As oportunidades no ambiente digital têm desempenhado um papel transformador no cenário do agronegócio, impulsionando produtividade, sustentabilidade e a rentabilidade do setor. O principal diferencial em relação às mídias off-line reside na capacidade de inovação, eficiência e geração de dados que o on-line fornece.
A conectividade digital está encurtando as distâncias entre agricultores e stakeholders, proporcionando acesso a informações estratégicas de maneira sem precedentes. O uso do WhatsApp em substituição ao telefone é um exemplo tangível dessa mudança, evidenciando a preferência por interações mais seletivas e informadas. Além disso, a presença crescente da nova geração no setor, com seu envolvimento nas redes sociais, está influenciando a forma como as decisões são tomadas.
Uma das principais vantagens oferecidas por este universo é o leque de possibilidades nas formas de comércio, como plataformas de venda direta ao consumidor e marketplaces agrícolas. A troca ágil e abrangente de informações sobre produtos, técnicas agrícolas e tendências de mercado, destacam-se como um aspecto essencial dessa evolução.
“A jornada do produtor no ambiente digital passa por algumas etapas: tomar conhecimento de produtos e tecnologias, pesquisa e busca por informações, comparativos técnicos entre competidores e só então, a solicitação de cotação. Nesse contexto, o marketplace se torna crucial para fornecer informações relevantes e facilitar a tomada de decisões”, afirma Patrícia Fernandes Leitão, gerente comercial da Agrofy, plataforma de soluções digitais do agronegócio.
O digital também se apresenta como uma solução eficaz com investimentos mais acessíveis em comparação ao off-line. A capacidade de pesquisa on-line e a troca ágil de informações permite que as empresas realizem transações, cataloguem seus portfólios de maneira segura, quebrem barreiras geográficas de comunicação e gerem dados relevantes do comportamento digital de seu público para pautar suas decisões estratégicas de relacionamento e produto.
“Essas transformações destacam como as oportunidades no ambiente digital estão impulsionando positivamente o agronegócio, promovendo práticas mais eficientes, inovadoras e alinhadas aos desafios e demandas contemporâneas”, pontua Patrícia.