Garantir a sustentabilidade de todo o processo produtivo é uma das premissas da Kellogg, nos mais de 180 países onde a Companhia está presente. Localmente, a empresa tem focado esforços em estabelecer parcerias de longo prazo com diferentes produtores, com o objetivo de assegurar uma produção cada vez mais sustentável no campo, não somente por meio das melhores práticas, mas também levando em consideração o fornecimento de matérias-primas de alta qualidade para os próximos anos. Prova deste trabalho conjunto, é a Milhão Ingredients, parceira estratégica da Kellogg há mais de uma década, fornecedora de grande parte do milho utilizado pela empresa.
Do campo à mesa, a promessa de “Dias Melhores” — plataforma de ESG da Kellogg — adota uma abordagem holística sobre o tema. A Companhia está comprometida em apoiar 1 milhão de agricultores em todo o mundo, construindo cadeias de suprimentos resilientes e responsáveis na produção de grãos. Globalmente, em 2020, mais de 180 mil hectares apresentaram melhoria contínua dos indicadores ambientais e sociais, com 98% de progresso em relação à meta de fornecimento responsável para 10 ingredientes prioritários da Companhia, como batata, milho, trigo, entre outros.
“Estamos cultivando um mundo melhor para todos, comprometidos em adotar práticas sustentáveis ao longo de toda a nossa cadeia de valor, alcançado resultados significativos por meio de alianças estratégicas como a da Milhão Ingredients. Juntos, buscamos soluções inovadoras que equilibrem as necessidades ambientais, sociais e econômicas”, ressalta Roberto Vázquez, diretor de Assuntos Corporativos da Kellogg para a América Latina.
Com a evolução das práticas sustentáveis exigidas pela Kellogg, por exemplo, a Milhão criou uma área dedicada às ações de sustentabilidade, incluindo monitoramento e desenvolvimento de práticas de controle no consumo de energia, água, geração e reaproveitamento dos resíduos gerados, com meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2025.
Ao longo dos anos, a Kellogg tem evoluído o perfil do negócio em todo o mundo, passando de uma empresa reconhecida por seus cereais matinais à consolidação de um portfólio multicategorias, que atende as mais diversas ocasiões de consumo. Mesmo com esta mudança, o milho ainda é tido como um dos insumos-chave para a Companhia. Assim, contar com parceiros estratégicos e que priorizam a responsabilidade social em toda a jornada é essencial – um exemplo é a Milhão Ingredients. No País, a Kellogg conta com time de especialistas que realizam visitas contínuas ao campo, a fim de garantir a implementação e aprimoramento das melhores práticas agrícolas, com o intuito de garantir o desenvolvimento do produtor, sempre com o objetivo de dar subsídios para que ele aumente a produção de forma sustentável, o que fará o negócio crescer e prosperar, passando a comercializar insumos para outras companhias.
“Ao longo do relacionamento com a Kellogg, a Milhão implementou processos personalizados devido às exigências de qualidade e rastreabilidade da matéria-prima. O foco é no desenvolvimento técnico e auxílio do crescimento da produtividade no campo, possibilitando rentabilizar o pequeno produtor, gerando ganhos nos rendimentos agrícolas e, sobretudo, na qualidade superior da cultura produtiva,” explica Janaína Peres, Chief Procurement Officer da Kellogg para a América Latina.
Junto ao produtor se inicia o monitoramento já com o rigoroso controle para a seleção de sementes que atendam às especificações da Companhia, desde a produtividade no campo até o rendimento do produto final. Acompanhados de uma robusta equipe de Engenheiros Agrônomos, a Milhão fomenta práticas de agricultura sustentável, como rotação de cultura, uso de biológicos, agricultura de precisão, corretivos de solo, composto orgânico, plantio direto, além da utilização de um aplicativo de monitoramento, desenvolvido internamente, que acompanha a safra em seis etapas: pré-plantio, plantio, pós-plantio, lavoura, pré-colheita e colheita, avaliando o desenvolvimento da cultura, o manejo realizado e a sanidade das plantas para preservar sua identidade.
Para atender às demandas de qualidade e sustentabilidade da Kellogg, a Milhão Ingredients desenvolveu a ‘Pesquisa do produtor Kellogg’, que aborda diferentes tópicos referentes às boas práticas agrícolas no campo. Com base em um extenso questionário, é desenvolvido um plano de ação para que os produtores evoluam o perfil da matéria-prima, sem deixar de lado uma produção mais sustentável, além de garantir o fornecimento a longo prazo.
Sobre a Kellogg Compay:
Na Kellogg Company (NYSE: K), nossa missão é contribuir para um mundo melhor e mais justo, onde as pessoas não sejam apenas alimentadas, mas também realizadas. Temos como objetivo criar “Dias Melhores” e um lugar à mesa para todos por meio de nossas marcas icônicas, que incluem Pringles®, Cheez-It®, Kellogg’s® Corn Flakes, Kellogg´s® Extra, Kellogg’s® Müsli, Froot Loops®, Sucrilhos®, Trink® e produtos da linha Parati®. As vendas líquidas globais da Companhia em 2022 foram de aproximadamente US$ 15,3 bilhões, compostas principalmente por salgadinhos, cereais, biscoitos, refrescos em pó, massas, entre outros. Como parte de nossa plataforma de propósitos, estamos ajudando no combate à fome, comprometidos a criar “Dias Melhores” para 3 bilhões de pessoas até o final de 2030. Para mais informações, acesse o site.