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01/02/2023 às 10h59min - Atualizada em 03/02/2023 às 00h01min

1º de fevereiro: DIA DO TOMATE

A Tomate BR, associação criada em prol do desenvolvimento sustentável da cadeia tomateira, aproveita a data comemorativa para dar números do setor e traçar o cenário esperado para 2023

SALA DA NOTÍCIA Tatiana Ferrador
Tomate BR
Divulgação


 
               De molhos para macarrão saudáveis ​​a condimentos saborosos, os produtos a base de tomate são deliciosos e saborosos e estão repletos de nutrição incrível, sendo uma boa fonte de vitamina C, fibras, potássio, ferro, licopeno e outros antioxidantes. Melhor ainda, quando os tomates frescos são rapidamente cozidos para se tornarem produtos de tomate, o licopeno torna-se ainda mais fácil de ser absorvido pelo corpo. 
     
Para a data, a Tomate BR, Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, traça um panorama do setor e da cadeia produtiva e ainda faz um alerta sobre os desafios quanto à sua sustentabilidade.

O Brasil é o 6º maior produtor de tomate industrial do mundo e parte complementar da demanda do país é importada de países como Chile, EUA, China, países estes que atualmente também se encontram com estoques em déficit, o que impulsiona cotações de polpa de tomate (matéria-prima que importamos para complementar nossa necessidade) com valores nunca vistos no mercado. Com isso, acaba sendo inevitável o aumento substancial de preço da matéria-prima e consequentemente nos custos de produção dos produtos acabados, com reflexo também no preço final de produtos importantes na mesa do consumidor e de composição do mix estratégico das prateleiras dos supermercados.
“Nosso mercado não é autossuficiente, porém o mercado externo também se encontra em retração de oferta e aumento expressivo de preços, o que provoca um paradoxo entre oferta e custo-benefício não favorável à compra pelas indústrias nacionais”, explica Auro Ninelli, presidente da Tomate BR.
Diante desse cenário, as indústrias nacionais estão aumentando o fomento da produção agrícola para que assim consigam suprir a maior parte do mercado interno, a fim de ficarem menos expostas às oscilações internacionais de oferta e preço.
Os números de planejamento apontam pra uma safra em área cerca de 10% maior que 2022, mas ainda falamos de números preliminares, já que muitas indústrias ainda não concluíram 100% do seu planejamento. “No ano passado tivemos eventos climáticos que atrapalharam o processo de colheita no final da safra, porém tivemos uma boa safra atingindo cerca de 1,6 milhão de toneladas de frutos, a maior já registrada, porém insuficiente pra atender a demanda interna das indústrias, sendo necessária importação”, diz Auro Ninelli, presidente da Tomate BR.


A Tomate BR acredita que apesar dos grandes desafios que estão por vir, um trabalho conjunto de fabricantes e varejo se faz cada vez mais necessário para que a cadeia estabeleça um desenvolvimento sustentável e viável economicamente, dirimindo impactos e buscando soluções benéficas a todos os envolvidos.

Sobre a Tomate BR: A Tomate BR, Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, que representa mais de 80% do mercado focados em estabelecer Princípios de Valorização e Rentabilidade da Cadeia, ofertando produtos com controle e padrões de qualidade e segurança.

Informações para a Imprensa:

Tatiana Ferrador
(11) 98245-0919
tatiana@thrivesolucoes.com.br

 
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