MENU

06/12/2021 às 16h14min - Atualizada em 06/12/2021 às 16h14min

Gustavo Mendanha argumenta que Governo Estadual está pecando na falta de diálogo

Em entrevista exclusiva para o jornal Goiás em Destaque, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha levantou algumas falhas do atual governo estadual e disse que seu nome está a disposição, caso exista a vontade popular para ocupar a cadeira de governador.

Redação
Goiás em Destaque

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha concede entrevista exclusiva e afirma que seu nome está a disposição do estado, caso exista vontade popular | Foto: Divulgação
Gustavo Mendanha abre o jogo sobre seu projeto eleitoral, filiação partidária e administração municipal. Em entrevista ao Jornal Diário Goiás em Destaque, ele alfineta o governo do estado, dizendo: “É um governo, perdido, a esmo e sem direção, a cada momento você vê ele tomando uma postura diferente. Na sua origem não era, mas agora busca ser populista, com ações e benefícios que não vão mudar a vida das pessoas.”. 
 

​“O governo do estado está pecando na falta de diálogo com a população, e, na falta de humanização no tratamento com as pessoas.”


1. Prefeito, Neste momento todos estão avaliando sua postura e performance administrativa, você se sente preparado para governar Goiás?

Gustavo Mendanha: Olha, me sinto preparado para passar por esse crivo, ou seja, dos julgamentos sobre minha administração. Me sinto absolutamente tranquilo em relação a minha gestão. A continuidade que demos ao projeto que iniciou-se com Maguito Vilela, e, mais, do que isto, as inovações que conseguimos trazer para a cidade e tudo que está sendo feito em Aparecida pode ser sim replicado para todo o estado, obviamente, levando desenvolvimento e acesso às pessoas aos serviços que é obrigação do estado ofertar, os arranjos produtivos tão importantes, e, a esperança que a população perdeu por causa da pandemia, com certeza, o modelo administrativo que implementamos em aparecida pode sim, ser replicado para todo o estado.


2. Temos ouvido exatamente isso, essa ressonância, de que, o modelo administrativo que está sendo feito aqui, pode ser replicado para todo o estado, o senhor vê isso como um elogio, ou como um desafio?

Gustavo Mendanha: Como elogio a tudo que temos feito, como por exemplo: o enfrentamento à Covid, com a criação de vários leitos e com testagem em massa. O trabalho que fizemos para dar sequência às grandes obras estruturantes, tanto de asfalto, como da criação de grandes eixos. Parceria para universalizar a água e o esgoto para a população. O trabalho de embelezar a cidade, de levar programas sociais, a inclusão da população ao esporte e a cultura, principalmente das pessoas que têm alguma necessidade especial, pessoas com deficiência.

A politica de valorização das mulheres, crianças e idosos, tudo isso que fazemos hoje, vem sendo avaliado, e fico feliz em ver o reconhecimento do trabalho feito, e o sonho das pessoas de querer tudo isso sendo levado para todo estado de Goiás. 

Gabinete do prefeito Gustavo Mendanha | Foto: Divulgação

3. Aparecida vive um momento muito positivo quando avaliamos o crescimento econômico, os números da empregabilidade e atração de novas empresas para o município, esse desenvolvimento  experimentado aqui pode ser levado para todo estado? Onde o governo estadual está pecando? Como Gestor o que o senhor faria diferente?


Gustavo Mendanha: O governo do estado está pecando na falta de dialogo com a população, e, na falta de humanização do tratamento com  as pessoas. A perda de incentivos, olhar e tratar bem todos os cidadãos e não apenas uma fatia da sociedade. Se preocupar, principalmente com as pequenas cidades e com os grandes centros estabelecer um dialogo constante, buscando melhorias e inovações.

A questão da Educação que é uma responsabilidade do Estado e ele vem deixando muito a desejar, quanto ao ensino superior e a qualificação profissional que é tão importante nos arranjos produtivos. Atrair novos investimentos, novas empresas e ao mesmo tempo, entender que, você precisa de mão de obra qualificada para esses postos de trabalho, infelizmente o estado não tem essa visão.

É um governo, perdido, a esmo e sem direção, a cada momento você vê ele tomando uma postura diferente. Na sua origem, não era, mas agora, busca ser populista, com ações e benefícios que não vão mudar a vida das pessoas. Temos que pensar e planejar em benefícios que sejam permanentes, tratar com mais respeito as pessoas, e isto me sinto muito apto a construir.


4. Corre a boca miúda, no seio político de Aparecida que o senhor prepara uma reforma administrativa, preparando a gestão para entregar para seu vice Vilmar Mariano, para passar o bastão para ele, que os critérios serão técnicos e políticos. O que tem de verdade nisso?

Gustavo Mendanha: Em minha opinião, o time que está estabelecido faz um bom trabalho, o Vilmar, que é o vice-prefeito participa efetivamente das discussões, tanto politica, quanto administrativa, e se for necessário fazer alguma alteração, ele participará comigo, mas nesse momento não passa pela minha cabeça fazer qualquer tipo de mudança.


Vilmar Mariano - vice prefeito de Aparecida de Goiânia | Foto: Divulgação

5. Nas eleições do ano que vem, o senhor não buscará fidelidade do grupo ao seu projeto eleitoral? O senhor é acusado de abrigar todo tipo de gato partidário em sua gestão, que você fez uma aliança para ganhar as eleições, com partidos de esquerda, direita e centro. Durante as eleições o senhor não terá problemas de apoio?


Gustavo Mendanha: Eu sou estadista, pessoas que ajudam a eleger, ajudam a governar. Eu tive 95,7%, dos votos, segundo a Justiça Eleitoral. Tive o apoio de diversos partidos que me ajudaram a ser eleito, e todos eles estão no meu governo. Agora, quem administra e quem governa sou eu, essa governança, independente de quem esteja ocupando, um, ou outro cargo, não abro mão, sou eu quem lidero esse processo administrativo da cidade.
 
6. Então se de repente, um grupo, ou outro, decidir, não te apoiar para governador durante o período eleitoral, o que acontecerá?

Gustavo Mendanha: Se for disputar o pleito, terei de renunciar, então, não serei mais prefeito, caberá ao prefeito que estará de fato, o Vilmar Mariano tomar as decisões. Por exemplo, não fiz uma caça as bruxas às pessoas que são ligadas ao Daniel Vilela na prefeitura, essa não é minha postura. Alguns entregaram seus cargos porque, o estado ofereceu espaço. Agora, é claro, um, ou, outro que falte a confiança, não do ponto de vista eleitoral, mas administrativo, essas pessoas podem deixar a prefeitura. Não pedi que ninguém deixasse o MDB, não houve uma caça as bruxas, o mais importante é que as pessoas cumpram seu papel, trabalhem bem e sejam responsáveis.


7. Ouvi recentemente da deputada federal Magda Mofatto, em alto e bom som, dizer que o PL (Partido Liberal) está de braços abertos para receber você para ser o Candidato do partido a governador, mas nos bastidores fala-se também da possibilidade de você ir para o Republicanos, qual dos dois? PL Ou Republicanos?

Gustavo Mendanha: Tenho várias opções de filiação, o que tenho dito é que não vou tomar uma decisão unilateral, vou discutir com o grupo o melhor caminha a ser trilhado, de forma que, sejamos vitoriosos. Vamos discutir com o Podemos, o PL, o Prós, o PTC e até o Patriotas, que embora tenha pré-candidatura, aceita sentar na mesa e dialogar. Vou sentar na mesa e conversar com todos, e, decidir com o grupo. É, claro que, uns defendem uma bandeira, outros, outra, uns querem que caminhemos numa direção, e outros, em outra, mas, estaremos unidos e preparados para disputar e vencer as eleições.

Deputada Federal Magda Mofato (PL) | Foto: Congresso Nacional

8. Sabemos que o senhor tem um bom relacionamento com o Legislativo Municipal, com a maioria dos vereadores da Câmara Municipal, o mesmo acontece com o presidente André Fortaleza? Como você imagina o relacionamento com eles quando desincompatibilizar do cargo de prefeito?


Gustavo Mendanha: Fui vereador e presidente da Câmara, enquanto prefeito, sempre respeitei o Legislativo, tenho bom relacionamento com os vinte e cinco vereadores e com o presidente, que é meu amigo. Tenho certeza, de que, quando deixar o cargo, vamos continuar tendo o bom relacionamento que tenho hoje. Sei da importância de ter representatividade para melhorar a cidade, e de como, trabalhar com eles para melhorar a vida da comunidade. 

9. Eu sei que você acompanhou a antecipação da eleição da Mesa Moderadora da Câmara Municipal, uma vez que o Legislativo ficou dividido, qual é sua opinião?

Gustavo Mendanha: A eleição da Mesa Moderadora é algo que já está no passado, que já está pacificado. Foi um processo legítimo do presidente André Fortaleza que estar no exercício do poder, querer antecipar. Tive uma preocupação, pois o Vilmar Mariano era contra, e os dois tiveram um certo distanciamento, mas, agora os dois se entenderam, estão dialogando e estão próximos. Acho que foi um legado que o Maguito deixou, de união e pacificação, e isto, fez com que a cidade se desenvolvesse muito nesses anos, vamos não só continuar pregando isso, mas, trabalhando para que isso de fato aconteça.

10. Você esteve recentemente em Barcelona, numa feira de inovações tecnológicas, e o senhor tem sido muito criticado pela imprensa, por causa da viagem, o que o senhor trouxe de bom de lá e que será aplicado na cidade? 

Gustavo Mendanha: Não sei se sou criticado pela imprensa, tem apenas um veículo de comunicação que é pago pelo governo do estado para falar mal de mim e bem do governo do estado, que está todo tempo querendo criar fatos. Ele não fala, por exemplo, que o governo anda de um lado para o outro do estado, fazendo politica e campanha, e, utiliza uma aeronave pública, gastando combustível que os goianos pagam. Isto, nunca vai ser lembrado por esse veículo. Essas viagens são muito importantes, você passa ater uma visão estratégica do mundo.

Fiz uma viagem em 2016 que foi muito importante para que fizéssemos todo esse processo de digitalização da cidade e, elevássemos ela a uma cidade inteligente. Foi em Barcelona junto com o Maguito que vislumbrei Aparecida como uma cidade tecnológica, inovadora, que traz ao cidadão facilidades, pois a tecnologia, não é um fim, e sim um meio, para facilitar a comunicação, o deslocamento das pessoas, a transparência, e, isso nós temos feito na cidade.

Aparecida está se preparando para se tornar uma das cidades mais tecnológicas do Brasil, e isso, só foi possível porque fui a Barcelona e fiquei encantado com o que eu vi de soluções para a cidade, evidente, que, depois de cinco anos, voltar no mesmo lugar e para o mesmo congresso, foi algo importante, não só, em ver as tecnologias que melhoram a vida do cidadão, mas, também para apresentar Aparecida e estabelecer ali uma rodada de negociações com empresários catalães.

Conseguiu apresentar a cidade para um embaixador que estava ali presente e para o presidente da feira da ‘Smart Cities’ (Cidades Inteligentes), inclusive, vamos receber aqui na cidade, um ex-presidente do time do Barcelona. Ele foi presidente do Messi, do Neymar e do Soares, se não estivesse lá não teria essa oportunidade, e o custo-benefício disso, não se é, capaz de mensurar. Lá, vi novas tecnologias aplicadas, principalmente, na área de mobilidade, sustentabilidade e dados. Tive contatos com novos empresários, que, poderão investir aqui na cidade.

Viagem internacional do prefeito Gustavo Mendanha | Foto: Divulgação


11. Recentemente Aparecida foi palco de uma feira de comércio exterior, onde empresários da cidade puderam apresentar seus produtos para serem exportados, Como você viu isso?
 

Gustavo Mendanha: Isso é fantástico! Estamos passando por um processo de internacionalização da cidade, que se iniciou com o Maguito, e é algo que o governo do estado não consegue fazer, ter essas tratativas para exportar os produtos produzidos aqui no estado, que ex-governadores conseguiram, o ex-governador Íris foi aos Estados Unidos e foi recebido em Washington por empresários, o ex-governador Maguito Vilela que esteve inclusive com o presidente dos Estados Unidos daquela época e com empresários, o ex-governador Marconi Perillo também teve essa agenda, mas o atual governador não consegue levar Goiás para o exterior, pois não tem capacidade de diálogo, nem com os goianos, imagina com outros países.

Pela primeira vez, esse encontro que deveria ter sido realizado em Goiânia veio para Aparecida, o 8º Encontro de Comércio Exterior foi realizado aqui, com a participação de vários empresários, da FIEG, ACIAG, ACIEG e do Porto Seco, que está em Anápolis, mas, que tem papel importante nas exportações de Goiás. Fico feliz que Aparecida vem conquistando cada vez mais espaços, no cenário nacional, estadual e até internacional, e, receber um evento desse porte, me deixou extremamente feliz. Aparecida entrou de vez na rota, não só do Brasil, mas, do mundo.

12. Temos ouvido falar sobre pesquisas, de que o você está muito bem na região metropolitana e que, não é muito conhecido no interior do estado, você pode falar dessas pesquisas?

Gustavo Mendanha: O que sinto e converso com as pessoas, é que, estou bem na região metropolitana de Goiânia e que o governador do estado está mal no interior, ai, você pode tirar suas conclusões, e, em um futuro próximo, seremos vitoriosos. 


13. E quanto a retomada de crescimento?


Gustavo Mendanha: Quero falar sobre retomada que estamos fazendo em Aparecida, que o estado e o Brasil precisam. Tivemos a pandemia e agora nosso foco é para continuarmos trabalhando para o crescimento e desenvolvimento da cidade. Sempre cito nos eventos um versículo da Bíblia que o seguinte: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.”  (Mateus 5:9).

O mundo precisa de pacificadores, tenho condições de unir e convergir, para passemos, o mais rápido, por esse momento tenebroso, me julgo preparado para fazer nosso estado crescer e avançar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp