O agronegócio representou 27,4% do PIB nacional no ano passado, um crescimento de 8,3% em relação ao ano anterior. O cálculo foi feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Especialistas afirmam que o agronegócio deve ser protagonista da economia em 2022, impactando positivamente os investimentos no setor.
O mercado no Brasil, uma das principais economias do mundo no setor, promete se beneficiar dos preços das commodities neste ano, além da demanda consistente por alimentos, tanto no mercado interno quanto externo, que sustenta as perspectivas favoráveis para produção e preços agrícolas.
Com o setor registrando altas significativas, o país continuará se destacando com safras recordes e alta competitividade em proteínas animais. Matheus Ferraz, CEO da Reino Rural Franchising está otimista. “Analisando os números do setor, nossa expectativa também é de crescimento da marca, que comercializa produtos de excelência e necessários a todo e qualquer pecuarista”, diz.
Franchising continua em alta
Seguindo o mesmo ritmo da agropecuária, o setor de franquias também segue em ritmo de crescimento. Último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) referente ao 3º trimestre de 2022, revelou o aumento no número de abertura de operações, de acordo com o levantamento o índice ficou em 5,6% de julho a setembro.
Os dados da ABF também mostram que a arrecadação total das franquias no período analisado. O faturamento do setor de franchising saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões, isso significa um crescimento de 18,7%. A expectativa para este ano é superar a casa dos R$ 200 bilhões.
Franquia de baixo investimento
Empreender no agronegócio é um desafio que pode proporcionar excelentes resultados tanto para as empresas quanto para os profissionais que atuam nelas. O fundamental é abraçar o compromisso de inovar e investir em novas tecnologias, a fim de melhorar sua produção e, consequentemente, seus indicadores de desempenho e rentabilidade.
Hoje existem muitos modelos operacionais enxutos e com valores de faturamentos muito atraentes. A Reino Rural, por exemplo, chegou ao mercado em 2014 oferecendo uma linha de produtos agropecuários para nutrição animal e vegetal de alta qualidade e com foco no aumento da eficiência e da lucratividade para o produtor rural.
“Com uma marca exclusiva, evitamos problemas relacionados à qualidade dos produtos e a logística, além disso, conseguimos repassar aos franqueados valores justos e, desta forma, aumentar sua margem de lucro. Mesmo com uma estrutura mínima é possível estar próximo dos seus clientes para oferecer os produtos e serviços, e assim, criar uma carteira fiel ao negócio. Essa é uma grande vantagem de franquias com baixo investimento e alta rentabilidade”, explica Ferraz.
Oportunidade no setor
Para quem deseja atuar no segmento com alta performance, a rede tem como proposta o modelo de negócio home office, com investimento inicial a partir de R$ 45.990 (incluso taxa de franquia, mais capital de giro e instalação do negócio). Além do atrativo de poder adquirir renda sem precisar sair de casa, o faturamento pode chegar a R$ 57.700,00, conforme o desempenho do franqueado. O tempo médio de retorno é rápido, com recuperação do dinheiro investido entre 4 e 6 meses.
Sempre com o foco em inovação e aumento da rentabilidade tanto do cliente como do franqueado, a Reino Rural Franchising passou a vender este ano a energia fotovoltaica, a Reino Rural Energy. No ano passado, o Brasil registrou recorde de novos projetos solares, atingindo 18 GW, dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Hoje o país faz parte do grupo de 15 países líderes em capacidade instalada de energia solar no mundo, além de também de ser um dos países que registra maior aumento no uso de painéis fotovoltaicos.
As expectativas, segundo especialistas, são promissoras para os próximos anos. Por ser um país com altos índices de irradiação solar, o aumento na busca de fontes sustentáveis para gerar energia tem despertado o interesse de redes de franquias. Matheus Ferraz explica que o uso da placa possibilita uma economia de 95% na conta de energia. Além das placas terem garantia de 25 anos e serem um produto sustentável.
“A energia fotovoltaica vem crescendo no mercado e visualizamos a necessidade de também oferecer esse tipo de serviço, já que os clientes têm utilizado a tecnologia para auxiliar no cultivo e processamento dos alimentos de forma sustentável e lucrativa. A comercialização desse novo produto tem aumentado o poder de ganho dos franqueados.
O papel do franqueado é trabalhar com a divulgação, comercialização e entrega de produtos da marca própria da Reino Rural direcionados para fazendas, sítios, chácaras e produtores de pequeno, médio e grande porte. Para realização das vendas é necessário apenas o uso de computador, internet e telefone, na qual são direcionadas à sua região de atuação pré-determinada e exclusiva. Por meio de um sistema, a franqueadora é capaz de mapear os produtores da região oferecendo todo suporte para o desempenho eficiente do negócio.
Sobre a Reino Rural Franchising
A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021 a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses. www.reinoruralfranchising.com.br
Informações para a imprensa:
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 - renata@fatoseideias.com.br