MENU

06/04/2022 às 09h07min - Atualizada em 06/04/2022 às 09h07min

Prefeitura de Trindade inicia sinalização da trilha caminho do pai, que liga o município à cidade de goiás

Oficina de sinalização capacita voluntários de diversos municípios para percurso que pretende ser atração turística, de tradição e esporte

Redação
https://trindade.go.gov.br/prefeitura-de-trindade-inicia-sinalizacao-da-trilha-caminho-do-pai-que-liga-o-municipio-a-cidade-de-goias/

A trilha vai ligar Trindade ao Caminho de Cora Coralina, na cidade de Goiás. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, junto à Secretaria de Esporte e Juventude, o trajeto é composto por 200 km de estrada de terra e 10 km de asfalto urbano.

O percurso envolve sete cidades e dois povoados: Trindade, Santa Maria, Santa Bárbara, Avelinópolis, Americano do Brasil, Mossâmedes e os povoados de Boa Vista e Capelinha, até a cidade de Goiás.

São cidades em que as prefeituras são parceiras nesse projeto e que mandaram seus representantes para participar do evento.

A oficina para sinalização desse caminho aconteceu na sede da Secretaria de Turismo e Cultura. Contou com a presença do prefeito Marden Júnior, que esteve no local para cumprimentar a todos que farão parte do projeto, incluindo os representantes dos municípios parceiros que estavam presentes.
 

“Agradeço a todas as cidades que estão envolvidas nesse projeto Caminho do Pai. Com certeza, um projeto belíssimo dentro do Estado de Goiás, que vai ser marcado pelo turismo de experiência, que vai ficar na memória de cada um desses que o fizerem”, pontou Marden Júnior.


O prefeito também recebeu a marca da pegada com a imagem de uma cruz que emana luz. Esse será o símbolo do Caminho do Pai.

 

“Hoje aqui, nós recebemos a pegada, que é essa marca que vai ficar no nosso caminho e nós ficamos muito felizes porque retrata o Estado de Goiás e o município de Trindade”, afirmou Marden.


Um dos representantes presentes foi o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura do município de Mossâmedes, Gilson Assunção.

O projeto é sinônimo de muita alegria porque segundo Gilson Assunção, a cidade vai se desenvolver economicamente, valorizando a parte cultural e ambiental, já que o Parque Estadual da Serra Dourada também faz parte do território.
 

“A gente entende que isso vai alavancar muito o município. O prefeito está determinado em investir nessa área. A gente entrou agora para o mapa do turismo e o Caminho do Pai é a porta que vai abrir várias oportunidades”, disse Gilson.


Para Warley Lopes, secretário de Turismo e Cultura, “o Caminho do Pai é pertinente por sua religiosidade, pelo que nós temos aqui, a nossa fé de ligar Trindade até a cidade de Goiás, que também é uma cidade emblemática”.

Todo o percurso passa por capelas e igrejas nas cidades. “Nos sete municípios, daqui até Goiás, buscaremos, sempre, essa força e integração do esporte com a fé”, disse Warley Lopes.

A secretária de Esporte e Juventude, Luana Martins, destacou que esse é um projeto realizado a muitas mãos, também com o objetivo de tornar Trindade turística para o esporte além da religião, por meio do caminho que pode ser feito de bicicleta, a pé ou de carro de boi.


Início do projeto e sinalização da trilha

Ao longo do dia, os alunos receberam as orientações da equipe da Goiás Turismo, para sinalização da trilha. Toda a marcação será realizada ao longo deste final de semana.

Alexandrina Alves, coordenadora de Ecoturismo e Aventura da Goiás Turismo, explicou que a sinalização é fundamental para a segurança dos turistas.
 

“É uma trilha de longo curso, hoje eu venho aqui falar como que é essa trilha, trazer alguns dados do que a gente pode alcançar e mostrar como a gente faz a sinalização rústica para o caminho ficar utilizável”, disse Alexandrina Alves.


O corretor de moda Fellype Alcântara, é um dos voluntários do projeto. Ele disse que gosta de fazer trilhas, caminhada e ciclismo. Todos os dias, costuma caminhar da Região Leste até a Central, um percurso de cerca de 12km.
 

“É uma forma de me aliviar, tirar o estresse do dia a dia, por isso que eu procurei o projeto porque eu creio que, com a trilha do Pai, vai ser muito importante para a gente fazer uma caminhada segura”, afirmou o aluno.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp