São Paulo, fevereiro de 2023 - O Grupo Sinagro, uma das maiores plataformas de distribuição de insumos agrícolas e pecuários do Cerrado brasileiro, participou da cerimônia de premiação do Selo Mais Integridade na última terça-feira (14), conquistando na categoria Selo Verde da iniciativa criada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O Selo Mais Integridade tem como objetivo reconhecer as práticas de responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e ética adotadas por empresas e cooperativas agropecuárias com sede no Brasil.
“Há um ganho significativo da imagem da empresa, gerando mais competitividade no mercado doméstico, favorecendo parcerias internacionais, além do ganho de melhor classificação de risco em opções de financiamento. Boas práticas sociais, ambientais e de integridade que o Grupo Sinagro pratica foram reconhecidas pelo Ministério”, afirmou Arthur Biral, Compliance Officer do Grupo Sinagro, que esteve presente no evento ao lado do CEO, Renato Guimarães.
A premiação criada em 2018 é dividida em três categorias. O Selo Verde é concedido para as organizações que o conquistam pela primeira vez e tem validade de um ano. Se for renovado, passa-se a categoria Selo Amarelo, permanecendo assim por até dois anos. Por fim, há a Versão Especial, que agrega também o Selo Pró-Ética da CGU (Controladoria Geral da União), outra importante iniciativa governamental.
“As empresas interessadas em participar devem comprovar a implementação e efetividade de um programa de integridade hígido, comprovar regularidades em relação às questões trabalhistas, ambientais entre outras. Os principais enfoques são a anticorrupção, a responsabilidade social, sustentabilidade, contando ainda com exigências específicas para o setor de algodão e o pesqueiro. Buscaremos alçar voos maiores, com a renovação do Selo em sua versão Amarela e, posteriormente, o reconhecimento da robustez do nosso programa de integridade pela CGU, através do Pró-Ética”, complementa Biral.
Crescimento sustentável
Com mais de 30 lojas abertas em 2022, o Grupo Sinagro sempre buscou aliar o crescimento à pauta da integridade e da sustentabilidade, realizando uma expansão ordenada, organizada e sustentável dentro dos padrões estruturados. Com unidades em dez estados do país, a empresa sempre buscou estar adequada para implementar boas práticas.
“Buscamos, há dois anos, o primeiro reconhecimento. Participamos do Cadastro Íntegro também do MAPA, que qualifica, através de exigências de menor complexidade, a boa implementação de programa de integridade. Esta adesão balizou as ações da empresa, trazendo maturidade ao nosso programa. Seguimos as exigências das portarias que regulam o tema, editadas ano a ano e, sobre tais fundamentos, trabalhamos via departamento de compliance boas práticas. O engajamento dos nossos colaboradores foi fundamental para que fôssemos premiados”, concluiu o diretor.
Sobre o Grupo Sinagro
O Grupo Sinagro é uma das maiores plataformas de distribuição de insumos agrícolas e pecuária do cerrado brasileiro. Referência no agronegócio do país, a empresa está presente em dez estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Rondônia, com previsão de superar 80 lojas no país até o final de 2023.
Informações para a imprensa
2PRÓ Comunicação
João Ruvolo - joao.ruvolo@2pro.com.br
Jorge Soufen Jr - jorge.junior@2pro.com.br
Carolina Mendes - carolina.mendes@2pro.com.br
(11) 9-8210-8228