Algumas das grandes tendências do agronegócio são as novas tecnologias no campo. Porém, estamos falando de um processo digital que vai além do maquinário agrícola e atinge os produtores rurais. A ideia é melhorar o manejo e otimizar a produção agrícola.
Quando falamos em gestão da produção agrícola, estamos falando de algo semelhante. É para garantir que o manejo do campo corresponda ao crescimento da cultura. Portanto os GPS agrícola tem sido usado na indústria desde a década de 1990. Então a grande novidade aqui é o GNSS. GNSS significa Global Navigation Satellite System. A principal diferença é o progresso tecnológico.
O novo sistema utiliza mais satélites para mapeamento, proporcionando uma localização mais precisa. Se você está falando de acres e acres de terra longe do centro principal, quanto mais preciso você for para entender e conhecer essa extensão, melhor. A maior parte do mapeamento pode ser feita com drones e, eles são muito bons. O controle de pragas e o conhecimento das culturas podem ser combinados com as mesmas habilidades no campo.
Veja alguns desses benefícios;
A vantagem mais óbvia do GPS na engenharia agrícola é sua capacidade de gerar mapas de cultivo detalhados com base em amostras de solo geograficamente referenciadas e além disso outras informações relevantes, como onde as pragas foram registradas.
Por exemplo, depois de criar este mapa, os aspersores podem usar as entradas com a máxima precisão. O objetivo é evitar o desperdício por meio de tecnologia e processos automatizados.
Além disso, a navegação guiada por GPS reduz os excessos nas rotas da máquina. Rotas automatizadas permitem praticamente uma passagem por cada localidade, reduzindo o consumo de combustível e além disso, erros no plantio, colheita e aproveitamento do produto. Além disso, o trabalho é feito mais rápido. Por exemplo, monitorar os dados de colheita de um GPS instalado em uma colheitadeira pode melhorar a preparação de parcelas individuais antes da próxima colheita.
Para culturas perenes como café, uva e laranja, o GPS também é útil para identificar áreas de risco ou oportunidade que requerem atenção imediata do produtor.
Não deixe ver nosso artigo com Os 7 Melhores GPS Agrícolas de 2023
Além de todos os benefícios já citados, o uso do GPS pode reduzir significativamente os custos das lavouras que superam os custos da agricultura de precisão. Além disso este equipamento permite que a máquina seja controlada remotamente, otimizando todas as etapas do cultivo desde a semeadura até a colheita.
O controle remoto automático da máquina reduz o número de paradas, pois não depende mais do operador. Como o trabalho é feito mecanicamente, há menos chance de erros, como uso excessivo de dispositivos de proteção agrícola ou intervenção do operador que danifique partes da lavoura.
Todos os produtores rurais entendem que o momento mais importante e mais difícil da atividade agrícola é o momento da acumulação, e um dos momentos mais importantes é o processo de fertilização. Dessa forma, qualquer falha ou erro, por menor que seja, pode afetar a gestão dos custos gerais da lavoura.
No entanto, o GPS agrícola pode gerenciar melhor todas as etapas da produção. Porque esta ferramenta permite usar técnicas de agricultura de precisão para obter informações sobre irrigação, propriedades do solo e necessidade de pesticidas e fertilizantes.
A tecnologia de agricultura de precisão garante que as matérias-primas sejam distribuídas com precisão e sempre na quantidade certa para evitar desperdícios. É assim que você controla todas as etapas, do plantio à colheita. Esse conjunto de tecnologias também auxilia na tomada de decisões para garantir maior produtividade e qualidade operacional, além de reduzir o desperdício no local.
A tecnologia de posicionamento global pode detectar e identificar áreas específicas que precisam de fertilizantes e pesticidas, para que os produtores não precisem pulverizar toda a safra. Dessa forma, os produtos são usados em pequenas quantidades e somente quando necessário, resultando em usos mais eficientes e menos agressivos, reduzindo a poluição e tornando as fazendas mais sustentáveis.
Graças aos avanços da tecnologia, a agricultura de precisão trouxe muitas melhorias na semeadura, semeadura e colheita. Ferramentas como GPS agrícola, drones e máquinas autônomas introduziram processos inovadores e além disso trouxeram maior comodidade e melhor rendimento aos produtores agrícolas.
A agricultura não é mais a mesma e o futuro será marcado pelo uso intenso de soluções inovadoras. Portanto seja qual for sua área de atuação, é certo que existe o desejo de conquistar uma fazenda mais produtiva, organizada e rentável.
As tecnologias relacionadas ao GPS Agrícola são grandes aliadas para um melhor monitoramento das lavouras, ou seja permitindo aumento de produtividade com redução de custos na agricultura.
Além disso a gestão das operações agrícolas por imagens de satélite permite colher benefícios para todo o sistema produtivo, desde o pré-plantio até a colheita.
Por fim, o GPS agrícola é totalmente acessível a grandes, médios e até pequenos produtores rurais, passando a contribuir com a produção agrícola com retorno digno de todo investimento real.