MENU

28/02/2024 às 16h25min - Atualizada em 04/03/2024 às 13h57min

Consumo de fibra pelos ruminantes impacta eficiência alimentar e desempenho produtivo dos animais

Especialista da Connan recomenda estratégias de manejo nutricional que priorizem a qualidade e quantidade adequada do nutriente para maximizar os resultados de produção

João Vitor Casagrandi
Connan


O consumo de fibra para a saúde e eficiência alimentar de ruminantes é crucial na regulação da alimentação, impactando diretamente a digestibilidade, saúde ruminal e desempenho produtivos dos animais.

Além de atender às demandas energéticas, a fibra promove a estimulação física necessária para o funcionamento saudável do rúmen, influenciando positivamente a taxa de passagem de alimentos e a absorção de nutrientes – elementos essenciais para a eficiência alimentar dos ruminantes.

A análise é do supervisor comercial da Connan, Antônio Santos. O especialista pondera a complexidade em definir níveis de fibra na dieta dos ruminantes. “Para se determinar o nível ótimo das fibras, não é tarefa fácil. Requer a análise de vários elementos que interagem positivamente, afetando o consumo de energia e o desempenho dos animais”, explica.

Fatores como quantidade de forragem disponível, morfologia, valor nutritivo, estado fisiológico e sanitário do animal, topografia e temperatura do ambiente exercem influência sobre o consumo do animal a pasto.  

Desta forma, de acordo com Santos, estes atributos devem ser considerados para o fornecimento do nível de fibras na dieta dos animais, para que seja possível atender a manutenção da saúde ruminal, otimizar a digestibilidade e melhorar o bem-estar do animal, além de suas funções tradicionalmente reconhecidas.

“Por isso, há sempre a necessidade de estratégias de manejo nutricional que priorizem a qualidade e a quantidade adequada de fibra para maximizar a saúde ruminal e a eficiência produtiva”, finaliza.

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filial em Campo Verde (MT), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG). 

Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico e possuir a tecnologia Aglomerax, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos. 

Mais informações: http://www.connan.com.br 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp