação Vertical, entregue pelo Ministério da Saúde. “Nos tornamos referência, e aqui estou para agradecer à nossa equipe de trabalho que atua firme para que estejamos sempre em primeiro lugar”, destaca prefeito Marden Júnior

Redação
SECOM - Trindade

 

Trindade está entre os 73 municípios brasileiros que receberam reconhecimento de boas práticas contra HIV. O Selo de Certificação da Eliminação Vertical foi entregue para a prefeitura na sexta-feira (09/12), pelo Ministério da Saúde.

“Nos tornamos referência em saúde pública e aqui estou para agradecer à nossa equipe de trabalho, que atua firme para que estejamos sempre em primeiro lugar. Minha gratidão a cada morador de Trindade”, destaca o prefeito Marden Júnior, que recebeu o certificado das mãos do secretário de Saúde, Gustavo Queiróz.

Essa é uma conquista muito importante para Trindade “que se torna, cada vez mais, referência para o Estado e para o Brasil”, pontua o secretário.

O HIV, vírus da imunodeficiência humana, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. É o vírus causador da Aids.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório, representou a prefeitura e recebeu pessoalmente o título em Brasília. Ele explica como funciona o processo para receber o selo de boas práticas.





De acordo com o superintendente, outros nove municípios também pleitearam no Ministério da Saúde o Selo de Certificação da Eliminação Vertical do HIV, ou seja, da mãe para o filho. Mas Trindade foi o único município goiano que conseguiu chegar até as avaliações finais, ao receber, por três dias, a visita do Ministério da Saúde.

O departamento é o responsável por realizar a testagem contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O teste é feito sobretudo no pré-natal e o acompanhamento às mães é realizado também pela equipe médica no parto e no pós-parto.

“Após os dados analisados pela Vigilância em Saúde, o ministério confirmou que Trindade está apta a receber o título ao lado de outros 72 municípios do Brasil. Conseguimos essa certificação que recebemos em Brasília, na última sexta-feira”, conclui Leonardo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp