O diretor executivo da ITESP, Guilherme Piai, recebeu na última sexta-feira, 10, na sede regional da instituição em Presidente Prudente, os dirigentes da Raiar Orgânicos, empresa que produz e comercializa ovos orgânicos, com sede na cidade de Avaré. O objetivo da agenda foi tratar sobre uma possível parceria para a produção de milho orgânico nos assentamentos da região.
A ideia é que a Avaré possa oferecer assistência e encaminhamentos para certificação orgânica da área de produção aos agricultores que tiverem interesse em plantar a partir de 1 hectare de milho e/ou soja orgânicos. Toda a produção desse insumo orgânico será comprada pela Avaré para utilização na produção de ração para as aves da empresa.
Além disso, as matérias primas serão comercializadas com um valor 30% mais caro do que o insumo comum, após um período de conversão de 12 meses para a conversão do grão em insumo certificado organicamente. Pelo acordo que está sendo desenhado, a Avaré também ficará responsável por oferecer a logística de transporte dos grãos.
Inicialmente a proposta prevê uma recuperação do solo degradado com práticas de adubação verde, fosfatagem, uso de condicionador de solo com rochagem. Só após ser detectada a efetiva melhoria da fertilidade e estrutura deste solo, será executado o plantio de milho para produção dos grãos próprios para serem comercializados para a produção de ração orgânica, obtendo assim, valor agregado ao produto e maximização da área produtiva.
Uma nova reunião foi agendada para o dia 31 de março para novas tratativas para a efetivação da implantação do projeto.