20/01/2023 às 10h51min - Atualizada em 21/01/2023 às 00h01min
Empresas lançam o ‘Movimento Cana Brasil’ para valorizar o setor
SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini
A UPL, em conjunto com a Datagro, anuncia o lançamento do Movimento Cana Brasil, cujo objetivo é reunir líderes e produtores para discutir pautas, estratégias, ações e comunicações em favor de produtos e serviços do setor sucroenergético, que é o setor que mais contribui com o resgate de CO2 da atmosfera. "Nossa proposta é ajudar a reduzir em 43% as emissões até 2030. Esse percentual equivale ao plantio de 6 bilhões de árvores, economia de US$ 300 milhões em combustíveis fósseis e geração de 1,4 milhão de empregos, segundo dados baseados no RenovaBio, política que será utilizada para orientar o movimento", informou Rogério Castro, CEO da UPL Brasil. "Estamos falando de cana e todos os seus subprodutos, como etanol, biomassa, biogás, biometano e hidrogênio verde. O setor tem muito a contribuir com produção sustentável e a UPL quer ser proeminente nessa frente", reforçou Castro, no evento de apresentação da iniciativa, realizado durante a 22ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo. A consultoria Datagro é parceira da UPL no movimento. Eduardo Mazzieri, diretor de marketing operacional da UPL, destacou as várias frentes da empresa voltadas para a produção sustentável, como a divisão Natural Plant Protection (NPP), o programa Produtiva, Ag Value Chain e o movimento Gigaton Carbon Goal. "Nossas biossoluções potencializam os resultados produtivos e, com várias iniciativas colaborativas, queremos estar ainda mais conectados com os demais agentes da cadeia para adicionar ainda mais valor a ela". "O Movimento Cana Brasil reconhece a força e a importância de um setor pujante, altamente produtivo e tecnológico, que é exemplo em produção com responsabilidade ambiental e social. Vamos levar essa mensagem para o mundo", assinalou Rogério Melo, Gerente de Carbono e Cadeia de Valor de Alimentos da UPL. Plinio Nastari, CEO da Datagro, falou da importância de participar do Cana Brasil com a UPL, contribuindo para o investimento em produção sustentável no país. Ele destacou que as usinas presentes ao evento de lançamento representavam 100 milhões de toneladas de cana, têm 2,5 milhões de hectares de cana e participam com 20% da produção do Centro-Sul. "Mas o plano é mais arrojado. Queremos agregar usinas de todo o país nesse movimento. Nossa força é imensa". A apresentação ao mercado do movimento Cana Brasil teve a presença do pentacampeão Cafu, embaixador da UPL para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, da qual a empresa é patrocinadora regional. "A agricultura agora é o meu campo", disse Cafu aos presentes. "Sempre que conheço um novo setor, como o sucroalcooleiro, fico mais impressionado com a força do agronegócio brasileiro". "Nosso propósito OpenAg expressa claramente o posicionamento da UPL. Somos uma empresa de inovação aberta, que acredita nas parcerias e na soma de esforços. Queremos unir a cadeia sucroalcooleira nesse movimento ambicioso, mas extremamente positivo para o futuro do planeta", disse o CEO Rogério Castro.