MENU

29/11/2022 às 10h56min - Atualizada em 30/11/2022 às 00h05min

Muito comum nas granjas, Mycoplasma exige atenção e estratégia do suinocultor

Disseminação da bactéria impacta diretamente a rentabilidade da granja

SALA DA NOTÍCIA Rodolpho Cautella


Muito conhecida pelos suinocultores, a pneumonia enzoótica, causada pelo Mycoplasma hyopneumoniae, está presente em mais de 90% das granjas brasileiras, e é considerada uma doença crônica e endêmica, exigindo muita atenção do produtor, pois circula em animis de todas as categorias se manifestando, principalmente, nas fases de crescimento e terminação.
 

O animal, quando infectado, pode perder até 41 gramas no ganho de peso diário (GPD), o que pode gerar uma redução de 16% na taxa de crescimento, impactando na produtividade e rentabilidade da granja. 
 

“Além da importante perda de ganho de peso diário, os animais acometidos pelo micoplasma apresentam tosse, que se agrava com a movimentação dos suínos na granja. Isso se dá principalmente ao final da fase de crescimento e terminação”, disse o médico-veterinário e Gerente Técnico da Zoetis, Dalvan Veit.
 

A transmissão deste agente pode ocorrer de forma vertical – da porca para os leitões – e horizontal – de leitão para leitão, por meio de secreções nasais e aerossóis. Além disso, as ações do micoplasma facilitam a entrada de outros agentes oportunistas, que, juntos, potencializam as perdas de desempenho zootécnico e refletem em aumento dos custos com intervenções terapêuticas, desta forma causando grandes perdas econômicas nas granjas. 
 

Segundo estudo de Haden et al., que mensurou a perda por animal na produção norte-americana, o Mycoplasma hyopneumoniae sozinho seria responsável pela perda de US$ 0,63/animal.
 

“Por isso, os produtores devem desenhar as melhores estratégias englobando manejos e protocolos vacinais robustos para melhor controlar este importante agente que faz parte do complexo das doenças respiratórias”, finaliza Dalvan.
 

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de mais de 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 12.100 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países.


Em 2021, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 7,8 bilhões. Para outras informações, clique aqui.

Informações à imprensa:

Little George

 

Rodolpho Cautella – 11 5090-8090 (R: 8877)

Jaqueline Frederes – 11 5090-8969

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp