MENU

05/05/2022 às 22h14min - Atualizada em 05/05/2022 às 22h14min

Confirmada pela Prefeitura de Trindade a realização presencial da Romaria do Divino Pai Eterno de 2022

Com cenário epidemiológico da pandemia sob controle, juntos, prefeito de Trindade, Marden Júnior, Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e religiosos da Igreja Católica, falaram sobre a expectativa de realizar a maior Romaria do Divino Pai Eterno da história da cidade. Estimativa das autoridades de Segurança é de que até 5 milhões de pessoas venham às celebrações deste ano, marcadas para acontecer entre 24 de junho e 03 de julho. Vacinação e testagem serão oferecidas em parceria pelos dois governos.

Prefeitura de Trindade
https://trindade.go.gov.br/confirmada-pela-prefeitura-de-trindade-a-realizacao-presencial-da-romaria-do-divino-pai-eterno-de-2022/

Durante uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (04/05), realizada no Portal da Fé, a Prefeitura de Trindade confirmou a autorização municipal para que a Romaria do Divino Pai Eterno de 2022 seja no formato presencial. A decisão aguardava a evolução positiva dos indicadores da pandemia de Covid-19 no primeiro quadrimestre do ano.

Da entrevista participaram o prefeito Marden Júnior com o secretariado municipal; o Governador Ronaldo Caiado, que estava acompanhado do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, e de assessores; o pároco da Igreja Matriz, padre João Bosco, com outros religiosos da Igreja Católica.

Prefeito e Governador anunciaram uma atuação conjunta, focada em testar e até vacinar o público participante da romaria deste ano, apontada pelos religiosos como sendo a edição de número 182. A atenção será grande devido à estimativa de público que pode ser de até 5 milhões de pessoas durante os dez dias da festa.

Marden Júnior fez uma fala de agradecimento às autoridades que estarão envolvidas na Romaria deste ano, frisando que tende a ser a maior da história de Trindade.

 O prefeito anunciou também uma estrutura que chamará Parque do Romeiro, situada nas proximidades de onde a barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) tradicionalmente fica instalada, na Rodovia dos Romeiros.


Shows
 

Ele ainda confirmou a realização dos shows de Diego e Arnaldo, Guilherme e Santiago, DJ Wam Baster, e Cléber e Cauan, informando que o ingresso para assistir será a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados a famílias em situação vulnerável.

Aos jornalistas Ronaldo Caiado foi enfático em dizer que o secretariado dele estará à disposição da Prefeitura de Trindade e determinou que “todas as ações do governo passem antes pelo prefeito Marden Júnior”.

 Já Marden Júnior destacou que muitos detalhes estão sendo definidos e serão divulgados em breve. Ele destacou que a participação da Prefeitura, e a realização de grandes eventos públicos 2022 inicia na próxima semana com a realização do 8º Festival Gastronômico de Trindade, seguindo depois com a participação da cidade na ExpoCatólica, em São Paulo, no final do mês, além de várias atividades esportivas como o Jogos Universitários Brasileiros de Futebol que têm sede em Trindade, e outras ações.



A Romaria deste ano será de 24 de junho a 03 de julho. Empolgado, o governador Ronaldo Caiado pediu a confirmação do calendário para vir a Trindade participar do desfile de muladeiros, no dia 30, mesma data da Romaria dos Carreiros.

O cartaz da Romaria este ano terá o tema “Fazei novas todas as coisas”, anunciou o padre João Paulo. Ele abençoou o evento e parabenizou o prefeito pelo diálogo que antecedeu a decisão de liberar as celebrações em modo presencial.

O que levou a Prefeitura a dar esta autorização foi o monitoramento dos indicadores da pandemia pelo Gabinete de Operações de Emergência e Saúde (GOE) do município.

O presidente do GOE, Cristiano Galindo, foi quem explanou sobre o cenário positivo, com o forte declínio no número de casos diagnosticados no primeiro quadrimestre do ano.

De 3.932 casos notificados de pessoas com Covid-19 em Trindade no mês de janeiro, o número caiu para 120 em abril (96,95% menor), assim como as internações refluíram de 31 para 3. Já o número de testes, que são procurados quando há sintomas, caiu de 20.343 em janeiro, para 1.387 testes de Covid-19 em abril.

Os indicadores, conforme a Nota Técnica 003/2022 do GOE, mostram que o avanço da vacinação foi decisivo para o cenário atual. Foram aplicadas em Trindade 247.225 doses de 12 de janeiro de 2021 até 30 de abril de 2022. Entre 1ª e 2ª dose, dose de reforço e dose adicional adulta e pediátrica.

Também estiveram presentes: o presidente da Câmara de Vereadores Wesley Cabeção, com vários parlamentares; políticos como o deputado estadual Amaury Ribeiro e o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot; diversas outras autoridades civis e da área da Segurança Pública que fazem parte da Sala de Gestão Integrada da Romaria de 2022, ativada pela Prefeitura.
 

 A Romaria
 

A Romaria do Divino Pai Eterno é uma manifestação religiosa e cultural centenária, uma novena associada a diversas celebrações religiosas católicas, como procissões diurnas e noturnas à luz de velas, missas e/ou confissões.

São milhares de fiéis que chegam a pé, em comitivas a cavalo ou em procissões de carros de boi, vindos de diversas cidades do interior de Goiás, de outros estados brasileiros e até de outros países.

Várias celebrações da Romaria são transmitidas ao vivo, chamando a atenção de fiéis no mundo todo. O evento é a maior festa religiosa da Região Centro-Oeste e considerada a segunda maior do Brasil.

Em 2019, data da última edição, a estimativa é que mais de 3 milhões de visitantes passaram por Trindade, oitava cidade mais populosa de Goiás. As autoridades da área de Segurança Pública que participam da Sala de Gestão Integrada da Romaria 2022 ativada na Prefeitura, estão se preparando para a vinda de até 5 milhões de pessoas este ano.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp