A Mostra de Comunicação do Agro ABMRA, evento da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, consolida-se como o maior festival de criatividade do setor no país. A 20ª edição foi um sucesso total, com 265 cases inscritos por mais de 100 empresas.
Como coordenador do festival, pela terceira vez consecutiva, destaco a evolução da comunicação do Agro e como a criatividade, mais que um vetor para transformação de negócios e aumento na efetividade de vendas, deve ser entendida como investimento por parte dos anunciantes. Estes, que apostaram na ousadia e na quebra de paradigmas, aprovando campanhas diferenciadas e disruptivas, foram premiados, por meio de suas agências, que vivem para fazer o que sabem fazer de melhor: transmitir os benefícios e os diferenciais das marcas, agregando valor a elas.
Num mundo cada vez mais competitivo, com produtos e marcas com pouca ou nenhuma diferenciação técnica, já que a tecnologia hoje é acessível para todos, encontrar aquele ponto que faça o receptor da mensagem brilhar os olhos e fazer a degustação do produto é um talento que deve ser muito valorizado.
Estamos vivendo a era da informação excessiva. Recebemos informações demais. Um estudo conduzido pela UCLA (EUA) e publicado na revista Science sentenciou: hoje, somos bombardeados diariamente com quantidade de dados equivalente a 174 jornais. No campo, onde está o público-alvo preferido da maioria da comunicação disparada pelos anunciantes do segmento, não é diferente.
Na verdade, a jornada do produtor rural se assemelha à de um morador dos núcleos urbanos. Com um smartphone na mão (94% dos produtores têm smartphone e 74% usam a internet para se atualizar 15 vezes ao dia, conforme a 8ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, da ABMRA) e o WhatsApp a todo vapor (adotado por 76% dos produtores para fazer negócios), a comunicação tem que ser muito criativa para levar a mensagem a esse novo perfil de produtor. Ou seja, a régua de exigência dos agricultores e criadores de animais quanto à comunicação que recebem mudou e temos que estar atentos a isso.
Convencer a investir em criatividade é o maior desafio que tanto as marcas (41%) quanto os parceiros criativos (56%) enfrentam hoje, segundo o State of Creativity Study, realizado pelo renomado festival Cannes Lions junto à comunidade global de marketing criativo. Para as marcas, o segundo maior desafio é medir a eficácia criativa (39%), seguido pelo desenvolvimento de ideias inovadoras (39%).
Registro, aqui, os 7 eixos temáticos que nortearam os melhores cases apresentados na 20ª Mostra e que sinalizam um novo olhar multidisciplinar para a comunicação do setor: Storytelling, Realidade x Lúdico, Protagonismo da Mulher no Campo, Marketing Mix, Credibilidade, Broadcasters, Cauda Longa e Causa & Propósito.
As dezenas de cases vencedores exemplificam cada um destes eixos. Convido todos a assistir essas campanhas incríveis em abmra.org.br/mostra